Aprender línguas no âmbito dos EILC através da modalidade blended-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1823 |
Resumo: | Organizar no país de acolhimento Erasmus Intensive Language Courses (EILC), cursos intensivos de língua para alunos do ensino superior em mobilidade, cursos esses financiados ou não pela União Europeia através das suas agências nacionais dos Programas de Aprendizagem ao Longo da Vida, não é uma tarefa fácil, em virtude da sua modalidade intensiva, da sua duração breve, do número elevado de horas letivas que têm e da heterogeneidade do público a que se destinam. Ao longo da nossa experiência profissional como docente de cursos de Português desta índole fomo-nos confrontando com problemas variados, que tentámos solucionar de forma cíclica, levando a cabo uma investigação do tipo investigação-ação, que nos permitiu descortinar pontos fracos, experimentar soluções, observar a reação do alunos envolvidos e reorientar o processo de ensino/aprendizagem com vista ao melhoramento do mesmo e à sua adequação aos indivíduos que estavam a frequentar a formação. São estas as questões que afloraremos neste artigo. |
id |
RCAP_a4ef14fa14d016f80bee4c7863df32ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1823 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender línguas no âmbito dos EILC através da modalidade blended-learningBlended-learningAprendizagem de línguasCursos intensivos de línguasPortuguês língua estrangeiraOrganizar no país de acolhimento Erasmus Intensive Language Courses (EILC), cursos intensivos de língua para alunos do ensino superior em mobilidade, cursos esses financiados ou não pela União Europeia através das suas agências nacionais dos Programas de Aprendizagem ao Longo da Vida, não é uma tarefa fácil, em virtude da sua modalidade intensiva, da sua duração breve, do número elevado de horas letivas que têm e da heterogeneidade do público a que se destinam. Ao longo da nossa experiência profissional como docente de cursos de Português desta índole fomo-nos confrontando com problemas variados, que tentámos solucionar de forma cíclica, levando a cabo uma investigação do tipo investigação-ação, que nos permitiu descortinar pontos fracos, experimentar soluções, observar a reação do alunos envolvidos e reorientar o processo de ensino/aprendizagem com vista ao melhoramento do mesmo e à sua adequação aos indivíduos que estavam a frequentar a formação. São estas as questões que afloraremos neste artigo.CIIE – Centro de Investigação e Intervenção EducativasRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGonçalves, Teresa2013-05-29T14:24:25Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1823porGONÇALVES, Teresa (2012) - Aprender línguas no âmbito dos EILC através da modalidade blended-learning. In VII congresso Iberoamericano de Docência Universitária, Porto, 24-27 de Junho - Ensino Superior - Inovação e qualidade na docência : atas. p. 2262-2278.ISBN 978-989-8471-05-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:15Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:14.111006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender línguas no âmbito dos EILC através da modalidade blended-learning |
title |
Aprender línguas no âmbito dos EILC através da modalidade blended-learning |
spellingShingle |
Aprender línguas no âmbito dos EILC através da modalidade blended-learning Gonçalves, Teresa Blended-learning Aprendizagem de línguas Cursos intensivos de línguas Português língua estrangeira |
title_short |
Aprender línguas no âmbito dos EILC através da modalidade blended-learning |
title_full |
Aprender línguas no âmbito dos EILC através da modalidade blended-learning |
title_fullStr |
Aprender línguas no âmbito dos EILC através da modalidade blended-learning |
title_full_unstemmed |
Aprender línguas no âmbito dos EILC através da modalidade blended-learning |
title_sort |
Aprender línguas no âmbito dos EILC através da modalidade blended-learning |
author |
Gonçalves, Teresa |
author_facet |
Gonçalves, Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blended-learning Aprendizagem de línguas Cursos intensivos de línguas Português língua estrangeira |
topic |
Blended-learning Aprendizagem de línguas Cursos intensivos de línguas Português língua estrangeira |
description |
Organizar no país de acolhimento Erasmus Intensive Language Courses (EILC), cursos intensivos de língua para alunos do ensino superior em mobilidade, cursos esses financiados ou não pela União Europeia através das suas agências nacionais dos Programas de Aprendizagem ao Longo da Vida, não é uma tarefa fácil, em virtude da sua modalidade intensiva, da sua duração breve, do número elevado de horas letivas que têm e da heterogeneidade do público a que se destinam. Ao longo da nossa experiência profissional como docente de cursos de Português desta índole fomo-nos confrontando com problemas variados, que tentámos solucionar de forma cíclica, levando a cabo uma investigação do tipo investigação-ação, que nos permitiu descortinar pontos fracos, experimentar soluções, observar a reação do alunos envolvidos e reorientar o processo de ensino/aprendizagem com vista ao melhoramento do mesmo e à sua adequação aos indivíduos que estavam a frequentar a formação. São estas as questões que afloraremos neste artigo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06 2012-06-01T00:00:00Z 2013-05-29T14:24:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1823 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GONÇALVES, Teresa (2012) - Aprender línguas no âmbito dos EILC através da modalidade blended-learning. In VII congresso Iberoamericano de Docência Universitária, Porto, 24-27 de Junho - Ensino Superior - Inovação e qualidade na docência : atas. p. 2262-2278. ISBN 978-989-8471-05-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas |
publisher.none.fl_str_mv |
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130790784663552 |