Avaliação de desempenho docente em escolas de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Angélica Nachiungue Marta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1879
Resumo: As atuais políticas educacionais apontam para a necessidade de avaliar o desempenho docente relevando desta forma o papel da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional. A presente investigação circunscrevese à Avaliação do Desempenho Docente (ADD) nas escolas de formação de professores. O problema visa analisar o modo de realização da ADD, que se traduziu na seguinte pergunta de investigação: como decorre o processo de ADD nas escolas de formação de professores? Para o efeito formulou-se como objetivo geral: compreender o processo de ADD na escola de formação de professores. A concretização dos objetivos exigiu recorrer aos métodos de entrevista, observação participante, análise documental. Os resultados obtidos permitiram compreender que a ADD é uma realidade nas escolas. Porém, decorre de forma inadequada, carece de seriedade e de rigor. A observação de aulas é o principal procedimento para ADD, mas os avaliadores não oferecem credibilidade aos avaliados por várias razões, entre elas a falta de formação específica. A pesquisa demonstrou também que a comissão de ADD é composta apenas de três membros, contra os sete previstos no decreto; e que o processo não produz efeitos de reconhecimento do mérito, de promoção na carreira e de valorização salarial, contrariando o estabelecido no decreto 7/08 de 23 de abril, criando sentimentos ambivalentes nos avaliados.
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