A educação superior em saúde no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mariana Conceição
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hartz, Z, Magalhães, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/116497
Resumo: Segundo o Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde, metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde. Uma vez que o estado de saúde é obtido pelo completo estado de bem estar de uma população, esta é a constante busca da humanidade. Como o século 21 é caracterizado como uma era informacional e do conhecimento, cada vez mais esforços são envidados para melhoria contínua desses povos. O setor farmacêutico movimenta mais de US$ 1,3 trilhões/ano. O cenário é complexo e perpassa desde a investigação básica de fármacos e medicamentos a apropriação do conhecimento na sociedade – o medicamento na “prateleira”. Soma-se a este sistema complexo da saúde, os hábitos, epidemiologia, promoção da saúde, avanços científicos e tecnológicos etc. A gestão deste processo se configura como um complexo paradigma educacional para efetiva translação do conhecimento, cuja avaliação em saúde deve ser parte integrante do processo para melhoria contínua e subsídios aos tomadores e decisão, uma vez que o setor saúde demanda a integração de especialistas de múltiplas áreas para a convergência pragmática de ações. Assim, uma abordagem educativa neste setor, que proporcione formar competências em conjunto com a vivência profissional, dinamiza e favorece o processo de ensino aprendizagem, com resoluções práticas, de problemas reais da indústria analisados à luz de conceitos com forte base académica. A experiência deste ensino profissional-académico mostrou-se promissor com subsídios à mudança de legislação, otimização de processos industriais e metodologias para desenvolvimento tecnológico. According to the World Bank and the World Health Organization, half of the world population does not have access to essential health services. Since the state of health is achieved by the complete state of well-being of a population, this is the constant search for humanity. As the 21st century is characterized as an information and knowledge era, more and more efforts are being made to continuously improve these peoples. The pharmaceutical sector generates more than US $ 1.3 trillion/year. The scenario is complex and runs from the basic investigation of drugs and medicines to the appropriation of knowledge in society - the medicine on the “shelf ”. In addition to this complex health system, habits, epidemiology, health promotion, scientific and technological advances, etc. The management of this process is configured as a complex educational paradigm for effective translation of knowledge, whose health assessment must be an integral part of the process for continuous improvement and subsidies to policy makers and decision makers, since the health sector demands the integration of specialists from multiple areas for pragmatic convergence of actions. Thus, an educational approach in this sector, which provides training skills together with professional experience, streamlines and favors the teaching-learning process, with practical resolutions, of real industry problems analyzed in the light of concepts with a strong academic base. The experience of this professional-academic education proved to be promising with subsidies to change legislation, optimization of industrial processes and methodologies for technological development.
id RCAP_a54f4e98c927a35a806aa38a9ea10b36
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/116497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação superior em saúde no BrasilHigher health education in Brazilthe experience of Fiocruz’s PPG professionala experiência do PPG profissional da FiocruzSaúdeEducaçãoGestão do conhecimentoFarmacêuticaAvaliação em saúdeHealthEducationKnowledge managementPharmaceuticalHealth evaluationHealth PolicySDG 3 - Good Health and Well-beingSegundo o Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde, metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde. Uma vez que o estado de saúde é obtido pelo completo estado de bem estar de uma população, esta é a constante busca da humanidade. Como o século 21 é caracterizado como uma era informacional e do conhecimento, cada vez mais esforços são envidados para melhoria contínua desses povos. O setor farmacêutico movimenta mais de US$ 1,3 trilhões/ano. O cenário é complexo e perpassa desde a investigação básica de fármacos e medicamentos a apropriação do conhecimento na sociedade – o medicamento na “prateleira”. Soma-se a este sistema complexo da saúde, os hábitos, epidemiologia, promoção da saúde, avanços científicos e tecnológicos etc. A gestão deste processo se configura como um complexo paradigma educacional para efetiva translação do conhecimento, cuja avaliação em saúde deve ser parte integrante do processo para melhoria contínua e subsídios aos tomadores e decisão, uma vez que o setor saúde demanda a integração de especialistas de múltiplas áreas para a convergência pragmática de ações. Assim, uma abordagem educativa neste setor, que proporcione formar competências em conjunto com a vivência profissional, dinamiza e favorece o processo de ensino aprendizagem, com resoluções práticas, de problemas reais da indústria analisados à luz de conceitos com forte base académica. A experiência deste ensino profissional-académico mostrou-se promissor com subsídios à mudança de legislação, otimização de processos industriais e metodologias para desenvolvimento tecnológico. According to the World Bank and the World Health Organization, half of the world population does not have access to essential health services. Since the state of health is achieved by the complete state of well-being of a population, this is the constant search for humanity. As the 21st century is characterized as an information and knowledge era, more and more efforts are being made to continuously improve these peoples. The pharmaceutical sector generates more than US $ 1.3 trillion/year. The scenario is complex and runs from the basic investigation of drugs and medicines to the appropriation of knowledge in society - the medicine on the “shelf ”. In addition to this complex health system, habits, epidemiology, health promotion, scientific and technological advances, etc. The management of this process is configured as a complex educational paradigm for effective translation of knowledge, whose health assessment must be an integral part of the process for continuous improvement and subsidies to policy makers and decision makers, since the health sector demands the integration of specialists from multiple areas for pragmatic convergence of actions. Thus, an educational approach in this sector, which provides training skills together with professional experience, streamlines and favors the teaching-learning process, with practical resolutions, of real industry problems analyzed in the light of concepts with a strong academic base. The experience of this professional-academic education proved to be promising with subsidies to change legislation, optimization of industrial processes and methodologies for technological development.Global Health and Tropical Medicine (GHTM)Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)Population health, policies and services (PPS)RUNSouza, Mariana ConceiçãoHartz, ZMagalhães, Jorge2021-04-30T22:43:10Z2020-10-282020-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article10application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/116497porPURE: 26325159https://doi.org/10.25761/anaisihmt.362info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:59:06Zoai:run.unl.pt:10362/116497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:43:05.683365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação superior em saúde no Brasil
Higher health education in Brazilthe experience of Fiocruz’s PPG professional
a experiência do PPG profissional da Fiocruz
title A educação superior em saúde no Brasil
spellingShingle A educação superior em saúde no Brasil
Souza, Mariana Conceição
Saúde
Educação
Gestão do conhecimento
Farmacêutica
Avaliação em saúde
Health
Education
Knowledge management
Pharmaceutical
Health evaluation
Health Policy
SDG 3 - Good Health and Well-being
title_short A educação superior em saúde no Brasil
title_full A educação superior em saúde no Brasil
title_fullStr A educação superior em saúde no Brasil
title_full_unstemmed A educação superior em saúde no Brasil
title_sort A educação superior em saúde no Brasil
author Souza, Mariana Conceição
author_facet Souza, Mariana Conceição
Hartz, Z
Magalhães, Jorge
author_role author
author2 Hartz, Z
Magalhães, Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Global Health and Tropical Medicine (GHTM)
Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)
Population health, policies and services (PPS)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mariana Conceição
Hartz, Z
Magalhães, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Educação
Gestão do conhecimento
Farmacêutica
Avaliação em saúde
Health
Education
Knowledge management
Pharmaceutical
Health evaluation
Health Policy
SDG 3 - Good Health and Well-being
topic Saúde
Educação
Gestão do conhecimento
Farmacêutica
Avaliação em saúde
Health
Education
Knowledge management
Pharmaceutical
Health evaluation
Health Policy
SDG 3 - Good Health and Well-being
description Segundo o Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde, metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde. Uma vez que o estado de saúde é obtido pelo completo estado de bem estar de uma população, esta é a constante busca da humanidade. Como o século 21 é caracterizado como uma era informacional e do conhecimento, cada vez mais esforços são envidados para melhoria contínua desses povos. O setor farmacêutico movimenta mais de US$ 1,3 trilhões/ano. O cenário é complexo e perpassa desde a investigação básica de fármacos e medicamentos a apropriação do conhecimento na sociedade – o medicamento na “prateleira”. Soma-se a este sistema complexo da saúde, os hábitos, epidemiologia, promoção da saúde, avanços científicos e tecnológicos etc. A gestão deste processo se configura como um complexo paradigma educacional para efetiva translação do conhecimento, cuja avaliação em saúde deve ser parte integrante do processo para melhoria contínua e subsídios aos tomadores e decisão, uma vez que o setor saúde demanda a integração de especialistas de múltiplas áreas para a convergência pragmática de ações. Assim, uma abordagem educativa neste setor, que proporcione formar competências em conjunto com a vivência profissional, dinamiza e favorece o processo de ensino aprendizagem, com resoluções práticas, de problemas reais da indústria analisados à luz de conceitos com forte base académica. A experiência deste ensino profissional-académico mostrou-se promissor com subsídios à mudança de legislação, otimização de processos industriais e metodologias para desenvolvimento tecnológico. According to the World Bank and the World Health Organization, half of the world population does not have access to essential health services. Since the state of health is achieved by the complete state of well-being of a population, this is the constant search for humanity. As the 21st century is characterized as an information and knowledge era, more and more efforts are being made to continuously improve these peoples. The pharmaceutical sector generates more than US $ 1.3 trillion/year. The scenario is complex and runs from the basic investigation of drugs and medicines to the appropriation of knowledge in society - the medicine on the “shelf ”. In addition to this complex health system, habits, epidemiology, health promotion, scientific and technological advances, etc. The management of this process is configured as a complex educational paradigm for effective translation of knowledge, whose health assessment must be an integral part of the process for continuous improvement and subsidies to policy makers and decision makers, since the health sector demands the integration of specialists from multiple areas for pragmatic convergence of actions. Thus, an educational approach in this sector, which provides training skills together with professional experience, streamlines and favors the teaching-learning process, with practical resolutions, of real industry problems analyzed in the light of concepts with a strong academic base. The experience of this professional-academic education proved to be promising with subsidies to change legislation, optimization of industrial processes and methodologies for technological development.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28
2020-10-28T00:00:00Z
2021-04-30T22:43:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/116497
url http://hdl.handle.net/10362/116497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PURE: 26325159
https://doi.org/10.25761/anaisihmt.362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138041298681856