Duplicidade, ironia e palimpsesto na obra de Yonamine

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Teresa Matos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16118
Resumo: O texto propõe uma abordagem à obra do artista plástico Yonamine, (n.1975). A sua prática criativa convoca inúmeros recursos técnicos como a pintura, serigrafia, desenho, vídeo, grafitti, para criar instalações onde se entrecruzam múltiplas temporalidades dos processos históricos e vivenciais, culturas urbanas, ícones dos mass media. A acumulação palimpséstica de referências, matérias e imagens é, finalmente, assinalada por um olhar irónico sobre a história e sobre o presente.
id RCAP_a52d96d13ce4ec8f97263791e49accc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16118
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Duplicidade, ironia e palimpsesto na obra de YonamineIroniaIntervisualidadePós-colonialidadeIronyIntervisualityPostcolonialityO texto propõe uma abordagem à obra do artista plástico Yonamine, (n.1975). A sua prática criativa convoca inúmeros recursos técnicos como a pintura, serigrafia, desenho, vídeo, grafitti, para criar instalações onde se entrecruzam múltiplas temporalidades dos processos históricos e vivenciais, culturas urbanas, ícones dos mass media. A acumulação palimpséstica de referências, matérias e imagens é, finalmente, assinalada por um olhar irónico sobre a história e sobre o presente.Abstract: The text proposes an approach to the work of the artist Yonamine, (n.1975). His creative practice involves numerous technical resources such as painting, screen printing, drawing, video, graffiti, which dialogue in installations where multiple historical and experiential temporalities, urban cultures, mass media intersect. The palimpsestic accumulation of references, materials and images is finally marked by an ironic perspective on history and the present.RCIPLPereira, Teresa Matos2023-05-23T10:27:31Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16118porPereira, Teresa Matos (2020) “Duplicidade, Ironia e Palimpsesto na obra de Yonamine”.In CROMA, Estudos Artísticos Volume 8, número 16, julho–dezembro 2020. pp.149-160.2182-85472182-87177info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:42.846988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Duplicidade, ironia e palimpsesto na obra de Yonamine
title Duplicidade, ironia e palimpsesto na obra de Yonamine
spellingShingle Duplicidade, ironia e palimpsesto na obra de Yonamine
Pereira, Teresa Matos
Ironia
Intervisualidade
Pós-colonialidade
Irony
Intervisuality
Postcoloniality
title_short Duplicidade, ironia e palimpsesto na obra de Yonamine
title_full Duplicidade, ironia e palimpsesto na obra de Yonamine
title_fullStr Duplicidade, ironia e palimpsesto na obra de Yonamine
title_full_unstemmed Duplicidade, ironia e palimpsesto na obra de Yonamine
title_sort Duplicidade, ironia e palimpsesto na obra de Yonamine
author Pereira, Teresa Matos
author_facet Pereira, Teresa Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Teresa Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Ironia
Intervisualidade
Pós-colonialidade
Irony
Intervisuality
Postcoloniality
topic Ironia
Intervisualidade
Pós-colonialidade
Irony
Intervisuality
Postcoloniality
description O texto propõe uma abordagem à obra do artista plástico Yonamine, (n.1975). A sua prática criativa convoca inúmeros recursos técnicos como a pintura, serigrafia, desenho, vídeo, grafitti, para criar instalações onde se entrecruzam múltiplas temporalidades dos processos históricos e vivenciais, culturas urbanas, ícones dos mass media. A acumulação palimpséstica de referências, matérias e imagens é, finalmente, assinalada por um olhar irónico sobre a história e sobre o presente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-05-23T10:27:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16118
url http://hdl.handle.net/10400.21/16118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Teresa Matos (2020) “Duplicidade, Ironia e Palimpsesto na obra de Yonamine”.In CROMA, Estudos Artísticos Volume 8, número 16, julho–dezembro 2020. pp.149-160.
2182-8547
2182-87177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133509529370624