A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1792 |
Resumo: | O presente trabalho visa demonstrar a importância da leitura numa perspectiva transversal ao desenvolvimento de competências várias, podendo ser esta uma ferramenta indispensável para a concretização de um projecto de vida. O estudo elaborado centrou-se na obra: “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen, cuja proposta assenta no programa de 5º ano de escolaridade. Reflectimos ainda sobre o conceito de leitura, a motivação, os modelos explicativos do processo, bem como o papel da compreensão. Desenvolvemos uma panóplia de actividades que, segundo Yopp & Yopp (2006) desenvolvem as competências literácitas e literárias dos alunos. Procedemos, ainda, à respectiva avaliação. |
id |
RCAP_a4fffb93f78b4edb771f88b6b9ef3653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1792 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º anoSofia de Mello Breyner AndresenCompetências literácitasO presente trabalho visa demonstrar a importância da leitura numa perspectiva transversal ao desenvolvimento de competências várias, podendo ser esta uma ferramenta indispensável para a concretização de um projecto de vida. O estudo elaborado centrou-se na obra: “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen, cuja proposta assenta no programa de 5º ano de escolaridade. Reflectimos ainda sobre o conceito de leitura, a motivação, os modelos explicativos do processo, bem como o papel da compreensão. Desenvolvemos uma panóplia de actividades que, segundo Yopp & Yopp (2006) desenvolvem as competências literácitas e literárias dos alunos. Procedemos, ainda, à respectiva avaliação.This work demonstrates the importance of reading in a horizontal approach to the development of various competencies, which could be an indispensable tool for the realization of a life project. This study focused on the book: "The Girl of the Sea" by Sophia de Mello Breyner Andresen which is a proposal for the 5 th grade programme. We also reflected on the concept of reading, motivation, current models of the process and the role of understanding. We had developed a range of activities that, according to Yopp & Yopp develop student’s literary skills. We also evaluated them.Universiade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumSantos, Carla Maria Pereira dos2014-06-05T16:32:54Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1792porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:34.517748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano |
title |
A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano |
spellingShingle |
A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano Santos, Carla Maria Pereira dos Sofia de Mello Breyner Andresen Competências literácitas |
title_short |
A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano |
title_full |
A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano |
title_fullStr |
A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano |
title_full_unstemmed |
A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano |
title_sort |
A Menina do Mar (de Sophia de Mello Breyner Andresen): desenvolvimento de competências literácitas e literárias, 5º ano |
author |
Santos, Carla Maria Pereira dos |
author_facet |
Santos, Carla Maria Pereira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carla Maria Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sofia de Mello Breyner Andresen Competências literácitas |
topic |
Sofia de Mello Breyner Andresen Competências literácitas |
description |
O presente trabalho visa demonstrar a importância da leitura numa perspectiva transversal ao desenvolvimento de competências várias, podendo ser esta uma ferramenta indispensável para a concretização de um projecto de vida. O estudo elaborado centrou-se na obra: “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen, cuja proposta assenta no programa de 5º ano de escolaridade. Reflectimos ainda sobre o conceito de leitura, a motivação, os modelos explicativos do processo, bem como o papel da compreensão. Desenvolvemos uma panóplia de actividades que, segundo Yopp & Yopp (2006) desenvolvem as competências literácitas e literárias dos alunos. Procedemos, ainda, à respectiva avaliação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06 2010-06-01T00:00:00Z 2014-06-05T16:32:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1792 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universiade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universiade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136334496923648 |