Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria Da Luz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13164
Resumo: Trabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Ciência da Informação (Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra).
id RCAP_a54fd0977a0cef6b100e2c8d66aa8766
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13164
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúdeSystematic reviews and meta-analyses: the required training for health professionalsLiteracia da informaçãoCapacitaçãoRevisão sistemáticaMeta-análiseInformation literacyTrainingSystematic reviewMeta-analysisTrabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Ciência da Informação (Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra).Introdução: Para garantir a constante atualização de conhecimentos e exercer a prática clínica de forma segura e responsável, um profissional de saúde teria de ler vários artigos diariamente; ainda assim, dificilmente conseguiria abarcar o conjunto da literatura científica publicada na sua área. Dadas as dificuldades de rastreio de todos os estudos originais, os artigos de revisão sistemática e as meta-análises acabam por ser uma importante fonte de evidência resumida sobre uma temática específica; ajudam os profissionais de saúde a fazer uma gestão do conhecimento científico anualmente publicado, reúnem a evidência relevante e utilizam uma metodologia de análise clara e transparente, minimizando o viés e conduzindo estes profissionais à melhoria da prática baseada em evidências. O objetivo do presente estudo é o de identificar as competências que os profissionais de saúde devem adquirir para que as revisões sistemáticas e as meta-análises representem um contributo válido na sua atualização de conhecimentos e uma mais-valia na prática clínica. Métodos: A metodologia seguida envolve duas etapas: a revisão da literatura e o uso da técnica do cross-referencing. Para a revisão da literatura realizou-se uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE (via plataforma PubMed), Scopus e Web of Science, que respondesse ao objetivo em estudo. Para a segunda etapa, a do exercício de cross-referencing, foram submetidos os artigos mais relevantes para recolha de literatura científica similar e para análise paralela das referências citadas nos estudos. Resultados: A análise dos resultados permite compreender a complexidade das revisões sistemáticas e das meta-análises e identificar um conjunto de competências que os profissionais de saúde devem adquirir, refletir e atualizar regularmente para que a sua prática clínica beneficie dos resultados alcançados por estas tipologias de estudo, a saber: saber pesquisar e avaliar informação científica; saber recuperar informação científica a partir de diferentes bases de dados; evidenciar capacidade de gestão da informação; evidenciar pensamento crítico; saber trabalhar em equipa; saber colaborar eficazmente com os outros; saber avaliar a literatura científica; evidenciar capacidade de análise e de síntese; saber tratar e processar a informação científica; saber tratar estatisticamente a informação; saber usar um software de análise estatística; assumir a tomada de decisão; evidenciar competência metodológica e estatística; evidenciar domínio das metodologias; saber aplicar conhecimentos de escrita académica/científica. Algumas destas competências são do foro biblioteconómico, pelo que a colaboração dos bibliotecários em equipas de investigação é destacada, valorizada e incentivada. Conclusões: As revisões sistemáticas e as meta-análises são estudos que apresentam evidências essenciais para a prática clínica. Espera-se que os profissionais de saúde e os investigadores compreendam e adquiram as competências necessárias, metodologicamente sólidas, para a preparação e condução destes estudos, em estreita colaboração com bibliotecários e bibliotecas.ABSTRACT - Introduction: To ensure the constant updating of knowledge and exercise clinical practice in a safe and responsible manner, a health professional would have to read several articles daily; even so, he would hardly be able to cover all the scientific literature published in his field. Given the difficulties of screening all original works, systematic review articles and meta-analyses end up being an important source of summary evidence on a specific theme; they help health professionals to manage scientific knowledge annually published, gather relevant evidence and use a clear and transparent analysis methodology, minimizing bias and leading these professionals to improve evidence-based practice. The aim of this study is to identify the competencies that health professionals should acquire so that systematic reviews and meta-analyses represent a valid contribution in their knowledge updating and an added value in clinical practice. Methods: The methodology followed involves two stages: the literature review and the use of the cross-referencing technique. For the literature review, a survey was conducted in the MEDLINE databases (via PubMed platform), Scopus and Web of Science, which responded to the objective under study. For the second stage, the cross-referencing exercise, the most relevant articles were analyzed for retrieval of similar scientific literature and for parallel analysis of the references cited in the studies. Results: The analysis of the results allows understanding the complexity of systematic reviews and meta-analyses and identifying a set of skills that health professionals should acquire, reflect and regularly update so that their clinical practice benefits from the results achieved by these types of studies: know how to research and evaluate scientific information; know how to retrieve scientific information from different databases; evidence information management skills; evidence critical thinking; know how to work in teams; know how to collaborate effectively with others; know how to evaluate scientific literature; evidence analysis and synthesis skills; know how to handle and process scientific information; know how to statistically handle information; know how to use statistical analysis software; assume decision making; evidence methodological and statistical competence; evidence of mastery of methodologies; knowledge of academic/scientific writing. Some of these skills are of the librarian forum, so the collaboration of librarians in research teams is highlighted, valued, and encouraged. Conclusions: Systematic reviews and meta-analyses are studies that present essential evidence for clinical practice. Health professionals and researchers are expected to understand and acquire the necessary methodologically skills to prepare and conduct these studies, in close collaboration with librarians and libraries.Associação Portuguesa de Documentação e Informação em SaúdeRCIPLAntunes, Maria Da LuzLopes, Carlos2021-03-28T16:05:10Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13164porAntunes ML, Lopes C. Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde. In: XIV Jornadas APDIS, Centro Hospitalar Universitário do Porto, 26 e 27 de outubro de 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:09.725351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde
Systematic reviews and meta-analyses: the required training for health professionals
title Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde
spellingShingle Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde
Antunes, Maria Da Luz
Literacia da informação
Capacitação
Revisão sistemática
Meta-análise
Information literacy
Training
Systematic review
Meta-analysis
title_short Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde
title_full Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde
title_fullStr Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde
title_full_unstemmed Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde
title_sort Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde
author Antunes, Maria Da Luz
author_facet Antunes, Maria Da Luz
Lopes, Carlos
author_role author
author2 Lopes, Carlos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria Da Luz
Lopes, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia da informação
Capacitação
Revisão sistemática
Meta-análise
Information literacy
Training
Systematic review
Meta-analysis
topic Literacia da informação
Capacitação
Revisão sistemática
Meta-análise
Information literacy
Training
Systematic review
Meta-analysis
description Trabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Ciência da Informação (Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10
2020-10-01T00:00:00Z
2021-03-28T16:05:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13164
url http://hdl.handle.net/10400.21/13164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antunes ML, Lopes C. Revisões sistemáticas e meta-análises: a capacitação requerida aos profissionais de saúde. In: XIV Jornadas APDIS, Centro Hospitalar Universitário do Porto, 26 e 27 de outubro de 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Documentação e Informação em Saúde
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Documentação e Informação em Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133482275831808