Gestão de laboratório de calibração de equipamentos de análises de vibrações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alexandre Daniel Batista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36585
Resumo: O presente relatório refere-se ao estágio do autor, desenvolvido no contexto da metrologia, realizado num laboratório acreditado em análise de sensores de vibração, no Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ). Através da atividade do laboratório em apreço é garantida a rastreabilidade dos instrumentos de medição, de acordo com os requisitos e ou normas vigentes, aos mais diversos equipamentos industriais, bem como aos atinentes a estudos e projetos realizados na área do ambiente, saúde, higiene e segurança, construção, manutenção, desenvolvimento de produtos e indústria em geral. As atividades desenvolvidas no laboratório de vibração do ISQ são as seguintes: • Calibração de acelerómetros uniaxiais e triaxiais (X, Y, Z); • Calibradores de aceleração; • Analisadores de vibração; • Cadeias de medição (acelerómetros; condicionadores; e unidades de leitura) em aceleração; • Sistema de medição de vibração associada ao corpo humano (Norma ISO 8041:2017); • Sismógrafos. Em termos operacionais, os clientes do ISQ enviam os acelerómetros ou equipamentos de medição de vibração para o laboratório descrevendo o que pretendem que este faça. Podem solicitar a determinação da sensibilidade do acelerómetro numa só frequência, ou ao longo de uma faixa de frequências, determinando assim a variação de sensibilidade ao longo de todas as frequências. Também podem solicitar para calibrar a sua resposta em amplitude, ou seja, para determinar a sensibilidade do acelerómetro numa frequência especifica e avaliar apenas a amplitude nessa mesma frequência para verificar a variação à sensibilidade. No laboratório são realizadas calibrações a qualquer equipamento de medida de vibração, dentro das gamas de frequência e amplitude possíveis gerar. Em relação à calibração dos equipamentos de vibração no corpo humano, esta é feita de acordo com a norma ISO 8041:2017. Estes são os aspetos tratados ao longo do estágio e que são descritos ao longo do presente relatório, que correspondem ao estágio curricular do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do autor.
id RCAP_a5cce3331de07df78e0d8009f4b800aa
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36585
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de laboratório de calibração de equipamentos de análises de vibraçõesMetrologiaCalibraçãoVibraçãoAcelerómetrosVibraçõesO presente relatório refere-se ao estágio do autor, desenvolvido no contexto da metrologia, realizado num laboratório acreditado em análise de sensores de vibração, no Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ). Através da atividade do laboratório em apreço é garantida a rastreabilidade dos instrumentos de medição, de acordo com os requisitos e ou normas vigentes, aos mais diversos equipamentos industriais, bem como aos atinentes a estudos e projetos realizados na área do ambiente, saúde, higiene e segurança, construção, manutenção, desenvolvimento de produtos e indústria em geral. As atividades desenvolvidas no laboratório de vibração do ISQ são as seguintes: • Calibração de acelerómetros uniaxiais e triaxiais (X, Y, Z); • Calibradores de aceleração; • Analisadores de vibração; • Cadeias de medição (acelerómetros; condicionadores; e unidades de leitura) em aceleração; • Sistema de medição de vibração associada ao corpo humano (Norma ISO 8041:2017); • Sismógrafos. Em termos operacionais, os clientes do ISQ enviam os acelerómetros ou equipamentos de medição de vibração para o laboratório descrevendo o que pretendem que este faça. Podem solicitar a determinação da sensibilidade do acelerómetro numa só frequência, ou ao longo de uma faixa de frequências, determinando assim a variação de sensibilidade ao longo de todas as frequências. Também podem solicitar para calibrar a sua resposta em amplitude, ou seja, para determinar a sensibilidade do acelerómetro numa frequência especifica e avaliar apenas a amplitude nessa mesma frequência para verificar a variação à sensibilidade. No laboratório são realizadas calibrações a qualquer equipamento de medida de vibração, dentro das gamas de frequência e amplitude possíveis gerar. Em relação à calibração dos equipamentos de vibração no corpo humano, esta é feita de acordo com a norma ISO 8041:2017. Estes são os aspetos tratados ao longo do estágio e que são descritos ao longo do presente relatório, que correspondem ao estágio curricular do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do autor.Farinha, José Manuel TorresRepositório ComumMartins, Alexandre Daniel Batista2021-05-24T14:58:18Z2019-052019-07-01T00:00:00Z2019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36585porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:35.971946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de laboratório de calibração de equipamentos de análises de vibrações
title Gestão de laboratório de calibração de equipamentos de análises de vibrações
spellingShingle Gestão de laboratório de calibração de equipamentos de análises de vibrações
Martins, Alexandre Daniel Batista
Metrologia
Calibração
Vibração
Acelerómetros
Vibrações
title_short Gestão de laboratório de calibração de equipamentos de análises de vibrações
title_full Gestão de laboratório de calibração de equipamentos de análises de vibrações
title_fullStr Gestão de laboratório de calibração de equipamentos de análises de vibrações
title_full_unstemmed Gestão de laboratório de calibração de equipamentos de análises de vibrações
title_sort Gestão de laboratório de calibração de equipamentos de análises de vibrações
author Martins, Alexandre Daniel Batista
author_facet Martins, Alexandre Daniel Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farinha, José Manuel Torres
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alexandre Daniel Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Metrologia
Calibração
Vibração
Acelerómetros
Vibrações
topic Metrologia
Calibração
Vibração
Acelerómetros
Vibrações
description O presente relatório refere-se ao estágio do autor, desenvolvido no contexto da metrologia, realizado num laboratório acreditado em análise de sensores de vibração, no Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ). Através da atividade do laboratório em apreço é garantida a rastreabilidade dos instrumentos de medição, de acordo com os requisitos e ou normas vigentes, aos mais diversos equipamentos industriais, bem como aos atinentes a estudos e projetos realizados na área do ambiente, saúde, higiene e segurança, construção, manutenção, desenvolvimento de produtos e indústria em geral. As atividades desenvolvidas no laboratório de vibração do ISQ são as seguintes: • Calibração de acelerómetros uniaxiais e triaxiais (X, Y, Z); • Calibradores de aceleração; • Analisadores de vibração; • Cadeias de medição (acelerómetros; condicionadores; e unidades de leitura) em aceleração; • Sistema de medição de vibração associada ao corpo humano (Norma ISO 8041:2017); • Sismógrafos. Em termos operacionais, os clientes do ISQ enviam os acelerómetros ou equipamentos de medição de vibração para o laboratório descrevendo o que pretendem que este faça. Podem solicitar a determinação da sensibilidade do acelerómetro numa só frequência, ou ao longo de uma faixa de frequências, determinando assim a variação de sensibilidade ao longo de todas as frequências. Também podem solicitar para calibrar a sua resposta em amplitude, ou seja, para determinar a sensibilidade do acelerómetro numa frequência especifica e avaliar apenas a amplitude nessa mesma frequência para verificar a variação à sensibilidade. No laboratório são realizadas calibrações a qualquer equipamento de medida de vibração, dentro das gamas de frequência e amplitude possíveis gerar. Em relação à calibração dos equipamentos de vibração no corpo humano, esta é feita de acordo com a norma ISO 8041:2017. Estes são os aspetos tratados ao longo do estágio e que são descritos ao longo do presente relatório, que correspondem ao estágio curricular do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do autor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05
2019-07-01T00:00:00Z
2019-07-01T00:00:00Z
2021-05-24T14:58:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36585
url http://hdl.handle.net/10400.26/36585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130029289897984