A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carla Maria Pereira dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1792
Resumo: O presente trabalho visa demonstrar a importância da leitura numa perspectiva transversal ao desenvolvimento de competências várias, podendo ser esta uma ferramenta indispensável para a concretização de um projecto de vida. O estudo elaborado centrou-se na obra: “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen, cuja proposta assenta no programa de 5º ano de escolaridade. Reflectimos ainda sobre o conceito de leitura, a motivação, os modelos explicativos do processo, bem como o papel da compreensão. Desenvolvemos uma panóplia de actividades que, segundo Yopp & Yopp (2006) desenvolvem as competências literácitas e literárias dos alunos. Procedemos, ainda, à respectiva avaliação.
id RCAP_a4fffb93f78b4edb771f88b6b9ef3653
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1792
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º anoSofia de Mello Breyner AndresenCompetências literácitasO presente trabalho visa demonstrar a importância da leitura numa perspectiva transversal ao desenvolvimento de competências várias, podendo ser esta uma ferramenta indispensável para a concretização de um projecto de vida. O estudo elaborado centrou-se na obra: “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen, cuja proposta assenta no programa de 5º ano de escolaridade. Reflectimos ainda sobre o conceito de leitura, a motivação, os modelos explicativos do processo, bem como o papel da compreensão. Desenvolvemos uma panóplia de actividades que, segundo Yopp & Yopp (2006) desenvolvem as competências literácitas e literárias dos alunos. Procedemos, ainda, à respectiva avaliação.This work demonstrates the importance of reading in a horizontal approach to the development of various competencies, which could be an indispensable tool for the realization of a life project. This study focused on the book: "The Girl of the Sea" by Sophia de Mello Breyner Andresen which is a proposal for the 5 th grade programme. We also reflected on the concept of reading, motivation, current models of the process and the role of understanding. We had developed a range of activities that, according to Yopp & Yopp develop student’s literary skills. We also evaluated them.Universiade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumSantos, Carla Maria Pereira dos2014-06-05T16:32:54Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1792porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:34.517748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano
title A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano
spellingShingle A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano
Santos, Carla Maria Pereira dos
Sofia de Mello Breyner Andresen
Competências literácitas
title_short A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano
title_full A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano
title_fullStr A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano
title_full_unstemmed A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano
title_sort A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano
author Santos, Carla Maria Pereira dos
author_facet Santos, Carla Maria Pereira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carla Maria Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sofia de Mello Breyner Andresen
Competências literácitas
topic Sofia de Mello Breyner Andresen
Competências literácitas
description O presente trabalho visa demonstrar a importância da leitura numa perspectiva transversal ao desenvolvimento de competências várias, podendo ser esta uma ferramenta indispensável para a concretização de um projecto de vida. O estudo elaborado centrou-se na obra: “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen, cuja proposta assenta no programa de 5º ano de escolaridade. Reflectimos ainda sobre o conceito de leitura, a motivação, os modelos explicativos do processo, bem como o papel da compreensão. Desenvolvemos uma panóplia de actividades que, segundo Yopp & Yopp (2006) desenvolvem as competências literácitas e literárias dos alunos. Procedemos, ainda, à respectiva avaliação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
2014-06-05T16:32:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1792
url http://hdl.handle.net/10400.6/1792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universiade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universiade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136334496923648