Figurações do feminino em Printemps et Autres Saisons de J.-M. G. le Clézio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Alexandra Seabra de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29072
Resumo: Tendo-se estreado literariamente em 1963 com Le Procès-Verbal, um romance que problematiza o código romanesco em sintonia com as propostas teóricas do nouveau roman herdadas da década anterior, e que lhe valeu o prémio Renaudot, Le Clézio mostrar-se-á doravante não apenas um escritor prolífico, mas, acima de tudo, constantemente em busca de novos objectos de observação e de novas formas de escrita. Servindo-se da escrita como meio de autoconhecimento e de tentativa de compreensão dos outros e do universo, viajará de uma estética próxima do nouveau roman para uma outra que, a pouco e pouco, recupera o romanesco, o maravilhoso, o mitológico, o histórico, etc., transfigurando, contudo, os códigos narrativos do passado. A composição de Printemps et autres saisons revela cinco figuras femininas, que podem ser vistas como símbolos de transformação, de errância, de renascimento para o amor e a vida.
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