Presença da Poesia Portuguesa no «Siglo de Oro»

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Hélio J. S.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13638
Resumo: Os estudos acerca da recepção da poesia portuguesa do século XVI em Espanha sofreram sempre duma atenção excessiva a Camões. O mesmo continua a acontecer ainda hoje. No entanto, a investigação realizada sobre o Siglo de Oro ao nível do número de edições e sua relação com a popularidade das obras, da relação entre impressão tipográfica e canonicidade, das bibliotecas particulares e da proporção relativa da literatura portuguesa nos inventários que delas se conhecem, e ainda ao nível das traduções e intertextualidades concretas, permite concluir sem dificuldade acerca da circunscrição indevida e do excesso desatinado daquela atenção. A própria observação atenta de documentos espanhóis da época mostra que se exigem doravante interpretações do fenómeno da leitura portuguesa em Espanha descomprometidas com aquilo a que já Carolina Michaëlis chamava a “monomania camoniana”.
id RCAP_a5e2dfd4d6cd02d4f9608e424d959993
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Presença da Poesia Portuguesa no «Siglo de Oro»poesiaséculo XVIportuguesaespanholaséculo XVIIcamõescorte-realbibliotecasestudos de recepçãoOs estudos acerca da recepção da poesia portuguesa do século XVI em Espanha sofreram sempre duma atenção excessiva a Camões. O mesmo continua a acontecer ainda hoje. No entanto, a investigação realizada sobre o Siglo de Oro ao nível do número de edições e sua relação com a popularidade das obras, da relação entre impressão tipográfica e canonicidade, das bibliotecas particulares e da proporção relativa da literatura portuguesa nos inventários que delas se conhecem, e ainda ao nível das traduções e intertextualidades concretas, permite concluir sem dificuldade acerca da circunscrição indevida e do excesso desatinado daquela atenção. A própria observação atenta de documentos espanhóis da época mostra que se exigem doravante interpretações do fenómeno da leitura portuguesa em Espanha descomprometidas com aquilo a que já Carolina Michaëlis chamava a “monomania camoniana”.Universidad de Extremadura2015-03-26T16:15:16Z2015-03-262014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/13638http://hdl.handle.net/10174/13638porHélio J. S. Alves, "Presença da poesia portuguesa no «Siglo de Oro»", in Carmen Mª Comino Fernández de Cañete et alii, Crisis y Ruptura Peninsular. III Congreso Internacional de la SEEPLU (Cáceres, 30 y 31 de octubre de 2013), CD-ROM, Universidad de Extremadura, 2014, pp. 65-80.naonaonaohalves@uevora.pt296Alves, Hélio J. S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:57.791215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Presença da Poesia Portuguesa no «Siglo de Oro»
title Presença da Poesia Portuguesa no «Siglo de Oro»
spellingShingle Presença da Poesia Portuguesa no «Siglo de Oro»
Alves, Hélio J. S.
poesia
século XVI
portuguesa
espanhola
século XVII
camões
corte-real
bibliotecas
estudos de recepção
title_short Presença da Poesia Portuguesa no «Siglo de Oro»
title_full Presença da Poesia Portuguesa no «Siglo de Oro»
title_fullStr Presença da Poesia Portuguesa no «Siglo de Oro»
title_full_unstemmed Presença da Poesia Portuguesa no «Siglo de Oro»
title_sort Presença da Poesia Portuguesa no «Siglo de Oro»
author Alves, Hélio J. S.
author_facet Alves, Hélio J. S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Hélio J. S.
dc.subject.por.fl_str_mv poesia
século XVI
portuguesa
espanhola
século XVII
camões
corte-real
bibliotecas
estudos de recepção
topic poesia
século XVI
portuguesa
espanhola
século XVII
camões
corte-real
bibliotecas
estudos de recepção
description Os estudos acerca da recepção da poesia portuguesa do século XVI em Espanha sofreram sempre duma atenção excessiva a Camões. O mesmo continua a acontecer ainda hoje. No entanto, a investigação realizada sobre o Siglo de Oro ao nível do número de edições e sua relação com a popularidade das obras, da relação entre impressão tipográfica e canonicidade, das bibliotecas particulares e da proporção relativa da literatura portuguesa nos inventários que delas se conhecem, e ainda ao nível das traduções e intertextualidades concretas, permite concluir sem dificuldade acerca da circunscrição indevida e do excesso desatinado daquela atenção. A própria observação atenta de documentos espanhóis da época mostra que se exigem doravante interpretações do fenómeno da leitura portuguesa em Espanha descomprometidas com aquilo a que já Carolina Michaëlis chamava a “monomania camoniana”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-26T16:15:16Z
2015-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13638
http://hdl.handle.net/10174/13638
url http://hdl.handle.net/10174/13638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Hélio J. S. Alves, "Presença da poesia portuguesa no «Siglo de Oro»", in Carmen Mª Comino Fernández de Cañete et alii, Crisis y Ruptura Peninsular. III Congreso Internacional de la SEEPLU (Cáceres, 30 y 31 de octubre de 2013), CD-ROM, Universidad de Extremadura, 2014, pp. 65-80.
nao
nao
nao
halves@uevora.pt
296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de Extremadura
publisher.none.fl_str_mv Universidad de Extremadura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136554045669376