As multiracionalidades no contexto da organização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria João
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3028
Resumo: O estudo das racionalidades nas organizações educativas, em particular na escola, tem como pano de fundo a problemática das decisões na educação e no ensino e a identificação dos interesses, lógicas e objectivos que lhes estão subjacentes. A recusa de uma concepção monista e absoluta de racionalidade coloca-nos perante a possibilidade de distinguirmos entre várias formas de racionalidade. Este objectivo pressupõe uma abordagem multifocalizada no estudo da escola considerando, em termos analíticos e de modo articulado, os modelos burocrático e anárquico, e arquitectando um aparelho conceptual que se articule com a proposta de estudo das multiracionalidades que incorporam as decisões que revelam diferentes formas de poder. Palavras-chave Decisões; Racionalidade burocrática; Multiracionalidades
id RCAP_a5a3d5df8678bd48df435d04ed422ed6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As multiracionalidades no contexto da organização escolarAs multiracionalidades no contexto da organização escolarArtigosO estudo das racionalidades nas organizações educativas, em particular na escola, tem como pano de fundo a problemática das decisões na educação e no ensino e a identificação dos interesses, lógicas e objectivos que lhes estão subjacentes. A recusa de uma concepção monista e absoluta de racionalidade coloca-nos perante a possibilidade de distinguirmos entre várias formas de racionalidade. Este objectivo pressupõe uma abordagem multifocalizada no estudo da escola considerando, em termos analíticos e de modo articulado, os modelos burocrático e anárquico, e arquitectando um aparelho conceptual que se articule com a proposta de estudo das multiracionalidades que incorporam as decisões que revelam diferentes formas de poder. Palavras-chave Decisões; Racionalidade burocrática; MultiracionalidadesL`étude de la rationalité dans le cadre de l`organisations éducatives, notamment à l`école, a le fond de la problématique des décisions dans l`éducation et dans l`enseignement et l`identification des intérêts, des logiques et des objectifs qui leur sont sous-jacents. Le refus d`une conception moniste et absolue met nous devant la possibilité de distinguer parmi différentes formes de rationalité. Cet objectif fait supposer une étude multi centrée dans l`école en considérant, en termes d`analyse et de façon articulée, les modèles bureaucratique et anarchique en concevant un appareil conceptuel qui est lié à l`étude proposée sur les multirationalités qui intègrent les décisions qui mettent en évidence les différentes formes de pouvoir. Mots-clé Décisions; Rationalité bureaucratique; MultirationalitésInstituto de Educação - Universidade do Minho2011-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3028por2183-04520871-9187Carvalho, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:09Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:28.280428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As multiracionalidades no contexto da organização escolar
As multiracionalidades no contexto da organização escolar
title As multiracionalidades no contexto da organização escolar
spellingShingle As multiracionalidades no contexto da organização escolar
Carvalho, Maria João
Artigos
title_short As multiracionalidades no contexto da organização escolar
title_full As multiracionalidades no contexto da organização escolar
title_fullStr As multiracionalidades no contexto da organização escolar
title_full_unstemmed As multiracionalidades no contexto da organização escolar
title_sort As multiracionalidades no contexto da organização escolar
author Carvalho, Maria João
author_facet Carvalho, Maria João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O estudo das racionalidades nas organizações educativas, em particular na escola, tem como pano de fundo a problemática das decisões na educação e no ensino e a identificação dos interesses, lógicas e objectivos que lhes estão subjacentes. A recusa de uma concepção monista e absoluta de racionalidade coloca-nos perante a possibilidade de distinguirmos entre várias formas de racionalidade. Este objectivo pressupõe uma abordagem multifocalizada no estudo da escola considerando, em termos analíticos e de modo articulado, os modelos burocrático e anárquico, e arquitectando um aparelho conceptual que se articule com a proposta de estudo das multiracionalidades que incorporam as decisões que revelam diferentes formas de poder. Palavras-chave Decisões; Racionalidade burocrática; Multiracionalidades
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3028
url https://doi.org/10.21814/rpe.3028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219700813824