Preponderância do método do ensino no desenvolvimento das capacidades coordenativas, técnicas e tácticas no andebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Paulo Jorge Teixeira Sá
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6691
Resumo: O objectivo da presente investigação assenta na comparação entre a preponderância dos modelos de ensino no desenvolvimento das capacidades coordenativas, técnicas e tácticas na modalidade de Andebol, aplicada ao 8º ano de escolaridade na Escola Secundária Dr. João Araújo Correia. O grupo/equipa em questão era constituída por 18 atletas, dos quais 8 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Após a realização da avaliação diagnóstica das capacidades motoras, através do teste Fitnessgram, o grupo/equipa foi dividida em dois grupos, constituídos por igual número de elementos (n=9), e com a mesma média de idades. Em termos de metodologia, a adoptada para este trabalho baseou-se na realização de um pré-teste, seguido de 30 treinos de 90 minutos, diferenciadas nos seus conteúdos, ou seja, o grupo da técnica, realizou trabalho técnico e o grupo da táctica apenas realizou trabalho táctico, sendo que, no final das sessões, foi realizado o pós-teste. Para avaliar as capacidades coordenativas, foi utilizada a bateria de testes KTK (Kurperkoor Dination Test Fur Kinder). Na avaliação das capacidades técnicas foram utilizados os conteúdos do passe, drible e remate. Quanto às capacidades tácticas, recorremos ao teste de KORA (Memmert, 2002). Por fim, e para realizar a análise descritiva da amostra, utilizamos o cálculo da média e desvio padrão dos conteúdos treinados, através do programa de estatística SPSS, para aferir da existência de diferenças estatisticamente significativas (p ≤0,05) entre o pré-teste e o pós-teste para cada grupo. Após a análise dos resultados podemos afirmar que, tanto o trabalho técnico, como o trabalho táctico, melhoraram as capacidades coordenativas, técnicas e tácticas. Não obstante, ficou demonstrado que o trabalho táctico possibilitou melhorias mais significativas nas três variáveis estudadas. Estes resultados constituem uma demonstração dos benefícios que o treino táctico pode acarretar para o processo ensino-aprendizagem na modalidade de Andebol.
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