Figurações do feminino em Printemps et Autres Saisons de J.-M. G. le Clézio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29072 |
Resumo: | Tendo-se estreado literariamente em 1963 com Le Procès-Verbal, um romance que problematiza o código romanesco em sintonia com as propostas teóricas do nouveau roman herdadas da década anterior, e que lhe valeu o prémio Renaudot, Le Clézio mostrar-se-á doravante não apenas um escritor prolífico, mas, acima de tudo, constantemente em busca de novos objectos de observação e de novas formas de escrita. Servindo-se da escrita como meio de autoconhecimento e de tentativa de compreensão dos outros e do universo, viajará de uma estética próxima do nouveau roman para uma outra que, a pouco e pouco, recupera o romanesco, o maravilhoso, o mitológico, o histórico, etc., transfigurando, contudo, os códigos narrativos do passado. A composição de Printemps et autres saisons revela cinco figuras femininas, que podem ser vistas como símbolos de transformação, de errância, de renascimento para o amor e a vida. |
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Figurações do feminino em Printemps et Autres Saisons de J.-M. G. le ClézioLe Clézio, Jean-Marie Gustave, 1940-..... Printemps et autres saisonsFemininoErrânciaBusca interiorTransformaçãoTendo-se estreado literariamente em 1963 com Le Procès-Verbal, um romance que problematiza o código romanesco em sintonia com as propostas teóricas do nouveau roman herdadas da década anterior, e que lhe valeu o prémio Renaudot, Le Clézio mostrar-se-á doravante não apenas um escritor prolífico, mas, acima de tudo, constantemente em busca de novos objectos de observação e de novas formas de escrita. Servindo-se da escrita como meio de autoconhecimento e de tentativa de compreensão dos outros e do universo, viajará de uma estética próxima do nouveau roman para uma outra que, a pouco e pouco, recupera o romanesco, o maravilhoso, o mitológico, o histórico, etc., transfigurando, contudo, os códigos narrativos do passado. A composição de Printemps et autres saisons revela cinco figuras femininas, que podem ser vistas como símbolos de transformação, de errância, de renascimento para o amor e a vida.Le Clézio published his first literary work, Le Procès-Verbal, in 1963. This novel questions narrative code according to the theoretical proposals of the Nouveau Roman, inherited from the precedent decade, and meant him the Renaudot Prize. From this moment on, Le Clézio reveals himself not only as a prolific writer, but above all as a researcher for new objects of study and for new forms of writing. In fact, by using writing both as a mean to self-consciousness and as an attempt to understand others and the universe, he wanders from an aesthetic close to the Nouveau Roman to another that, little by little, recovers, among other aspects, the wonder of fabulous, imaginary, mythological or historical fiction. However, the novelist continues to transform the narrative codes from the past. Printemps et autres saisons’s composition reveals five female characters, which can be seen as symbols of transformation, wandering and rebirth for love and for life.Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Ana Alexandra Seabra de2017-09-28T10:11:54Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29072por1646-7698info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:05.665187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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