Soluções de tecnologias de informação e comunicação para implementação do conceito V2G

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, José Miguel Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11775
Resumo: A integração dos veículos elétricos nas redes inteligentes apresenta diversos desafios. De entre eles refira-se, os elevados valores de potência envolvida e a intrínseca mobilidade dos veículos elétricos, os quais se deslocam para além do alcance da rede inteligente de âmbito residencial. Para ultrapassar estas limitações foi proposta e implementada uma arquitetura de tecnologias de informação e comunicação. A solução proposta inclui um algoritmo de gestão de energia que visa otimizar a capacidade de armazenamento das baterias do veículo de acordo com considerações de ordem económica e técnica. Dependendo do valor do estado de carga da bateria, do preço da energia e do perfil de utilização de energia, por parte do consumidor, o algoritmo avalia as condições para concretizar o conceito vehicle to grid. Para o efeito, foi desenvolvida uma solução técnica para monitorizar as baterias, nomeadamente o seu estado de carga, o seu estado de saúde, a energia disponível e o valor da potência instantânea solicitada ao longo do percurso. Para além disso, foram projetados e implementados diversos módulos eletrónicos, os quais têm por objetivo adquirir os valores anteriormente mencionados, os quais estão disponíveis a partir da rede CAN do veículo. Os recursos dos sistemas celulares existentes (2G/3G e 4G) e das redes sem fios serão utilizados para realizar essa troca de informações crucial, em conformidade com protocolos proprietários. Os dados recolhidos são gravados numa base de dados que é acessível a diversos aplicativos do agregador de informação, do escalonador das cargas, e do operador de rede elétrica. Finalmente, foram analisados os resultados obtidos nos testes de campo, para validar a arquitetura de tecnologias de informação e comunicação proposta. Os testes de campo foram realizados em Coimbra, usando para o efeito um veículo híbrido plug-in, o Chevrolet Volt, e um veículo elétrico puro, o Nissan Leaf.
id RCAP_a549d0061ebe0c1fb925ceb54fd85783
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11775
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Soluções de tecnologias de informação e comunicação para implementação do conceito V2GVeículos eléctricosTecnologias de informaçãoSistemas celularesRedes sem fiosA integração dos veículos elétricos nas redes inteligentes apresenta diversos desafios. De entre eles refira-se, os elevados valores de potência envolvida e a intrínseca mobilidade dos veículos elétricos, os quais se deslocam para além do alcance da rede inteligente de âmbito residencial. Para ultrapassar estas limitações foi proposta e implementada uma arquitetura de tecnologias de informação e comunicação. A solução proposta inclui um algoritmo de gestão de energia que visa otimizar a capacidade de armazenamento das baterias do veículo de acordo com considerações de ordem económica e técnica. Dependendo do valor do estado de carga da bateria, do preço da energia e do perfil de utilização de energia, por parte do consumidor, o algoritmo avalia as condições para concretizar o conceito vehicle to grid. Para o efeito, foi desenvolvida uma solução técnica para monitorizar as baterias, nomeadamente o seu estado de carga, o seu estado de saúde, a energia disponível e o valor da potência instantânea solicitada ao longo do percurso. Para além disso, foram projetados e implementados diversos módulos eletrónicos, os quais têm por objetivo adquirir os valores anteriormente mencionados, os quais estão disponíveis a partir da rede CAN do veículo. Os recursos dos sistemas celulares existentes (2G/3G e 4G) e das redes sem fios serão utilizados para realizar essa troca de informações crucial, em conformidade com protocolos proprietários. Os dados recolhidos são gravados numa base de dados que é acessível a diversos aplicativos do agregador de informação, do escalonador das cargas, e do operador de rede elétrica. Finalmente, foram analisados os resultados obtidos nos testes de campo, para validar a arquitetura de tecnologias de informação e comunicação proposta. Os testes de campo foram realizados em Coimbra, usando para o efeito um veículo híbrido plug-in, o Chevrolet Volt, e um veículo elétrico puro, o Nissan Leaf.Santos, Vítor Daniel Neto dosRepositório ComumGonçalves, José Miguel Ribeiro2016-03-04T17:12:49Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11775201191628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:34.359408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Soluções de tecnologias de informação e comunicação para implementação do conceito V2G
title Soluções de tecnologias de informação e comunicação para implementação do conceito V2G
spellingShingle Soluções de tecnologias de informação e comunicação para implementação do conceito V2G
Gonçalves, José Miguel Ribeiro
Veículos eléctricos
Tecnologias de informação
Sistemas celulares
Redes sem fios
title_short Soluções de tecnologias de informação e comunicação para implementação do conceito V2G
title_full Soluções de tecnologias de informação e comunicação para implementação do conceito V2G
title_fullStr Soluções de tecnologias de informação e comunicação para implementação do conceito V2G
title_full_unstemmed Soluções de tecnologias de informação e comunicação para implementação do conceito V2G
title_sort Soluções de tecnologias de informação e comunicação para implementação do conceito V2G
author Gonçalves, José Miguel Ribeiro
author_facet Gonçalves, José Miguel Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Vítor Daniel Neto dos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, José Miguel Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos eléctricos
Tecnologias de informação
Sistemas celulares
Redes sem fios
topic Veículos eléctricos
Tecnologias de informação
Sistemas celulares
Redes sem fios
description A integração dos veículos elétricos nas redes inteligentes apresenta diversos desafios. De entre eles refira-se, os elevados valores de potência envolvida e a intrínseca mobilidade dos veículos elétricos, os quais se deslocam para além do alcance da rede inteligente de âmbito residencial. Para ultrapassar estas limitações foi proposta e implementada uma arquitetura de tecnologias de informação e comunicação. A solução proposta inclui um algoritmo de gestão de energia que visa otimizar a capacidade de armazenamento das baterias do veículo de acordo com considerações de ordem económica e técnica. Dependendo do valor do estado de carga da bateria, do preço da energia e do perfil de utilização de energia, por parte do consumidor, o algoritmo avalia as condições para concretizar o conceito vehicle to grid. Para o efeito, foi desenvolvida uma solução técnica para monitorizar as baterias, nomeadamente o seu estado de carga, o seu estado de saúde, a energia disponível e o valor da potência instantânea solicitada ao longo do percurso. Para além disso, foram projetados e implementados diversos módulos eletrónicos, os quais têm por objetivo adquirir os valores anteriormente mencionados, os quais estão disponíveis a partir da rede CAN do veículo. Os recursos dos sistemas celulares existentes (2G/3G e 4G) e das redes sem fios serão utilizados para realizar essa troca de informações crucial, em conformidade com protocolos proprietários. Os dados recolhidos são gravados numa base de dados que é acessível a diversos aplicativos do agregador de informação, do escalonador das cargas, e do operador de rede elétrica. Finalmente, foram analisados os resultados obtidos nos testes de campo, para validar a arquitetura de tecnologias de informação e comunicação proposta. Os testes de campo foram realizados em Coimbra, usando para o efeito um veículo híbrido plug-in, o Chevrolet Volt, e um veículo elétrico puro, o Nissan Leaf.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-04T17:12:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11775
201191628
url http://hdl.handle.net/10400.26/11775
identifier_str_mv 201191628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011887730688