Maquiavel entre a violência e a religião
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6094 |
Resumo: | A política, quando realizada com o objetivo da satisfação do bem comum, é uma tarefa de grande nobreza. A arte de governar , como nos ensinou Maquiavel, deve possibilitar aos governa - dos a garantia do valor supremo intrínseco a todo o ser humano – a liberdade. O estudo do poder , sua origem, exercício e manutenção, constitui o estudo do objecto central da Ciência Política. Por outro lado, a religião é ela própria utilizada pelos políticos para que a sua mensagem passe e tenha os efeitos desejados. A este respeito, Maquiavel en - tendia que a religião está a serviço da política, como um instrumento essencial para a formação e manutenção do Estado. Isto quer dizer, que a acção persuasiva da religião tem eficácia e deve ser segui - da por todos aqueles que querem ser obedecidos. |
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Maquiavel entre a violência e a religiãoMAQUIAVEL, NICOLAUCIÊNCIA POLÍTICARELIGIÃOPOLÍTICAVIOLÊNCIAPODER POLÍTICOPOLITICAL SCIENCEMAQUIAVEL, NICOLAURELIGIONPOLITICSVIOLENCEPOLITICAL POWERA política, quando realizada com o objetivo da satisfação do bem comum, é uma tarefa de grande nobreza. A arte de governar , como nos ensinou Maquiavel, deve possibilitar aos governa - dos a garantia do valor supremo intrínseco a todo o ser humano – a liberdade. O estudo do poder , sua origem, exercício e manutenção, constitui o estudo do objecto central da Ciência Política. Por outro lado, a religião é ela própria utilizada pelos políticos para que a sua mensagem passe e tenha os efeitos desejados. A este respeito, Maquiavel en - tendia que a religião está a serviço da política, como um instrumento essencial para a formação e manutenção do Estado. Isto quer dizer, que a acção persuasiva da religião tem eficácia e deve ser segui - da por todos aqueles que querem ser obedecidos.Politics, when performed with the goal of satisfying the common good, is a task of great nobility. The art of government , as Machiavelli taught us, must provide to the governed the guarantee the supreme value inherent to every human being – freedom. The study of power, its origin, exercise and maintenance, is the central object of Political Science. On the other hand, religion is itself used by politicians to pass their message and achieve the desired effect. In this respect, Machiavelli understood that religion is at the service of politics, as an essential instrument for the formation and maintenance of the state. This means that the persuasive action and efficacy of religion has to be followed by all those who want to be obeyed.Edições Universitárias Lusófonas2015-02-27T17:04:22Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6094por1645-8931Campos, Fernando Rui de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:06Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:57.367400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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