O desenvolvimento do pensamento computacional através de tarefas plugged e unplugged: intervenção numa turma de 2.ºano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15856 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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O desenvolvimento do pensamento computacional através de tarefas plugged e unplugged: intervenção numa turma de 2.ºanoPensamento computacionalUnpluggedPluggedAbstraçãoDecomposiçãoReconhecimento de padrõesAlgoritmiaDepuraçãoComputational thinkingUnpluggedPluggedAbstractionDecompositionPattern recognitionAlgorithmsDebugRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório advém da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada II e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte refere-se ao relato de duas intervenções pedagógicas, uma realizada com uma turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e outra com duas turmas de 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte corresponde a um estudo qualitativo desenvolvido com a primeira turma referida. O estudo na segunda parte deste relatório procurou compreender como é que alunos do 2.º ano de escolaridade podem desenvolver o pensamento computacional a partir de atividades plugged e unplugged. Neste sentido, o estudo foi orientado por duas questões: (1) Que práticas do pensamento computacional surgem espontaneamente em crianças do 2.º ano em atividades plugged e unplugged? (2) Quais são as condições facilitadoras da gestão de uma aula que visa promover o pensamento computacional em crianças de 2.º ano? Tendo em consideração o paradigma interpretativo do objetivo geral do estudo, a metodologia considerada mais adequada foi a de natureza qualitativa, através de um ciclo de investigação-ação. Os dados foram obtidos através da observação direta participante, de registos vídeo e áudio e da recolha documental das resoluções de dez tarefas de promoção do pensamento computacional efetuadas por três alunos. As produções escritas dos alunos e da investigadora, e as consequentes discussões, foram analisadas, a fim de identificar as práticas do pensamento computacional mobilizadas espontaneamente ou com intervenção da investigadora e, também, os aspetos que contribuíram para o desenrolar das sessões promotoras desta competência. Através dos resultados obtidos, foi possível concluir que em tarefas plugged a prática da depuração é facilitada e mobilizada pelos alunos espontaneamente. O mesmo acontece com a prática frequente da decomposição, na resolução de problemas unplugged. Além disso, foi ainda possível identificar diversos fatores que contribuíram para o desenrolar das sessões, no que respeita à construção das próprias tarefas, os tipos de interação entre alunos e com a investigadora, e ainda a motivação do aluno e o nível de desafio das sessões.ABSTRACT This report is inserted in the curricular unit “Prática do Ensino Supervisionada II” and is divided in two parts. The first part refers to the account of two pedagogical interventions, one conducted with a class in the 2nd year of the Basic Education 1st Cycle, and another with two classes in the 6th year of the Basic Education 2nd Cycle. The second part corresponds to a qualitative study developed with the firstly mentioned class. The study in the second part of this report aimed at understanding how students from the 2nd school year can develop computational thinking through plugged and unplugged activities. To this end, the study was guided by two questions: (1) Which computational thinking practices spontaneously arise in 2nd year children in plugged and unplugged activities? (2) What are the facilitating conditions in managing a class that promotes computational thinking in 2nd year children? Considering the interpretative paradigm of the study’s general goal, a qualitative methodology, through a cycle of research-action, was considered most appropriate. Data was obtained from direct participating observation, video and audio recordings, and documentation of the resolution of ten tasks promoting computational thinking, each performed by three students. The written results from students and researcher, and consequent discussions, were analyzed, so as to identify which computational thinking practices were mobilized either spontaneously or with the intervention of the researcher, and also which aspects contributed to the development of the sessions promoting this skill. From the results, one concludes that, in plugged tasks, debugging is spontaneously done by the students. The same happens with the frequent practice of decomposition, in the solving of unplugged tasks. Furthermore, various factors contributing to the sessions development were identified, related to the task construction itself, to the types of interaction between students and the researcher, and also to the student’s motivation and the sessions’ difficulty level.Brunheira, LinaRCIPLBelbut, Sara Ferreira2023-03-29T10:34:13Z2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15856TID:203194381porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:52Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:27.350074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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