Conteúdos vídeo nos jornais online : o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Vânia Mafalda Girão de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1177
Resumo: A utilização de vídeos em jornais online é cada vez mais frequente. Na actualidade existem várias mudanças de paradigmas: a relação entre o leitor e os media é cada vez mais biunívoca (CÁDIMA, 1999); questionam-se os conceitos de Ciberjornalismo e Jornalismo Online (BASTOS, 2008); observa-se tanto o crescimento da procura de informação através dos jornais online(consultando as estatísticas), como o consumo do vídeo na Web. Esta dissertação pretende compreender a relevância que o vídeo tem adquirido naversão digital dos jornais, bem como explorar os critérios subjacentes àselecção dos vídeos inseridos num jornal online. Nesta investigação pretendeanalisar-se: a realidade portuguesa; a influência de algumas heurísticas construídas por jornalistas na abordagem editorial da actualidade e ocontributo da Web 2.0 para este fenómeno. O estudo descrito neste trabalho parte da análise de dados recolhidos por meio de inquéritos por entrevista, realizados a responsáveis de diversos jornais portugueses generalistas com presença online, e cujo modelo digital se encontra já próximo daquilo que Gonzalez (2000) defende como o modelo multimédia. Este estudo multicaso pretende dar um contributo sobre aaceitação desta nova prática e a forma como é feita a escolha/produção dosvídeos para a versão digital dos jornais. Servirá assim para fazer o ponto dasituação desta temática em Portugal, trazendo ainda algumas posições (daamostra da realidade entrevistada) em relação às perspectivas de desenvolvimento do vídeo nos jornais, a importância da interacção com o leitore a relevância da adaptação a novos meios (como por exemplo a plataformamobile). ABSTRACT: The use of videos in online newspapers is increasing (in frequency). Currently,many changes are being made on paradigms: the evolution of the relationbetween the reader and the media is becoming increasingly two-way (CÁDIMA, 1999); the concepts of Ciberjournalism and Online Journalism are being questioned (BASTOS, 2008); the increase in search for information through the online newspapers (consulting the statistics), such as the consumption of videoon the Web. This dissertation intends to understand the relevance that the video has acquired in the digital version of newspapers, as well as explore thecriteria underlying the selection of the videos inserted into an onlinenewspaper. This investigation intends to analyze: the Portuguese reality, the influence of some heuristics built by journalists on the present editorialapproach and the contribution of the Web 2.0 to this phenomenon. The study described in this essay starts with the analysis of collected datathrough inquiry by interview, made to responsibles of several general Portuguese newspapers with an online presence, whose digital model is already near of that defended by Gonzalez (2000) as being the multimediamodel. This multi-case study intends to be a contribution about the acceptance of this new practice and the way the choice/production of the videos to thedigital version of newspapers is made. It will be used to make the point of thistopic in Portugal, bringing yet some positions (from the sample of theinterviewed reality) in relation to the perspectives of video development onnewspapers, the importance of the interaction with the reader and therelevance of the adaptation to new means (such as mobile platforms).
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