Institucionalização, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/3505 https://doi.org/10.34628/6fpt-bt71 |
Resumo: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 121-128. |
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Institucionalização, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portuguesesJovens - Assistência em instituições - PsicologiaBem-estar - Aspectos psicológicosEmoções na adolescênciaRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 121-128.A literatura evidencia o papel da capacidade de regulação emocional no ajustamento e bem-estar dos indivíduos, i.e., para facilitar a ação nas diferentes situações de vida, de modo adaptativo. Há referências a que crianças e adolescentes institucionalizados mostram falhas na capacidade de regulação emocional que radicam na relação com os progenitores, sobretudo em situações de maus tratos. Analisou-se a regulação emocional e satisfação com a vida em função das variáveis institucionalização, género e idade. Participaram no estudo 47 jovens institucionalizados e não institucionalizados, de ambos os sexos, tendo-se utilizado a versão portuguesa das escalas ERICA e SWLS para avaliar a capacidade de regulação emocional e a satisfação com a vida, respetivamente. A satisfação com a vida não apresentou diferenças significativas em função das variáveis independentes, com médias de 3,17 (±0,85) nos masculinos e de 3,49 (±0,96) nos femininos; de 3,29 (±0,90) nos institucionalizados e 3,33 (±0,92) nos não institucionalizados. Não se registaram correlações significativas com a idade. Quanto à regulação emocional, evidenciaram-se diferenças estatisticamente significativas em função do género, na escala total (U=165,000; p=.024) e subescala Controlo Emocional (U=177,000; p=.045), favoráveis às raparigas, o que lhes confere uma melhor regulação e controlo emocional, não se evidenciando discriminatória a variável institucionalização (média de 3,40±0,62 nos institucionalizados e de 3,17±0,28 nos não institucionalizados). Quanto à idade, não se registam correlações significativas. Os resultados, dissonantes com a literatura na variável institucionalização, exigem um aprofundamento do estudo, quer em termos qualitativos, quer quantitativos.2017-08-03T09:50:58Z2017-08-032016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3505http://hdl.handle.net/11067/3505https://doi.org/10.34628/6fpt-bt71porNeves, Susana [et al.] (2016) - Institucionalização, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 121-128.1647-4120Institucionalização, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portuguesesNeves, SusanaMartins, EmíliaMagalhães, CátiaMendes, FranciscoNeves, SusanaMartins, EmíliaMagalhães, CátiaMendes, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:09Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:01.426733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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