Acesso às residências universitárias : como participa o Serviço Social?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/14133 |
Resumo: | O estudo analisa as condições de acesso e de atribuição do apoio da residência estudantil viabilizado pelas entrevistas conduzidas pelos/as assistentes sociais nas universidades públicas, nomeadamente em quatro universidades públicas portuguesas. Procurou-se, igualmente, identificar a representação dos residentes sobre as condições do acesso e da atribuição dos apoios sociais da ação social no ensino superior português e, ainda, analisar a atuação dos/as assistentes sociais na garantia deste acesso e da atribuição de uma vaga na residência estudantil. De natureza quantitativa e qualitativa, apresentamos evidências colhidas nos relatórios institucionais e na legislação vigente, bem como da aplicação de inquérito por questionário aplicado aos residentes. Os resultados entrelaçam os objetivos definidos para as residências com as representações dos estudantes sobre as condições de acesso e atribuição do apoio, demonstrando que os serviços a que se reportam produz efeitos, em especial para os que realizam as entrevistas sociais. Desse modo, o serviço social justifica a sua atuação em razão da utilização de um instrumento que historicamente fundamenta o diagnóstico social, promovendo ainda o acesso ao apoio e à orientação social e pedagógica. |
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Acesso às residências universitárias : como participa o Serviço Social?University housing access : how does Social Work participate?SERVIÇO SOCIALAPOIO SOCIALESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSESTUDOS DE CASOENTREVISTASINTERVIEWSSOCIAL WORKSOCIAL SUPPORTCOLLEGE STUDENTSCASE STUDIESO estudo analisa as condições de acesso e de atribuição do apoio da residência estudantil viabilizado pelas entrevistas conduzidas pelos/as assistentes sociais nas universidades públicas, nomeadamente em quatro universidades públicas portuguesas. Procurou-se, igualmente, identificar a representação dos residentes sobre as condições do acesso e da atribuição dos apoios sociais da ação social no ensino superior português e, ainda, analisar a atuação dos/as assistentes sociais na garantia deste acesso e da atribuição de uma vaga na residência estudantil. De natureza quantitativa e qualitativa, apresentamos evidências colhidas nos relatórios institucionais e na legislação vigente, bem como da aplicação de inquérito por questionário aplicado aos residentes. Os resultados entrelaçam os objetivos definidos para as residências com as representações dos estudantes sobre as condições de acesso e atribuição do apoio, demonstrando que os serviços a que se reportam produz efeitos, em especial para os que realizam as entrevistas sociais. Desse modo, o serviço social justifica a sua atuação em razão da utilização de um instrumento que historicamente fundamenta o diagnóstico social, promovendo ainda o acesso ao apoio e à orientação social e pedagógica.Edições Universitárias Lusófonas2023-09-14T16:16:47Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14133porSantos, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-15T01:30:36Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:18.653414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O estudo analisa as condições de acesso e de atribuição do apoio da residência estudantil viabilizado pelas entrevistas conduzidas pelos/as assistentes sociais nas universidades públicas, nomeadamente em quatro universidades públicas portuguesas. Procurou-se, igualmente, identificar a representação dos residentes sobre as condições do acesso e da atribuição dos apoios sociais da ação social no ensino superior português e, ainda, analisar a atuação dos/as assistentes sociais na garantia deste acesso e da atribuição de uma vaga na residência estudantil. De natureza quantitativa e qualitativa, apresentamos evidências colhidas nos relatórios institucionais e na legislação vigente, bem como da aplicação de inquérito por questionário aplicado aos residentes. Os resultados entrelaçam os objetivos definidos para as residências com as representações dos estudantes sobre as condições de acesso e atribuição do apoio, demonstrando que os serviços a que se reportam produz efeitos, em especial para os que realizam as entrevistas sociais. Desse modo, o serviço social justifica a sua atuação em razão da utilização de um instrumento que historicamente fundamenta o diagnóstico social, promovendo ainda o acesso ao apoio e à orientação social e pedagógica. |
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