Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Dárida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14040
Resumo: Como supervisora há vários anos na área de Matemática na Prática de Ensino Supervisionada na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB procurei motivar os professores estagiários e os orientadores cooperantes a explorar o Geogebra na aprendizagem de conteúdos do domínio da Geometria. Neste artigo irão ser apresentados dois estudos de aula, um protagonizado pelo professor estagiário e outro pelo orientador cooperante, com recolha de elementos diferenciados e complementares. Como a experiência profissional nos diz que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem dos conteúdos relacionados com as isometrias do plano, particularmente na capacidade de visualização da simetria de reflexão, procuramos recolher dados sobre estes conteúdos, ouvindo os estudantes e analisando as suas produções. Nestas circunstâncias, existem evidências que o uso do Geogebra apresenta-se como uma mais-valia em complementaridade, com as ferramentas mais tradicionais: a régua e o compasso, bem como as miras, proporcionando a diferenciação pedagógica na classe.
id RCAP_a5299574d28c1cad8d1ea5965e6f3ec5
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebraFirst Learning Mathematics with GeoGebraGeogebraVisualizaçãoSimetria de reflexãoComo supervisora há vários anos na área de Matemática na Prática de Ensino Supervisionada na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB procurei motivar os professores estagiários e os orientadores cooperantes a explorar o Geogebra na aprendizagem de conteúdos do domínio da Geometria. Neste artigo irão ser apresentados dois estudos de aula, um protagonizado pelo professor estagiário e outro pelo orientador cooperante, com recolha de elementos diferenciados e complementares. Como a experiência profissional nos diz que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem dos conteúdos relacionados com as isometrias do plano, particularmente na capacidade de visualização da simetria de reflexão, procuramos recolher dados sobre estes conteúdos, ouvindo os estudantes e analisando as suas produções. Nestas circunstâncias, existem evidências que o uso do Geogebra apresenta-se como uma mais-valia em complementaridade, com as ferramentas mais tradicionais: a régua e o compasso, bem como as miras, proporcionando a diferenciação pedagógica na classe.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Dárida2019-06-19T10:31:46Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14040porFernandes, D. M. (2018). Primeiras aprendizagens matemáticas com o Geogebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(1), 41–58. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/350712237- 9657info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:41.706145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebra
First Learning Mathematics with GeoGebra
title Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebra
spellingShingle Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebra
Fernandes, Dárida
Geogebra
Visualização
Simetria de reflexão
title_short Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebra
title_full Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebra
title_fullStr Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebra
title_full_unstemmed Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebra
title_sort Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebra
author Fernandes, Dárida
author_facet Fernandes, Dárida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Dárida
dc.subject.por.fl_str_mv Geogebra
Visualização
Simetria de reflexão
topic Geogebra
Visualização
Simetria de reflexão
description Como supervisora há vários anos na área de Matemática na Prática de Ensino Supervisionada na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB procurei motivar os professores estagiários e os orientadores cooperantes a explorar o Geogebra na aprendizagem de conteúdos do domínio da Geometria. Neste artigo irão ser apresentados dois estudos de aula, um protagonizado pelo professor estagiário e outro pelo orientador cooperante, com recolha de elementos diferenciados e complementares. Como a experiência profissional nos diz que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem dos conteúdos relacionados com as isometrias do plano, particularmente na capacidade de visualização da simetria de reflexão, procuramos recolher dados sobre estes conteúdos, ouvindo os estudantes e analisando as suas produções. Nestas circunstâncias, existem evidências que o uso do Geogebra apresenta-se como uma mais-valia em complementaridade, com as ferramentas mais tradicionais: a régua e o compasso, bem como as miras, proporcionando a diferenciação pedagógica na classe.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-06-19T10:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14040
url http://hdl.handle.net/10400.22/14040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, D. M. (2018). Primeiras aprendizagens matemáticas com o Geogebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(1), 41–58. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/35071
2237- 9657
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131428741447680