Formação e desenvolvimento profissional dos técnicos de diagnóstico e terapêutica em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Alberto da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Abrantes, António, Soares, Paula Alexandra, Silva, Tânia Filipa da, Almeida, Rui Pedro, Ribeiro, Luís Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24583
Resumo: Na atualidade, o ensino e a formação assumem uma significativa centralidade nas estratégias de desenvolvimento dos países europeus. No caso concreto da área da Saúde em Portugal, a necessidade de melhorar e otimizar as características da prestação de cuidados de saúde e a própria evolução do trabalho nos hospitais e centros de saúde têm apelado a uma renovação de conteúdos e das modalidades de educação e formação inicial e continua dos diferentes grupos profissionais (médicos, enfermeiros, dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, outros técnicos superiores da área da saúde). Isso supõe, por exemplo, que a educação e formação dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDT) promova, entre outros aspetos, a adequação das qualificações profissionais às constantes mudanças dos estados de saúde e de doença dos cidadãos, para além de realizar a sua função fundamental de contribuir para o desenvolvimento e satisfação pessoal, bem como para fomentar o exercício da cidadania e as competências e habilidades nucleares em avaliação das tecnologias da saúde das diferentes categorias profissionais da saúde.
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