Viajantes, peregrinos e migrantes, no Período Moderno: a população arcuense em circulação nos séculos XVII e XVIII
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74797 |
Resumo: | A circulação da população tem sido uma constante ao longo das diferentes épocas históricas. O movimento de pessoas possui razões diversas, como as peregrinações, migrações, tratamento de doenças ou negócios. As principais formas de locomoção, no período moderno, sobre o qual nos debruçaremos, consistiam em andar a pé ou a cavalo. Contudo, esta última apresentava- se bastante dispendiosa, pois implicava a posse e alimentação do animal. Os grupos sociais mais favorecidos podiam recorrer ao uso de coches e carruagens, onde conseguiam um maior conforto e aconchego para as deslocações. Por fim, havia a possibilidade de fazer as deslocações através de barco. Era uma das formas mais rápidas de locomoção, mas também uma das mais perigosas, devido às muitas tempestades que levavam ao naufrágio das embarcações. |
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Viajantes, peregrinos e migrantes, no Período Moderno: a população arcuense em circulação nos séculos XVII e XVIIIHumanidades::História e ArqueologiaA circulação da população tem sido uma constante ao longo das diferentes épocas históricas. O movimento de pessoas possui razões diversas, como as peregrinações, migrações, tratamento de doenças ou negócios. As principais formas de locomoção, no período moderno, sobre o qual nos debruçaremos, consistiam em andar a pé ou a cavalo. Contudo, esta última apresentava- se bastante dispendiosa, pois implicava a posse e alimentação do animal. Os grupos sociais mais favorecidos podiam recorrer ao uso de coches e carruagens, onde conseguiam um maior conforto e aconchego para as deslocações. Por fim, havia a possibilidade de fazer as deslocações através de barco. Era uma das formas mais rápidas de locomoção, mas também uma das mais perigosas, devido às muitas tempestades que levavam ao naufrágio das embarcações.Esta publicação tem o apoio do Financiamento Plurianual do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), Ref.ª UID/04509/2020, financiado por fundos nacionais (PIDDAC) através da FCT/MCTES.Santa Casa da Misericórdia de Arcos de ValdevezUniversidade do MinhoNeves, Liliana2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74797por2184-7959info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:03.883824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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