Síndrome de burnout em professores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, José Bruno da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6169
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar a incidência de docentes que apresentam a Síndrome de Burnout (SB) verificando as três dimensões, Exaustão Emocional (EE), Despersonalização (DP) e Realização Profissional (RP) entre professores universitários que estão inseridos em pós-graduação e os que não estão inseridos, bem como verificar a relação de dados sócio demográficos além de fatores laborais utilizando o Maslach Burnout Inventory - MBI. Foram respondidos 44 questionários e devolvidos, sendo que 24 (54,4%) eram do sexo feminino, havendo uma concentração maior de docentes com idades entre 25 e 35 anos, (36) 81,8% tinham pouco tempo de profissão docente como também 29 (65,9%) exerciam atividades fora da instituição pesquisada. Foi observado que os docentes que estavam inseridos em pós graduação apresentaram maiores pontuações na dimensão Exaustão Emocional e uma concentração maior de docentes que não estavam inseridos em pós graduação com níveis baixos na dimensão Realização Profissional. Já para a dimensão Despersonalização não houve diferença significativa entre os dois grupos. Verificou-se também que as mulheres apresentaram altas pontuações na dimensão Exaustão Emocional e baixas pontuações na dimensão Realização Profissional, quanto a dimensão Despersonalização os homens foi quem apresentaram maiores pontuações. Além disso, 1 (2,3%) docente com menor faixa etária apresentou Burnout. Os resultados do estudo demonstraram um desgaste maior em docentes que estavam inseridos em PPG e um aumento de baixa estima, sentimento de negatividade em docentes que já haviam concluído o PPG, ou seja, a Síndrome de Burnout está incluída em indivíduos que fazem pós graduação ou não. Assim, existe a necessidade um estudo mais detalhado sobre a Síndrome de Burnout em professores universitários e de como estes podem superá-la.
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