Conviver na Escola em Tempos de Pandemia COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Felicia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Passadouro, Rui, Alves , Bartolomeu, Vieira, Alexandre, Silva, Ana, Mendes, Odete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.24929
Resumo: A pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 tem-se repercutido fortemente nas rotinas dos adolescentes com impacto na sua saúde física e mental. Esta situação é agravada pelo confinamento e pelo afastamento da comunidade escolar. O estudo tem por objetivo conhecer as perceções dos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a COVID-19. O estudo, realizado através de um questionário online, integrou uma amostra de 1743 alunos, dos 11 aos 17 anos, de escolas do concelho de Leiria. Na análise dos dados, através do SPSS22, foi utilizada estatística descritiva, teste Qui-Quadrado, t-Student e um nível de significância de 5% para intervalo de confiança de 95%. Os estudantes possuem um elevado nível de conhecimento acerca da doença e das respetivas medidas de proteção. Apresentam um elevado índice global de preocupação de situações decorrentes da pandemia, sendo que a maioria concorda com o regresso às aulas e admite que as aulas presenciais permitiriam melhores avaliações. Apontam a vacinação como uma medida importante para o controlo da pandemia, mostrando disponibilidade para serem vacinados. Os resultados apontam a necessidade de manter a informação que promova comportamentos que favoreçam a segurança e desmistifiquem os receios da pandemia.  A disponibilidade dos alunos para serem vacinados deve ser equacionada numa perspetiva de atingir a imunidade de grupo.
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