ALBA: um ensaio cibermuseal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Susana Almeida Tavares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34210
Resumo: A presente dissertação de natureza projetual, inscreve-se no domínio geral do Design sob a especificidade da museografia. Hoje, a tecnologia digital e a sua circunstância de comunicação em rede, revela-se um importante instrumento de mediação tecnológica com repercussão cultural, capaz de mediar o objeto museal com o público. Entendendo a museografia como um agente sociocultural de transformação, procurou-se explorar o discurso cibermuseográfico na comunicação da marca Alba, enquanto testemunho contemporâneo da sua industrialização, património e modelador da identidade local. Fundada em Albergaria-a-Velha, em 1921, a Alba possibilitou uma mudança paradigmática na construção da cultura material local. Outrora considerada uma das mais influentes indústrias de metalurgia portuguesa do século XX, notabilizou-se pela contínua produção e inovação de equipamentos, apresentando-se, invariavelmente, como uma entidade vanguardista no âmbito do design e tecnologia de fundição. O abandono ao esquecimento desta estrutura industrial, constitui o objeto de estudo desta dissertação, na qual se ensaia a sua possibilidade cibermuseal, de apresentação do automóvel protótipo Alba, enquanto produto de referência do potencial desta marca. O objetivo do projeto consistiu-se no ensaio experimental para aferição da aplicação das diversas ferramentas de comunicação e interação digital hoje disponíveis, focado na mostra do mais audaz produto desta empresa, visando a valorização territorial através do desenvolvimento económico e social da região, assim impedindo a ostracização da cultura material local e incrementando o sentimento de pertença da comunidade Albergariense. De modo a alcançar o objetivo proposto, adotaram-se metodologias do tipo qualitativo e exploratório, suportadas pela revisão de literatura centrada nos temas — O museu do século XXI no ciberespaço e Declinação do design da experiência à experiência cibermuseal — e pela investigação do estado da arte através da observação, recolha e análise dos exemplos considerados significativos da cultura cibermuseal contemporânea. Justificou-se, igualmente, a realização de entrevistas a protagonistas das Fábricas Alba para consolidação de conhecimentos e arquivo documental. Definido o programa de trabalhos, desenvolveu-se o estudo e maquetagem de exercícios parcelares de interação, que determinaram a criação do protótipo geral dirigido ao núcleo museal escolhido, exemplificando o desempenho do conjunto, para a compreensão e validação externa da proposta, por meio de um questionário de inquérito e testes de usabilidade.
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Outrora considerada uma das mais influentes indústrias de metalurgia portuguesa do século XX, notabilizou-se pela contínua produção e inovação de equipamentos, apresentando-se, invariavelmente, como uma entidade vanguardista no âmbito do design e tecnologia de fundição. O abandono ao esquecimento desta estrutura industrial, constitui o objeto de estudo desta dissertação, na qual se ensaia a sua possibilidade cibermuseal, de apresentação do automóvel protótipo Alba, enquanto produto de referência do potencial desta marca. O objetivo do projeto consistiu-se no ensaio experimental para aferição da aplicação das diversas ferramentas de comunicação e interação digital hoje disponíveis, focado na mostra do mais audaz produto desta empresa, visando a valorização territorial através do desenvolvimento económico e social da região, assim impedindo a ostracização da cultura material local e incrementando o sentimento de pertença da comunidade Albergariense. De modo a alcançar o objetivo proposto, adotaram-se metodologias do tipo qualitativo e exploratório, suportadas pela revisão de literatura centrada nos temas — O museu do século XXI no ciberespaço e Declinação do design da experiência à experiência cibermuseal — e pela investigação do estado da arte através da observação, recolha e análise dos exemplos considerados significativos da cultura cibermuseal contemporânea. Justificou-se, igualmente, a realização de entrevistas a protagonistas das Fábricas Alba para consolidação de conhecimentos e arquivo documental. Definido o programa de trabalhos, desenvolveu-se o estudo e maquetagem de exercícios parcelares de interação, que determinaram a criação do protótipo geral dirigido ao núcleo museal escolhido, exemplificando o desempenho do conjunto, para a compreensão e validação externa da proposta, por meio de um questionário de inquérito e testes de usabilidade.This project-based dissertation is part of the general domain of Design under the specificity of museography. Nowadays, digital technology and the associated network communication reveal itself as an important tool with cultural repercussions, capable of connecting the museum object with the public. Seeing museography as a sociocultural agent of transformation, one tried to explore the potential influence of a cybermuseography approach in the communication of the Alba brand as a contemporary proof of its industrialization, heritage and influence in the local community identity. Founded in Albergaria-a-Velha, in 1921, Alba enabled a change in the way to build local material culture. Once considered one of the most influential Portuguese metallurgy industries of the 20th century, it became famous for the continuous streamline of production and innovation of different products, invariably presenting itself as an avant-garde entity in the field of foundry, design and technology. The decline of this industrial structure to oblivion is the object of study of this dissertation, in which a cybermuseal possibility is rehearsed by presenting the Alba automobile prototype as a reference of this brand potential. The objective of this project consisted of an experimental assay to develop and analyse the application of several communication and digital interaction tools, that are available nowadays, focusing on the most audacious product of this company, by adding value to the local community through the economic and social development of the region, preventing the erosion of local material culture and increasing the sense of belonging of the community of Albergaria-a-Velha. In order to achieve the proposed objective, qualitative and exploratory methods were adopted, supported by a literature review of the following themes — The 21st century museum in cyberspace, The declination of experience design to cybermuseal experience — and by the investigation of the state of art through the observation, collection and analysis of examples considered significant in contemporary cyber museum culture. Interviews with Fábricas Alba protagonists were carried out to consolidate knowledge and the available archive. Once the work program was defined, the study and modelling of partial interaction exercises were developed, which determined the creation of the general prototype directed to the chosen museum nucleus, verifying the performance of the entire set, for the understanding and external validation of the proposal, through a survey questionnaire and usability tests2022-07-20T08:21:01Z2021-12-15T00:00:00Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34210porSilva, Carla Susana Almeida Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:04Zoai:ria.ua.pt:10773/34210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:35.602315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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