Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalagna, Gilvano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1312
Resumo: The aim of this paper is to introduce a complementary approach to teaching music performance in higher education. Such approach aims to bridge the student’s artistic desired outcome with music performance professional achievements (artistic self-realization). Triangulation of results obtained from (i) an extensive literature review; (ii) master-classes in situ observations with elite performers; and (iii) focus group interviews with higher education students which were carried out. Based on the outcomes a proposal to introduce that approach in higher education was developed (i.e. Artistic Music Performance Mentoring Program), whose assumptions are hereby discussed.
id RCAP_a4c27ae0a3e12f64ccf953231b63cd16
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/1312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance MusicalThe aim of this paper is to introduce a complementary approach to teaching music performance in higher education. Such approach aims to bridge the student’s artistic desired outcome with music performance professional achievements (artistic self-realization). Triangulation of results obtained from (i) an extensive literature review; (ii) master-classes in situ observations with elite performers; and (iii) focus group interviews with higher education students which were carried out. Based on the outcomes a proposal to introduce that approach in higher education was developed (i.e. Artistic Music Performance Mentoring Program), whose assumptions are hereby discussed.O objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta de ensino para a performance musical. Esta proposta visa reduzir a lacuna identificada por outros autores entre as aspirações artísticas dos estudantes de ensino superior em música e os contextos profissionais de performance (autorrealização artística). O desenvolvimento desta abordagem assenta nos resultados de uma revisão crítica da literatura e de um estudo exploratório que envolveu observações de master classe e entrevistas de grupo. Com base nestes resultados se desenvolveu o Programa de Tutoria Artística cujas bases serão apresentadas e discutidas neste trabalho.UA Editora2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1312oai:proa.ua.pt:article/1312Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 88-97Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 88-972184-6138reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1312https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1312https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1312/1084Dalagna, Gilvanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T07:45:28Zoai:proa.ua.pt:article/1312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:38.890782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical
title Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical
spellingShingle Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical
Dalagna, Gilvano
title_short Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical
title_full Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical
title_fullStr Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical
title_full_unstemmed Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical
title_sort Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical
author Dalagna, Gilvano
author_facet Dalagna, Gilvano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalagna, Gilvano
description The aim of this paper is to introduce a complementary approach to teaching music performance in higher education. Such approach aims to bridge the student’s artistic desired outcome with music performance professional achievements (artistic self-realization). Triangulation of results obtained from (i) an extensive literature review; (ii) master-classes in situ observations with elite performers; and (iii) focus group interviews with higher education students which were carried out. Based on the outcomes a proposal to introduce that approach in higher education was developed (i.e. Artistic Music Performance Mentoring Program), whose assumptions are hereby discussed.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1312
oai:proa.ua.pt:article/1312
url https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1312
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/1312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1312
https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1312
https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1312/1084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 88-97
Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 88-97
2184-6138
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130744145051648