O processo de treino anual de uma equipa de formação no futebol (Sport Lisboa e Benfica)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9553 |
Resumo: | O trabalho que aqui apresentamos visa a elaboração de um relatório final de estágio que foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado, ministrado pela Universidade Lusófona de Lisboa, com vista à obtenção do grau de Mestre em Treino Desportivo na vertente do Alto Rendimento na especialidade de futebol. Este relatório foi realizado na equipa do Sport Lisboa e Benfica no escalão de Juniores “B” durante a época desportiva de 2011/12, que realizou o campeonato nacional do respectivo escalão organizado pela Federação Portuguesa de Futebol. O objectivo da realização deste estágio curricular visa elaborar uma análise do processo anual de treino da equipa, assim como apresentar o modelo de jogo que a representa e caracterize os métodos de treino utilizados nos diversos períodos que compuseram a época desportiva em estudo que potenciam esse mesmo modelo de jogo. Ao longo da época desportiva, os métodos específicos de preparação (MEP), encarnados pelos métodos de treino competitivos e sectoriais foram os preferencialmente utilizados para operacionalizar e potenciar o modelo de jogo pretendido, perfazendo 50% do tempo total de treino. A predominância na utilização dos MEP revela a grande transferibilidade que estes aportam, pois são aqueles que melhor traduzem a realidade competitiva que a confrontação desportiva acarreta através de contextos de exercitação que potenciem o modelo de jogo. Estes resultados mantiveram-se aquando da comparação da utilização destes métodos nos períodos pré-competitivo e no período competitivo no microciclo padrão que abrangeu apenas dois momentos de competição. Em ambos os períodos, não havendo grandes oscilações nos métodos de treino utilizados, demonstra a intencionalidade do treinador desde o período pré-competitivo criar uma progressão e sequenciação lógica e racional dos exercícios de treino objectivando uma regularidade dos mesmos para alcançar uma estabilização do processo de treino. O microciclo padrão comportou sempre uma regularidade ao longo das suas sessões de treino, sendo sequenciada, respectivamente, pelos métodos de preparação geral (MPG), pelos métodos específicos de preparação geral (MEPG) e MEP. |
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O processo de treino anual de uma equipa de formação no futebol (Sport Lisboa e Benfica)MESTRADO EM TREINO DESPORTIVOEDUCAÇÃO FÍSICATREINO DESPORTIVOFUTEBOLMETODOLOGIAS DO TREINO DESPORTIVOMODELOS DE FORMAÇÃODESPORTOPHYSICAL EDUCATIONSPORTS COACHINGFOOTBALLSPORTS COACHING METHODOLOGIESTRAINING MODELSSPORTO trabalho que aqui apresentamos visa a elaboração de um relatório final de estágio que foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado, ministrado pela Universidade Lusófona de Lisboa, com vista à obtenção do grau de Mestre em Treino Desportivo na vertente do Alto Rendimento na especialidade de futebol. Este relatório foi realizado na equipa do Sport Lisboa e Benfica no escalão de Juniores “B” durante a época desportiva de 2011/12, que realizou o campeonato nacional do respectivo escalão organizado pela Federação Portuguesa de Futebol. O objectivo da realização deste estágio curricular visa elaborar uma análise do processo anual de treino da equipa, assim como apresentar o modelo de jogo que a representa e caracterize os métodos de treino utilizados nos diversos períodos que compuseram a época desportiva em estudo que potenciam esse mesmo modelo de jogo. Ao longo da época desportiva, os métodos específicos de preparação (MEP), encarnados pelos métodos de treino competitivos e sectoriais foram os preferencialmente utilizados para operacionalizar e potenciar o modelo de jogo pretendido, perfazendo 50% do tempo total de treino. A predominância na utilização dos MEP revela a grande transferibilidade que estes aportam, pois são aqueles que melhor traduzem a realidade competitiva que a confrontação desportiva acarreta através de contextos de exercitação que potenciem o modelo de jogo. Estes resultados mantiveram-se aquando da comparação da utilização destes métodos nos períodos pré-competitivo e no período competitivo no microciclo padrão que abrangeu apenas dois momentos de competição. Em ambos os períodos, não havendo grandes oscilações nos métodos de treino utilizados, demonstra a intencionalidade do treinador desde o período pré-competitivo criar uma progressão e sequenciação lógica e racional dos exercícios de treino objectivando uma regularidade dos mesmos para alcançar uma estabilização do processo de treino. O microciclo padrão comportou sempre uma regularidade ao longo das suas sessões de treino, sendo sequenciada, respectivamente, pelos métodos de preparação geral (MPG), pelos métodos específicos de preparação geral (MEPG) e MEP.The main purpose of this work is the preparation of a final internship report, which was developed within the master´s degree lectured by the Lusófona University of Lisbon with the purpose of achieving the Master degree in Sport training in high yield shed of Football expertise. This report was accomplished in the team of Sport Lisboa and Benfica by the ranking Juinors B during the years 2011/12 which accomplished the national championship of its ranking organized by the Portuguese Football Federation. The main goal of this curricular internshiphas the aim to develop an analysis of the annual processo of the team training, as well as to presente the game model, which represents it and to characterize the training methods used in several spaces of time that composed the Sporting season studied above which potentiate this model game. Along the Sporting season, the specific methods of preparation expressed by competitive and sectorial training methods were mainly used to implemente and potentiate the game model wanted accounting 50% of the entire training rtime. The predominance in the use of the MEP reveals a greta tranferability that they bring because they are the ones that best reveals the competitive reality thet the Sporting confrontation brings about, through the exercise contexts which potentiate the model game. These results were the same when we compare the use of these methods in the pre-competitive and competitive spaces of time and in the patterns of microcycle which include just two competition moments. Both spaces of time although not having greta fluctuations in the training methods used, they reflect the coach´s intention since this pre-competitive spaces of time in creating s progression as well as logical and rational sequence of the training exercises aiming the regularity of them to reach a stability in the training process. The microcycle patterns included always a regualrity along the training sessions bring sequenced respectively by MPG, MEPG and MEP.2019-05-22T11:35:29Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9553TID:202246752porOliveira, António José Cardoso deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:02.299018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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