A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Henrique
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barata, Tânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8530
Resumo: Nos dias de hoje, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são imprescindíveis na sociedade e estão em constante evolução. Contudo, a área da educação parece não acompanhar tão bem essa evolução. As TIC ainda não são implementadas de forma sistemática e regular em contexto educativo, nem são exploradas todas as suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. De modo a potenciarmos a inclusão das TIC, de forma inovadora e motivadora, introduzimos a tecnologia Realidade Aumentada (RA) em contexto educativo na Prática de Ensino Supervisionada do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos. Da investigação qualitativa realizada, no âmbito de uma investigação-ação, concluímos que a RA criou novos contextos que permitiram a aquisição de melhores aprendizagens junto dos alunos. A RA, apesar destas atividades terem sido realizadas online devido à pandemia motivada pela COVID-19, permitiu um aumento da observação e da manipulação de diversos ‘objetos’. Por outro lado, a RA também conseguiu mimetizar ambientes e contextos que eram distantes dos alunos, aproximando- os da sua realidade concreta. As TIC e a RA integradas em contexto educativo permitiram criar um ambiente mais estimulante, interativo, motivador e inovador, promovendo e facilitando a aquisição de aprendizagens em alunos que já nasceram na era digital. A utilização das tecnologias digitais, além de ter permitido o desenvolvimento de competências cognitivas, fomentou o desenvolvimento de competências sociais onde a infoinclusão constitui uma premissa fundamental para uma cidadania plena no século XXI.
id RCAP_a5ea4f1b60ab36536711edf9773b4c64
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básicoThe augmented reality in education: results of an investigation into the practice of supervised education in the 1st basic educationLa realidad aumentada en la educación: resultados de una investigación sobre la práctica de la enseñanza supervisada en educación primariaPrática de Ensino SupervisionadaRealidade AumentadaTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)1st Cycle of Basic EducationAugmented Realitynformation and Communication TechnologiesSupervised Teaching PracticeCiclo de educación primariaRealidad aumentadaSupervisión de la práctica docenteTecnologías de la información y las comunicacionesNos dias de hoje, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são imprescindíveis na sociedade e estão em constante evolução. Contudo, a área da educação parece não acompanhar tão bem essa evolução. As TIC ainda não são implementadas de forma sistemática e regular em contexto educativo, nem são exploradas todas as suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. De modo a potenciarmos a inclusão das TIC, de forma inovadora e motivadora, introduzimos a tecnologia Realidade Aumentada (RA) em contexto educativo na Prática de Ensino Supervisionada do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos. Da investigação qualitativa realizada, no âmbito de uma investigação-ação, concluímos que a RA criou novos contextos que permitiram a aquisição de melhores aprendizagens junto dos alunos. A RA, apesar destas atividades terem sido realizadas online devido à pandemia motivada pela COVID-19, permitiu um aumento da observação e da manipulação de diversos ‘objetos’. Por outro lado, a RA também conseguiu mimetizar ambientes e contextos que eram distantes dos alunos, aproximando- os da sua realidade concreta. As TIC e a RA integradas em contexto educativo permitiram criar um ambiente mais estimulante, interativo, motivador e inovador, promovendo e facilitando a aquisição de aprendizagens em alunos que já nasceram na era digital. A utilização das tecnologias digitais, além de ter permitido o desenvolvimento de competências cognitivas, fomentou o desenvolvimento de competências sociais onde a infoinclusão constitui uma premissa fundamental para uma cidadania plena no século XXI.Abstract: Today, Information and Communication Technologies (ICT) are essential in society and are constantly evolving. However, the area of education does not seem to follow such developments so well. ICTs are not yet implemented in a systematic and regular manner in an educational context, nor are they exploited to the full extent of their potential in the learning and teaching process. To enhance the innovative and motivating inclusion of ICT, we have introduced the Augmented Reality (AR) technology in an educational context into the Supervision Education Practice of the 1st Basic Education Cycle, in a 2nd-year schooling class with 21 pupils. From the qualitative research carried out, within the framework of an investigation-action, we concluded that the AR created new contexts that made it possible to acquire better learning amongst the pupils. AR, although these activities were carried out online due to the COVID-19 pandemic, allowed for an increase in the observation and manipulation of several ‘objects’. On the other hand, AR also managed to mimic environments and contexts that were distant from the students, bringing them closer to their concrete reality. Educational ICT and AR have created a more stimulating, interactive, motivating and innovative environment, promoting and facilitating the acquisition of learning in pupils who were born in the digital age. The use of digital technologies has not only allowed the development of cognitive skills but has also encouraged the development of social skills where information is a fundamental premise for full citizenship in the 21st century.Resumen: Hoy en día, las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) son esenciales en la sociedad y evucionan evolucionan constantemente. Sin embargo, el ámbito de la educación no parece seguir tan bien estos acontecimientos. Las TIC todavía no se aplican de manera sistemática y regular en un contexto educativo, ni se aprovechan en la mayor medida posible en el proceso de aprendizaje y enseñanza. Con el fin de mejorar la inclusión innovadora y motivadora de las TIC, hemos introducido la tecnología Realidad Aumentada (RA) en un contexto educativo en la práctica de supervisión de la educación primaria del primer ciclo de educación básica, en una clase de segundo año de escolaridad con 21 alumnos. A partir de la investigación cualitativa realizada, en el marco de una investigación-acción, se concluye que la RA creó nuevos contextos que permitieron adquirir un mejor aprendizaje entre los alumnos. La RA, aunque estas actividades se llevaron a cabo en línea debido a la pandemia COVID-19, permitió un aumento en la observación y manipulación de varios ‘objetos’. Por otro lado, la RA también logró imitar ambientes y contextos que estaban distantes de los estudiantes, acercándolos a su realidad concreta. Las TIC educativas y la RA han creado un entorno más estimulante, interactivo, motivador e innovador, promoviendo y facilitando la adquisición de aprendizaje en los alumnos nacidos en la era digital. El uso de tecnologías no sólo ha permitido el desarrollo de habilidades cognitivas, sino que también ha fomentado el desarrollo de habilidades sociales donde la información es una premisa fundamental para la plena ciudadanía en el siglo XXI.Egitanea Sciencia - Instituto Politécnico da GuardaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueBarata, Tânia2023-06-05T13:15:11Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8530porGil, H. & Barata, T. (2022). A realidade aumentada em contexto educativo : resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico. Egitania Sciencia, II Edição Especial: Educação, pp.9‐281646-8848info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-24T01:45:19Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:02.902450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico
The augmented reality in education: results of an investigation into the practice of supervised education in the 1st basic education
La realidad aumentada en la educación: resultados de una investigación sobre la práctica de la enseñanza supervisada en educación primaria
title A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico
Gil, Henrique
Prática de Ensino Supervisionada
Realidade Aumentada
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)
1st Cycle of Basic Education
Augmented Reality
nformation and Communication Technologies
Supervised Teaching Practice
Ciclo de educación primaria
Realidad aumentada
Supervisión de la práctica docente
Tecnologías de la información y las comunicaciones
title_short A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico
title_full A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
Barata, Tânia
author_role author
author2 Barata, Tânia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
Barata, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
Realidade Aumentada
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)
1st Cycle of Basic Education
Augmented Reality
nformation and Communication Technologies
Supervised Teaching Practice
Ciclo de educación primaria
Realidad aumentada
Supervisión de la práctica docente
Tecnologías de la información y las comunicaciones
topic Prática de Ensino Supervisionada
Realidade Aumentada
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)
1st Cycle of Basic Education
Augmented Reality
nformation and Communication Technologies
Supervised Teaching Practice
Ciclo de educación primaria
Realidad aumentada
Supervisión de la práctica docente
Tecnologías de la información y las comunicaciones
description Nos dias de hoje, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são imprescindíveis na sociedade e estão em constante evolução. Contudo, a área da educação parece não acompanhar tão bem essa evolução. As TIC ainda não são implementadas de forma sistemática e regular em contexto educativo, nem são exploradas todas as suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. De modo a potenciarmos a inclusão das TIC, de forma inovadora e motivadora, introduzimos a tecnologia Realidade Aumentada (RA) em contexto educativo na Prática de Ensino Supervisionada do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos. Da investigação qualitativa realizada, no âmbito de uma investigação-ação, concluímos que a RA criou novos contextos que permitiram a aquisição de melhores aprendizagens junto dos alunos. A RA, apesar destas atividades terem sido realizadas online devido à pandemia motivada pela COVID-19, permitiu um aumento da observação e da manipulação de diversos ‘objetos’. Por outro lado, a RA também conseguiu mimetizar ambientes e contextos que eram distantes dos alunos, aproximando- os da sua realidade concreta. As TIC e a RA integradas em contexto educativo permitiram criar um ambiente mais estimulante, interativo, motivador e inovador, promovendo e facilitando a aquisição de aprendizagens em alunos que já nasceram na era digital. A utilização das tecnologias digitais, além de ter permitido o desenvolvimento de competências cognitivas, fomentou o desenvolvimento de competências sociais onde a infoinclusão constitui uma premissa fundamental para uma cidadania plena no século XXI.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-06-05T13:15:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8530
url http://hdl.handle.net/10400.11/8530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gil, H. & Barata, T. (2022). A realidade aumentada em contexto educativo : resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico. Egitania Sciencia, II Edição Especial: Educação, pp.9‐28
1646-8848
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Egitanea Sciencia - Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Egitanea Sciencia - Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131669531197440