Preponderância do método do ensino no desenvolvimento das capacidades coordenativas, técnicas e tácticas no andebol
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6691 |
Resumo: | O objectivo da presente investigação assenta na comparação entre a preponderância dos modelos de ensino no desenvolvimento das capacidades coordenativas, técnicas e tácticas na modalidade de Andebol, aplicada ao 8º ano de escolaridade na Escola Secundária Dr. João Araújo Correia. O grupo/equipa em questão era constituída por 18 atletas, dos quais 8 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Após a realização da avaliação diagnóstica das capacidades motoras, através do teste Fitnessgram, o grupo/equipa foi dividida em dois grupos, constituídos por igual número de elementos (n=9), e com a mesma média de idades. Em termos de metodologia, a adoptada para este trabalho baseou-se na realização de um pré-teste, seguido de 30 treinos de 90 minutos, diferenciadas nos seus conteúdos, ou seja, o grupo da técnica, realizou trabalho técnico e o grupo da táctica apenas realizou trabalho táctico, sendo que, no final das sessões, foi realizado o pós-teste. Para avaliar as capacidades coordenativas, foi utilizada a bateria de testes KTK (Kurperkoor Dination Test Fur Kinder). Na avaliação das capacidades técnicas foram utilizados os conteúdos do passe, drible e remate. Quanto às capacidades tácticas, recorremos ao teste de KORA (Memmert, 2002). Por fim, e para realizar a análise descritiva da amostra, utilizamos o cálculo da média e desvio padrão dos conteúdos treinados, através do programa de estatística SPSS, para aferir da existência de diferenças estatisticamente significativas (p ≤0,05) entre o pré-teste e o pós-teste para cada grupo. Após a análise dos resultados podemos afirmar que, tanto o trabalho técnico, como o trabalho táctico, melhoraram as capacidades coordenativas, técnicas e tácticas. Não obstante, ficou demonstrado que o trabalho táctico possibilitou melhorias mais significativas nas três variáveis estudadas. Estes resultados constituem uma demonstração dos benefícios que o treino táctico pode acarretar para o processo ensino-aprendizagem na modalidade de Andebol. |
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Preponderância do método do ensino no desenvolvimento das capacidades coordenativas, técnicas e tácticas no andebolAndebolCapacidade motoraCapacidade técnicaCapacidade táticaO objectivo da presente investigação assenta na comparação entre a preponderância dos modelos de ensino no desenvolvimento das capacidades coordenativas, técnicas e tácticas na modalidade de Andebol, aplicada ao 8º ano de escolaridade na Escola Secundária Dr. João Araújo Correia. O grupo/equipa em questão era constituída por 18 atletas, dos quais 8 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Após a realização da avaliação diagnóstica das capacidades motoras, através do teste Fitnessgram, o grupo/equipa foi dividida em dois grupos, constituídos por igual número de elementos (n=9), e com a mesma média de idades. Em termos de metodologia, a adoptada para este trabalho baseou-se na realização de um pré-teste, seguido de 30 treinos de 90 minutos, diferenciadas nos seus conteúdos, ou seja, o grupo da técnica, realizou trabalho técnico e o grupo da táctica apenas realizou trabalho táctico, sendo que, no final das sessões, foi realizado o pós-teste. Para avaliar as capacidades coordenativas, foi utilizada a bateria de testes KTK (Kurperkoor Dination Test Fur Kinder). Na avaliação das capacidades técnicas foram utilizados os conteúdos do passe, drible e remate. Quanto às capacidades tácticas, recorremos ao teste de KORA (Memmert, 2002). Por fim, e para realizar a análise descritiva da amostra, utilizamos o cálculo da média e desvio padrão dos conteúdos treinados, através do programa de estatística SPSS, para aferir da existência de diferenças estatisticamente significativas (p ≤0,05) entre o pré-teste e o pós-teste para cada grupo. Após a análise dos resultados podemos afirmar que, tanto o trabalho técnico, como o trabalho táctico, melhoraram as capacidades coordenativas, técnicas e tácticas. Não obstante, ficou demonstrado que o trabalho táctico possibilitou melhorias mais significativas nas três variáveis estudadas. Estes resultados constituem uma demonstração dos benefícios que o treino táctico pode acarretar para o processo ensino-aprendizagem na modalidade de Andebol.The purpose of this research is based on the contrast between the preponderance of teaching models in the development of coordinative skills, techniques and tactics in the form of handball, applied to 8th grade students of the Secondary School João Araújo Correia. The sample was composed by 18 students, of whom 8 were female and 10 male. Upon completion of the diagnostic evaluation of motor skills through the Fitnessgram test, the samples was divided into two groups consisting of an equal number of elements (n = 9), and with the same average age. In terms of methodology adopted for this work was based on the realization of a pretest, followed by 30 practices of 90 minutes, differentiated in its content, i.e., the group of technical, technical work accomplished and the group's tactics only tactical work done, and at the end of the sessions, there was the post-test. To evaluate the coordinative capabilities, we used the battery of tests KTK (Kurperkoor Dination Test für Kinder). In evaluating the technical capabilities were used the contents of the pass, dribble and shoot. As for the tactical skills, we used test KORA (Memmert, 2002). Finally, and to perform the descriptive analysis, we use the calculation of mean and standard deviation of the contents trained through the SPSS statistical program, to assess the existence of statistically significant (p ≤ 0.05) between the pretest and post-test for each group. After analyzing the results we can say that both the technical work, such as tactical work, improved skills coordinative, techniques and tactics. Nevertheless, it was shown that the tactical work enabled significant enhancements in three variables. These results provide a demonstration of the tactical benefits that training can lead to the teaching-learning process in the sport of handball.2016-10-27T09:19:59Z2016-10-27T00:00:00Z2016-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6691porMeneses, Paulo Jorge Teixeira Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:06Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:50.273157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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