Semantic social network analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Nuno Miguel Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/1930
Resumo: Mestrado em Engenharia Informática
id RCAP_a4debae7ba134659c4f7163d250a7427
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/1930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Semantic social network analysisSocial WebSemantic WebTourismSocial Network AnalysisMestrado em Engenharia InformáticaOver the last few years, online social networks have become part of society, affecting the way people interact, and share and spread ideas. Their large and still increasing popularity led to the emergence of multiple huge social datasets. Although a vast set of social network analysis methods and algorithms have already been proposed and scrutinized by the research community, most of them aren’t prepared for a direct application over the rich and heterogeneous information contained in the online social network datasets. With the emergence of the Semantic Web, the up until now closed datasets are evolving to become one semantically enriched and distributed social dataset shared by all online social network applications. In such an environment, new methods and tools that fill the gap between the new social and semantic web technologies, and well established and accepted social network analysis methods are required. In that sense, the main goal of this thesis work, as part of the Toursplan project, is to adapt the current Toursplan platform so it fits into the Social and Semantic Web environments, while also providing mechanisms to perform social network analysis over the Toursplan semantically enriched social dataset.Nos últimos anos as redes sociais online têm sido progressivamente adoptadas pela sociedade, influenciando a maneira como as pessoas interagem, partilham e distribuem ideias. A sua crescente popularidade levou ao aparecimento de múltiplas bases de dados com enormes quantidades de dados relativos a interacções sociais. Apesar de já existir uma vasta quantidade de métodos e algoritmos para análise de redes sociais propostos e escrutinados pela comunidade científica, a maior parte não se encontra preparada para a sua aplicação directa sobre a informação, rica e heterogénea, contida nas bases de dados das redes sociais online. Com o aparecimento da Web Semântica, os dados sociais até agora enclausurados e protegidos por cada uma das entidades responsáveis pelos mesmos, estão a convergir para formar uma enorme massa de informação distribuida e semanticamente enriquecida, partilhada por todas as aplicações com funcionalidades sociais. Num ambiente como este, novos métodos e ferramentas são necessários para que exista uma ponte entre as novas tecnologias emergentes devido à Web Social e Semântica, e os já bem aceites e estabelecidos métodos e algoritmos para análise de redes sociais. Sendo assim, o principal objectivo desta tese como parte do projecto Toursplan, é não só a adaptação da actual plataforma Toursplan de forma a que esta se possa encaixar na Web Social e Semântica, mas também o desenvolvimento de mecanismos que permitam analisar a semanticamente enriquecida base de dados Toursplan. Do trabalho desenvolvido resultaram: • A análise do estado da arte das actuais redes sociais online, e de métodos e algoritmos de análise de redes sociais; • A ontologia Toursplan, que descreve o domínio de conhecimento da plataforma Toursplan, incluindo o perfil dos utilizadores, pontos de interesse turísticos e planeamento de viagens; • A ontologia SocioNet, que descreve o domínio de conhecimento relativo a métodos e algoritmos de análise de redes sociais, proporcionando um modelo para a persistência de dados resultantes da execução de múltiplos algoritmos previamente analisados e descritos; • A implementação de uma base de triplos para a plataforma Toursplan, e a migração de toda a informação encontrada na base de dados relacional para a base de triplos; • A implementação de uma camada de acesso a dados, com base na framework Jena para a Web Semântica, que permite o acesso à base de triplos através das ontologias Toursplan e SocioNet; • A implementação de um protótipo que corresponde à nova aplicação Web da rede social Toursplan; • A especificação e implementação de uma fase de normalização de dados provenientes de bases de triplos (ou grafos de triplos) com base em múltiplos padrões de modelação, usando a camada de acesso a dados anterior e a ontologia SocioNet; • A implementação de alguns dos algoritmos de análise de redes sociais previamente analisados com base na camada SocioNet, a sua execução sobre informação normalizada, e a análise dos resultados obtidos.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do PortoFigueiredo, Ana Maria Neves de Almeida BaptistaSilva, NunoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLuz, Nuno Miguel Almeida2013-09-18T13:56:08Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/1930enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:41:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/1930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:23:04.054984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Semantic social network analysis
title Semantic social network analysis
spellingShingle Semantic social network analysis
Luz, Nuno Miguel Almeida
Social Web
Semantic Web
Tourism
Social Network Analysis
title_short Semantic social network analysis
title_full Semantic social network analysis
title_fullStr Semantic social network analysis
title_full_unstemmed Semantic social network analysis
title_sort Semantic social network analysis
author Luz, Nuno Miguel Almeida
author_facet Luz, Nuno Miguel Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Ana Maria Neves de Almeida Baptista
Silva, Nuno
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Nuno Miguel Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Social Web
Semantic Web
Tourism
Social Network Analysis
topic Social Web
Semantic Web
Tourism
Social Network Analysis
description Mestrado em Engenharia Informática
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2013-09-18T13:56:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/1930
url http://hdl.handle.net/10400.22/1930
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131326795743232