Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1312 |
Resumo: | The aim of this paper is to introduce a complementary approach to teaching music performance in higher education. Such approach aims to bridge the student’s artistic desired outcome with music performance professional achievements (artistic self-realization). Triangulation of results obtained from (i) an extensive literature review; (ii) master-classes in situ observations with elite performers; and (iii) focus group interviews with higher education students which were carried out. Based on the outcomes a proposal to introduce that approach in higher education was developed (i.e. Artistic Music Performance Mentoring Program), whose assumptions are hereby discussed. |
id |
RCAP_a4c27ae0a3e12f64ccf953231b63cd16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/1312 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance MusicalThe aim of this paper is to introduce a complementary approach to teaching music performance in higher education. Such approach aims to bridge the student’s artistic desired outcome with music performance professional achievements (artistic self-realization). Triangulation of results obtained from (i) an extensive literature review; (ii) master-classes in situ observations with elite performers; and (iii) focus group interviews with higher education students which were carried out. Based on the outcomes a proposal to introduce that approach in higher education was developed (i.e. Artistic Music Performance Mentoring Program), whose assumptions are hereby discussed.O objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta de ensino para a performance musical. Esta proposta visa reduzir a lacuna identificada por outros autores entre as aspirações artísticas dos estudantes de ensino superior em música e os contextos profissionais de performance (autorrealização artística). O desenvolvimento desta abordagem assenta nos resultados de uma revisão crítica da literatura e de um estudo exploratório que envolveu observações de master classe e entrevistas de grupo. Com base nestes resultados se desenvolveu o Programa de Tutoria Artística cujas bases serão apresentadas e discutidas neste trabalho.UA Editora2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1312oai:proa.ua.pt:article/1312Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 88-97Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 88-972184-6138reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1312https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1312https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1312/1084Dalagna, Gilvanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T07:45:28Zoai:proa.ua.pt:article/1312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:38.890782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical |
title |
Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical |
spellingShingle |
Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical Dalagna, Gilvano |
title_short |
Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical |
title_full |
Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical |
title_fullStr |
Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical |
title_full_unstemmed |
Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical |
title_sort |
Promoção da Autorrealização em Estudantes do Ensino Superior como Estratégia para a Otimização da Performance Musical |
author |
Dalagna, Gilvano |
author_facet |
Dalagna, Gilvano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalagna, Gilvano |
description |
The aim of this paper is to introduce a complementary approach to teaching music performance in higher education. Such approach aims to bridge the student’s artistic desired outcome with music performance professional achievements (artistic self-realization). Triangulation of results obtained from (i) an extensive literature review; (ii) master-classes in situ observations with elite performers; and (iii) focus group interviews with higher education students which were carried out. Based on the outcomes a proposal to introduce that approach in higher education was developed (i.e. Artistic Music Performance Mentoring Program), whose assumptions are hereby discussed. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1312 oai:proa.ua.pt:article/1312 |
url |
https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1312 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/1312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1312 https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1312 https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1312/1084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 88-97 Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 88-97 2184-6138 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130744145051648 |