Análise comparativa da estratégia de marketing na indústria cervejeira nacional versus cervejas importadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Abdelai Carvalho Batista de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23629
Resumo: A estratégia de marketing desempenha um papel crucial no atual contexto empresarial, sendo um dos principais ativos de uma Empresa. A correta medição do Valor de Marca (Brand Equity) permitirá uma consciente tomada de decisão de possíveis investimentos de Marketing. O presente trabalho tem por objetivo geral efetuar uma análise comparativa da estratégia de marketing da cerveja Rosema versus Super Bock e Sagres em STP. Desenvolveu-se uma metodologia qualitativa e aplicou-se entrevistas aos principais responsáveis comerciais das cervejas em estudo em STP. Da análise dos resultados, concluiu-se que a Cerveja Rosema apresenta uma estratégia com base na relação preço/ qualidade, e de complementaridade para as famílias Santomenses tendo em conta as margens de lucro praticadas. Estes resultados permitiram ainda concluir que a cervejeira Rosema, não aplica por norma as estratégias de marketing. As estratégias concebidas são feitas de forma empírica, uma vez que o produto tem grande procura, e pouca oferta no mercado o que leva o mesmo a não se preocupar de forma premente; Abstract: Comparative analyzes of marketing strategies in the national Brewing industry versus imported beers The marketing strategy plays a crucial role in the current business context, being one of the main assets of a Company. The correct measurement of Brand Equity will allow a conscious decision-making of possible Marketing investments. The objective of the present work is to perform a comparative analysis of the marketing strategy of Rosema versus Super Bock and Sagres beer in STP. A qualitative methodology was developed and interviews were conducted with the main commercial managers of the beers under study in STP. From the analysis of the results, it was concluded that the Rosema Beer presents a strategy based on price / quality and complementarity for the Santomenses families taking into account the profit margins practiced. These results also allowed us to conclude that the brewer Rosema does not normally apply marketing strategies. Strategies are designed empirically, since the product has great demand, and little supply in the market which leads not to worry urgently.
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