Modelação da influência da vegetação urbana na qualidade do ar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/680 |
Resumo: | O objectivo principal desta dissertação é compreender e quantificar a influência da vegetação urbana na qualidade do ar, com recurso a ferramentas de modelação. Para tal, recorreu-se ao modelo de Computação da Dinâmica de Fluidos (CFD) Envi-met, sendo este um software com capacidade de modelação de escoamentos complexos, existentes nas zonas urbanas. O Envi-met tem a capacidade de simular a influência da vegetação no escoamento atmosférico, sendo que a descrição da vegetação se baseia na distribuição vertical de densidade de área foliar (LAD). A área de estudo escolhida foi a cidade de Bragança, em particular a zona da Praça Cavaleiro Ferreira, por ser um local com bastante vegetação e tráfego automóvel. Foram realizadas medições de qualidade do ar e contagens de tráfego para a área escolhida, nos dias 8 e 9 de Julho de 2009. Para verificar a aplicabilidade do Envi-met ao caso de estudo, foi realizada uma comparação entre os resultados obtidos e os dados de qualidade do ar medidos para o dia 9 de Julho. O estudo do efeito da vegetação foi realizado para o dia 9 de Julho de 2009, através da variação das características da densidade de área foliar, para duas situações distintas: as observadas no dia de estudo e na ausência de vegetação. Verifica-se que a existência de vegetação contribui para uma diminuição da temperatura, e que de maneira geral a sua ausência aumenta a velocidade do vento, mas é preciso ter em conta que estes efeitos são muito localizados e que a alteração das características físicas dos espaço e meteorológicas pode levar a resultados diferentes. ABSTRACT: The main goal of this dissertation is to understand and quantify the influence of the urban vegetation on the air quality, using modelling tools. To this end, we used the model of Computation Fluid Dynamics (CFD) Envi-met, which is a software capable of modelling complex drainings, in urban areas. The Envi-met has the ability to simulate the vegetation influence of the atmospheric draining, being that the description of vegetation is based on the vertical distribution of leaf area density (LAD). The study area chosen was the city of Bragança, in particular the area of the Plaza Cavaleiro Ferreira, for being a place with lots of vegetation and car traffic. Measurements of air quality and traffic counts were done for the selected area on July 8th and 9th of 2009. In order to verify the applicability of the Envi-met to the case study, was performed a comparison between results and air quality data, measured for day 9 of July. The study of the vegetation effect was carried out for this day, through the variation of the density leaf area characteristics for two distinct situations: those observed on the day of study and in the absence of vegetation. It is verified that the presence of vegetation contributes to a temperature decrease, and that generally its absence increases the wind speed, but we must bear in mind that these effects are very localized and that the change of the space and weather physical characteristics can lead to different results. |
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