Investimento em educação como fator de crescimento económico: evidência para Portugal e análise comparativa com a UE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16127 |
Resumo: | Mestrado em Análise Financeira |
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Investimento em educação como fator de crescimento económico: evidência para Portugal e análise comparativa com a UEEducaçãoProdutividadeCrescimento económicoUnião EuropeiaEducationProductivityEconomic growthEuropean UnionMestrado em Análise FinanceiraO papel da Educação, em termos sociais e profissionais, apresenta-se como sendo de inegável relevância para os indivíduos, pelo que o seu Investimento nas mais variadas formas, reveste-se de suma importância para potenciar as suas capacidades e “capitalizar” conhecimento, que possa ser aproveitado no futuro para aumentar a produtividade em termos individuais e, por conseguinte, ao nível de cada país. Reside nesta premissa o principal foco deste estudo, que visa estabelecer uma relação de causalidade entre o nível de escolaridade obtida por parte da população, bem como a produtividade em termos nacionais, que para a investigação levada a cabo traduz-se no Produto Interno Bruto (PIB), sinónimo de Crescimento Económico. Para além de ser dada particular enfâse ao caso português, importa colmatar uma lacuna nos estudos desenvolvidos em relação a esta temática e que constituem um gap no conhecimento existente, que se prende com a falta de informação relativamente à posição de Portugal no que toca a este objeto de estudo por comparação com aquilo que é a evolução dos países da União Europeia (UE). Para o efeito, debruçámo-nos primeiramente sobre uma vertente mais teórica, que permitisse explanar as diferentes abordagens de certos autores com uma participação vincada nesta temática, nomeadamente as de Solow (1956) e Lucas (1988), essenciais para a realização desta investigação. A somar à definição dos objetivos e depois de ser justificada a sua relevância, este estudo contempla o enfoque dado à componente metodológica, que se baseia na procura de resultados que possam vir a corroborar ou refutar as teorias defendidas, por via de uma análise exaustiva e de um modelo de cariz estatístico, que pudesse conjugar as variáveis endógenas e exógenas alvos de Investigação.The role of education, in social and professional terms, is of undeniable relevance to individuals, so its investment in the most varied forms, is very important to enhance their abilities and "capitalize" knowledge, which can be used in the future to increase productivity in individual terms and therefore at the level of each country. This premise lies the main focus of this study, which aims to establish a causal relationship between the level of education obtained by the population, as well as productivity in national terms, which for the research carried out translates into gross domestic product (GDP), meaning Economic Growth. In addition to being particularly emphatic in the Portuguese case, it is important to fill a gap in the studies developed on this subject and which constitute a gap in existing knowledge, which relates to the lack of information on Portugal's position in relation to this object of study by comparison with what is the evolution of the countries of European Union (EU). To this end, we first looked at a more theoretical aspect, which would allow us to explain the different approaches of certain authors with a strong participation in this topic, namely those of Solow (1956) and Lucas (1988), which are essential for carrying out this research. In addition to the definition of objectives and after their relevance is justified, this study contemplates the focus given to the methodological component, which is based on the search for results that may corroborate or refute the theories defended, through an exhaustive analyze and a Statistic model, which could combine the endogenous and exogenous variables targets of Investigation.Ribeiro, Sandra Cristina AntunesRCIPLDias, Hugo Miguel Rodrigues2023-05-24T10:25:31Z2023-012023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:43.283659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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