Química verde: potencialidades e dificuldades da sua introdução no ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Maria Adelaide Ferreira d'Almeida Capela
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4100
Resumo: Tese de mestrado, Química para o Ensino, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
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spelling Química verde: potencialidades e dificuldades da sua introdução no ensino básico e secundárioQuímica verdeEducação em químicaActividades de química verdeEnsino da química verdeTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Química para o Ensino, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009Este trabalho pretende realçar o papel da “Química Verde” como uma solução para a não produção de resíduos, ou quando tal não seja possível, para a produção de substâncias o mais possível amigas do ambiente, de forma a minimizar o seu impacto. Assim faz-se um apanhado sobre o surgimento, desenvolvimento e evolução do tema no mundo em geral e em Portugal em particular. Faz-se uma análise dos Doze Princípios enunciados por Paul Anastas e John Warner em 1998, salientando alguns aspectos mais relevantes, e ainda, uma breve referência aos Segundos Doze Princípios da Química Verde propostos por Winterton em 2001. De seguida propõem-se um conjunto de actividades seleccionadas e adaptadas a partir da literatura disponível, que poderão ser realizadas em aula pelos alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, como meio de introduzir e trabalhar o tema. Por fim, é feita uma reflexão sobre algumas dificuldades que podem vir a surgir na implementação do tema e das actividades nas nossas escolas.This work aims to stress the role of Green Chemistry as a solution to the eradication residuals’ production, or if that scenario is not achievable, to the production of substances friendlier to the environment, so that their impact is minimized. Therefore, in first place it is explained how this new concept emerged, as well as its development and evolution around the globe and, particularly, in Portugal. Secondly, the Twelve Principles introduced in 1998 by Paul Anastas and John Warner are formulated and analysed, proceeding to a short reference to the Second Twelve Principles of Green Chemistry introduced in 2001 by Winterton. Finally, a select set of activities adapted from the available literature is suggested. Those activities are supposed to be implemented in class, as a way to a more effective learning and understanding.Leal, João Paulo, 1963-Repositório da Universidade de LisboaRamos, Maria Adelaide Ferreira d'Almeida Capela2011-09-14T13:23:07Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:49.891993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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