O cuidado de enfermagem especializado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37212 |
Resumo: | O presente relatório é elaborado no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do Curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Assumindo uma perspetiva descritiva e reflexiva debruça-se sobre as vivências que decorreram nos contextos de estágio Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos. A sua leitura permite compreender o processo evolutivo no desenvolvimento de competências clínicas especializadas, as quais foram construídas no cuidado da pessoa em situação crítica e família, com base numa prática profissional de acordo com os princípios éticos e deontológicos e assente na evidência científica. Para orientar e efetivar o exercício reflexivo, que subsidia o desenvolvimento das competências clínicas, recorreu-se à Teoria das Transições na qual a valorização da individualidade de cada pessoa na resposta à transição saúde - doença e a necessidade de capacitar a pessoa em situação crítica e família para se ajustarem à mudança, apelam ao cuidado integral de enfermagem. A comunicação enquanto competência chave do cuidado de enfermagem especializado, constituiu o eixo comum, enquadrando todas as atividades desenvolvidas: a comunicação entre os profissionais, incluindo em situações de urgência e emergência; a comunicação com a Pessoa em processo de transição saúde - doença e com a Família, valorizando os impactos emocionais que a situação acarreta. Identificaram-se aspetos de melhoria contínua da qualidade relativos a áreas da comunicação: no Serviço de Urgência a importância de promover uma comunicação eficaz na transferência de informação, no momento da admissão hospitalar, realizada pelos tripulantes de ambulância enquanto no contexto da Unidade de Cuidados Intensivos são de realçar as atividades relativas aos registos informatizados, traduzidas na melhoria da adequabilidade da parametrização do SClínico à realidade da unidade, enquanto forma de documentar o cuidado de enfermagem e promover a qualidade da comunicação interprofissional e intraprofissional. Em continuidade, a realização de uma revisão da literatura sobre o constructo “Ambiente de Prática de Enfermagem” em contexto de cuidados intensivos, mostrou pertinência por permitir analisar, de forma estruturada, os impactos que variáveis, tais como a liderança, o reconhecimento dos profissionais ou a relação colegial entre médicos e enfermeiros, têm nos resultados em saúde da Pessoa em situação crítica. |
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O cuidado de enfermagem especializadoTransiçõesCompetênciasComunicaçãoAmbiente de prática de enfermagemTransitionsSkillCommunicationNurse pratice environmentDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório é elaborado no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do Curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Assumindo uma perspetiva descritiva e reflexiva debruça-se sobre as vivências que decorreram nos contextos de estágio Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos. A sua leitura permite compreender o processo evolutivo no desenvolvimento de competências clínicas especializadas, as quais foram construídas no cuidado da pessoa em situação crítica e família, com base numa prática profissional de acordo com os princípios éticos e deontológicos e assente na evidência científica. Para orientar e efetivar o exercício reflexivo, que subsidia o desenvolvimento das competências clínicas, recorreu-se à Teoria das Transições na qual a valorização da individualidade de cada pessoa na resposta à transição saúde - doença e a necessidade de capacitar a pessoa em situação crítica e família para se ajustarem à mudança, apelam ao cuidado integral de enfermagem. A comunicação enquanto competência chave do cuidado de enfermagem especializado, constituiu o eixo comum, enquadrando todas as atividades desenvolvidas: a comunicação entre os profissionais, incluindo em situações de urgência e emergência; a comunicação com a Pessoa em processo de transição saúde - doença e com a Família, valorizando os impactos emocionais que a situação acarreta. Identificaram-se aspetos de melhoria contínua da qualidade relativos a áreas da comunicação: no Serviço de Urgência a importância de promover uma comunicação eficaz na transferência de informação, no momento da admissão hospitalar, realizada pelos tripulantes de ambulância enquanto no contexto da Unidade de Cuidados Intensivos são de realçar as atividades relativas aos registos informatizados, traduzidas na melhoria da adequabilidade da parametrização do SClínico à realidade da unidade, enquanto forma de documentar o cuidado de enfermagem e promover a qualidade da comunicação interprofissional e intraprofissional. Em continuidade, a realização de uma revisão da literatura sobre o constructo “Ambiente de Prática de Enfermagem” em contexto de cuidados intensivos, mostrou pertinência por permitir analisar, de forma estruturada, os impactos que variáveis, tais como a liderança, o reconhecimento dos profissionais ou a relação colegial entre médicos e enfermeiros, têm nos resultados em saúde da Pessoa em situação crítica.This report has been written for the curricular Unit “Estágio Final e Relatório” the Master’s Degree in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing, on the area of Nursing to the Person in Critical condition of Institute of Health Sciences from the Portuguese Catholic University. Taking a descriptive and reflective perspective on, it focuses on the personal experiences in the context of clinical schooling: Emergency Service and Intensive Care Unit. This report intends to describe the evolving process of skill acquisition, centered on the development of specialized clinical skills, which were acquired through caring for patients in critical states and their families, and in the context of professional practice according to the ethical and deontological principles from an evidence-based practice. In order to guide and complete the reflective exercise in which the development of the clinical skills is based, the Theory of Transitions was used. This theory focuses on the value of the individuality of each person’s response in the transition from health to sickness and the need to empower the person in critical condition and their family in order to adjust to the new reality in which nursing care plays a critical role. It highlighted communication as a key skill in specialized nursing care, linking it across all activities performed: communication between professionals, including in urgency and emergency situations; communication with the Person going trough the health - sickness transition a their family; awareness of the emotional impacts that each situation bring. Identified continuous quality improvements regarding communication: in the Emergency Unit the importance of promoting an effective communication in the transfer of information from the ambulance crew in the moment of hospital admission; in the Intensive Care Unit the focus was on activities related to the digital records, materialized in the improvement of the contextual use of SClínico to the unit’s reality as a tool to document nursing care and promote the quality of intra and interprofessional communication. Furthermore, carrying out a revision of literature regarding “Nurse Practice Environment” at Intensive Care Unit , proved pertinent as it allowed a methodical approach to the study of the impacts that variables such as leadership, recognition or colleague relations between doctors and nursed may have in the heath of a person in critical condition.Veludo, FilipaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMartins, Isabel Maria Melgueira Baptista Ramos da Silva2023-06-06T00:30:31Z2022-01-1720212022-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37212TID:202949516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:38Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:15.747863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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