A grande guerra e o espectáculo : O bailado do encantamento e A princesa dos sapatos de ferro (1918)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Leonor Carvalhão Buescu de Vasconcelos e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39572
Resumo: O Bailado do Encantamento e A Princesa dos Sapatos de Ferro são os títulos de dois bailados apresentados em três récitas distintas a 10, 19 e 21 de Abril de 1918, no Teatro de São Carlos, em Lisboa. Com o patrocínio da aristocracia portuguesa, em particular na pessoa de Helena de Vasconcelos e Sousa, e a participação de jovens artistas modernos como Almada Negreiros, Ruy Coelho, José Pacheko ou Raul Lino, estas récitas tiveram por objectivo a angariação de fundos para as Madrinhas de Guerra, grupo dirigido por Sophia de Carvalho Burnay de Mello Breyner e ligado aos meios mais conservadores da sociedade. Tendo como ponto de partida o seu carácter de beneficência, procuraremos enquadrar esta experiência em diversas perspectivas: através do contexto de organização de eventos recreativos durante a participação de Portugal na Grande Guerra (1916-1918), será interessante perceber quem eram os seus promotores, qual o seu impacto social, e como é que a sociedade portuguesa acolhia este tipo de actividades; mas teremos igualmente em conta o estado da arte, em particular da dança e dos movimentos estéticos existentes no país à época, estabelecendo assim pontes entre a produção artística nacional e internacional que auxiliem na contextualização dos dois bailados. A presente dissertação pretende assim trazer à discussão novos aspectos que possam concorrer para uma análise alargada de um dos episódios mais curiosos da história da dança e da arte portuguesa do início do século XX.
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