Das práticas supervisionadas à investigação : contributos dos jogos didáticos para a aprendizagem na Educação Pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marisa Isabel Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2987
Resumo: Na primeira parte deste relatório, é apresentada a reflexão dos estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2012/2013 e no 1.º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2013/2014, ambos no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º CEB. Nesta reflexão é feita a caraterização dos contextos onde foi concretizado cada estágio, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas. A segunda parte do trabalho é constituída por um estudo sobre a utilização de jogos didáticos em termos de promoção de aprendizagens no âmbito das Ciências Sociais, que integram a área de conteúdo Conhecimento do Mundo, na Educação Pré-Escolar. Sabendo que a função dos materiais e jogos didáticos é apoiar a aprendizagem e a compreensão de temas e conteúdos de uma forma mais significativa, e que uma das áreas de conteúdo na Educação Pré-Escolar é o Conhecimento do Mundo, a questão proposta para esta investigação pretendeu conhecer de que forma os jogos didáticos apoiam as aprendizagens nesse na Educação Pré-Escolar. Neste sentido, num primeiro momento foi feita uma análise dos jogos existentes no jardim de infância, através da observação estruturada, para perceber o tipo de jogos que existiam, tendo como foco os jogos relacionados com as Ciências Sociais. Numa fase posterior, foi realizada uma entrevista semiestruturada à educadora do mesmo jardim para esclarecer vários tópicos como o critério de seleção dos jogos existentes na sala, a forma como os jogos são implementados, os momentos em que as crianças os utilizam e a relevância dos jogos para a aprendizagem na área de Conhecimento do Mundo. A investigação ocorreu no jardim de infância onde foi realizado o estágio. Com o estudo, percebemos que embora existam alguns jogos didáticos que apoiam as aprendizagens no âmbito das Ciências Sociais na Educação Pré-Escolar, estes estão em minoria quando comparados com domínios como a Linguagem Oral e Abordagem à Escrita ou Matemática
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