A tablatura como recurso didático no ensino básico da guitarra clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Diogo Guimarães Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8325
Resumo: O relatório que consta no presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico e encontra-se dividido em duas partes dissemelhantes. Primeiramente é apresentado o trabalho desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2020/2021, na Escola de Música São Teotónio (EMST). Estão englobadas informações sobre a EMST, o seu projeto educativo, caracterização das classes de Guitarra Clássica e de Classe de Conjunto: Orquestra de Guitarras, respetivas competências/objetivos gerais e critérios de avaliação, assim como planificação e relatórios de aulas e reflexão individual sobre esta etapa do meu percurso de aprendizagem. Na segunda parte deste ensaio escrito é apresentado um trabalho de investigação com o título A Tablatura como recurso didático no ensino básico da Guitarra Clássica. Consta de um estudo realizado com alunos de guitarra clássica, com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos. Nesta investigação é realizada uma análise comparativa entre o estudo de uma obra musical para guitarra clássica apenas recorrendo á leitura em partitura e o estudo de uma segunda obra que contenha simultaneamente a leitura tanto em partitura como em tablatura. O principal objetivo desta análise é aferir de que forma é que a aprendizagem recorrendo à tablatura como um recurso didático complementar à partitura pode ser uma mais-valia para o sistema de ensino de Guitarra Clássica vigente, percecionando o grau de motivação/satisfação dos alunos envolvidos, traduzido, ou não, pela eficiência na execução das obras propostas
id RCAP_a4eab7efe66be9bbac60ff5c76369cda
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8325
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tablatura como recurso didático no ensino básico da guitarra clássicaMotivaçãoPartituraTablaturaGuitarra clássicaAprendizagemMotivationMusic scoreTablatureClassical guitarLearningDomínio/Área Científica : HumanidadesO relatório que consta no presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico e encontra-se dividido em duas partes dissemelhantes. Primeiramente é apresentado o trabalho desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2020/2021, na Escola de Música São Teotónio (EMST). Estão englobadas informações sobre a EMST, o seu projeto educativo, caracterização das classes de Guitarra Clássica e de Classe de Conjunto: Orquestra de Guitarras, respetivas competências/objetivos gerais e critérios de avaliação, assim como planificação e relatórios de aulas e reflexão individual sobre esta etapa do meu percurso de aprendizagem. Na segunda parte deste ensaio escrito é apresentado um trabalho de investigação com o título A Tablatura como recurso didático no ensino básico da Guitarra Clássica. Consta de um estudo realizado com alunos de guitarra clássica, com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos. Nesta investigação é realizada uma análise comparativa entre o estudo de uma obra musical para guitarra clássica apenas recorrendo á leitura em partitura e o estudo de uma segunda obra que contenha simultaneamente a leitura tanto em partitura como em tablatura. O principal objetivo desta análise é aferir de que forma é que a aprendizagem recorrendo à tablatura como um recurso didático complementar à partitura pode ser uma mais-valia para o sistema de ensino de Guitarra Clássica vigente, percecionando o grau de motivação/satisfação dos alunos envolvidos, traduzido, ou não, pela eficiência na execução das obras propostasAbstract : The report contained in this document was prepared within the scope of the Artistic Teaching Project curricular unit and is divided into two dissimilar parts. First, the work developed in the context of the Supervised Teaching Practice, carried out in the academic year 2020/2021, at the Escola de Música de São Teotónio (EMST) is presented. Information about EMST, its educational project, characterization of the Classical Guitar and Ensemble Classes: Guitar Orchestra, respective general skills/objectives and evaluation criteria, as well as lesson planning and reports and individual reflection on this are included. stage of my learning journey. In the second part of this written essay, a research work is presented with the title The Tablature as a didactic resource in the basic education of Classical Guitar. It consists of a study carried out with classical guitar students, aged between 7 and 18 years old. In this investigation, a comparative analysis is carried out between the study of a musical work for classical guitar only using the reading in score and the study of a second work that simultaneously contains the reading both in score and in tablature. The main objective of this analysis is to assess how learning using tablature as a complementary didactic resource to the score can be an asset to the current Classical Guitar teaching system, perceiving the degree of motivation/satisfaction of the students involved. , translated or not, by the efficiency in the execution of the proposed worksCarvalhinho, Miguel Nuno MarquesCorreia, João Tiago LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPassos, Diogo Guimarães Alves2023-02-16T16:46:58Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8325TID:203229827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-18T01:47:51Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:44.281193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tablatura como recurso didático no ensino básico da guitarra clássica
title A tablatura como recurso didático no ensino básico da guitarra clássica
spellingShingle A tablatura como recurso didático no ensino básico da guitarra clássica
Passos, Diogo Guimarães Alves
Motivação
Partitura
Tablatura
Guitarra clássica
Aprendizagem
Motivation
Music score
Tablature
Classical guitar
Learning
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A tablatura como recurso didático no ensino básico da guitarra clássica
title_full A tablatura como recurso didático no ensino básico da guitarra clássica
title_fullStr A tablatura como recurso didático no ensino básico da guitarra clássica
title_full_unstemmed A tablatura como recurso didático no ensino básico da guitarra clássica
title_sort A tablatura como recurso didático no ensino básico da guitarra clássica
author Passos, Diogo Guimarães Alves
author_facet Passos, Diogo Guimarães Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalhinho, Miguel Nuno Marques
Correia, João Tiago Luís
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Diogo Guimarães Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Partitura
Tablatura
Guitarra clássica
Aprendizagem
Motivation
Music score
Tablature
Classical guitar
Learning
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Motivação
Partitura
Tablatura
Guitarra clássica
Aprendizagem
Motivation
Music score
Tablature
Classical guitar
Learning
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O relatório que consta no presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico e encontra-se dividido em duas partes dissemelhantes. Primeiramente é apresentado o trabalho desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2020/2021, na Escola de Música São Teotónio (EMST). Estão englobadas informações sobre a EMST, o seu projeto educativo, caracterização das classes de Guitarra Clássica e de Classe de Conjunto: Orquestra de Guitarras, respetivas competências/objetivos gerais e critérios de avaliação, assim como planificação e relatórios de aulas e reflexão individual sobre esta etapa do meu percurso de aprendizagem. Na segunda parte deste ensaio escrito é apresentado um trabalho de investigação com o título A Tablatura como recurso didático no ensino básico da Guitarra Clássica. Consta de um estudo realizado com alunos de guitarra clássica, com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos. Nesta investigação é realizada uma análise comparativa entre o estudo de uma obra musical para guitarra clássica apenas recorrendo á leitura em partitura e o estudo de uma segunda obra que contenha simultaneamente a leitura tanto em partitura como em tablatura. O principal objetivo desta análise é aferir de que forma é que a aprendizagem recorrendo à tablatura como um recurso didático complementar à partitura pode ser uma mais-valia para o sistema de ensino de Guitarra Clássica vigente, percecionando o grau de motivação/satisfação dos alunos envolvidos, traduzido, ou não, pela eficiência na execução das obras propostas
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-16T16:46:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8325
TID:203229827
url http://hdl.handle.net/10400.11/8325
identifier_str_mv TID:203229827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130939222130689