Investimento em educação como fator de crescimento económico: evidência para Portugal e análise comparativa com a UE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Hugo Miguel Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16127
Resumo: Mestrado em Análise Financeira
id RCAP_a5fa4ecc194d31c93a3c4f3642ee9873
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investimento em educação como fator de crescimento económico: evidência para Portugal e análise comparativa com a UEEducaçãoProdutividadeCrescimento económicoUnião EuropeiaEducationProductivityEconomic growthEuropean UnionMestrado em Análise FinanceiraO papel da Educação, em termos sociais e profissionais, apresenta-se como sendo de inegável relevância para os indivíduos, pelo que o seu Investimento nas mais variadas formas, reveste-se de suma importância para potenciar as suas capacidades e “capitalizar” conhecimento, que possa ser aproveitado no futuro para aumentar a produtividade em termos individuais e, por conseguinte, ao nível de cada país. Reside nesta premissa o principal foco deste estudo, que visa estabelecer uma relação de causalidade entre o nível de escolaridade obtida por parte da população, bem como a produtividade em termos nacionais, que para a investigação levada a cabo traduz-se no Produto Interno Bruto (PIB), sinónimo de Crescimento Económico. Para além de ser dada particular enfâse ao caso português, importa colmatar uma lacuna nos estudos desenvolvidos em relação a esta temática e que constituem um gap no conhecimento existente, que se prende com a falta de informação relativamente à posição de Portugal no que toca a este objeto de estudo por comparação com aquilo que é a evolução dos países da União Europeia (UE). Para o efeito, debruçámo-nos primeiramente sobre uma vertente mais teórica, que permitisse explanar as diferentes abordagens de certos autores com uma participação vincada nesta temática, nomeadamente as de Solow (1956) e Lucas (1988), essenciais para a realização desta investigação. A somar à definição dos objetivos e depois de ser justificada a sua relevância, este estudo contempla o enfoque dado à componente metodológica, que se baseia na procura de resultados que possam vir a corroborar ou refutar as teorias defendidas, por via de uma análise exaustiva e de um modelo de cariz estatístico, que pudesse conjugar as variáveis endógenas e exógenas alvos de Investigação.The role of education, in social and professional terms, is of undeniable relevance to individuals, so its investment in the most varied forms, is very important to enhance their abilities and "capitalize" knowledge, which can be used in the future to increase productivity in individual terms and therefore at the level of each country. This premise lies the main focus of this study, which aims to establish a causal relationship between the level of education obtained by the population, as well as productivity in national terms, which for the research carried out translates into gross domestic product (GDP), meaning Economic Growth. In addition to being particularly emphatic in the Portuguese case, it is important to fill a gap in the studies developed on this subject and which constitute a gap in existing knowledge, which relates to the lack of information on Portugal's position in relation to this object of study by comparison with what is the evolution of the countries of European Union (EU). To this end, we first looked at a more theoretical aspect, which would allow us to explain the different approaches of certain authors with a strong participation in this topic, namely those of Solow (1956) and Lucas (1988), which are essential for carrying out this research. In addition to the definition of objectives and after their relevance is justified, this study contemplates the focus given to the methodological component, which is based on the search for results that may corroborate or refute the theories defended, through an exhaustive analyze and a Statistic model, which could combine the endogenous and exogenous variables targets of Investigation.Ribeiro, Sandra Cristina AntunesRCIPLDias, Hugo Miguel Rodrigues2023-05-24T10:25:31Z2023-012023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:43.283659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investimento em educação como fator de crescimento económico: evidência para Portugal e análise comparativa com a UE
title Investimento em educação como fator de crescimento económico: evidência para Portugal e análise comparativa com a UE
spellingShingle Investimento em educação como fator de crescimento económico: evidência para Portugal e análise comparativa com a UE
Dias, Hugo Miguel Rodrigues
Educação
Produtividade
Crescimento económico
União Europeia
Education
Productivity
Economic growth
European Union
title_short Investimento em educação como fator de crescimento económico: evidência para Portugal e análise comparativa com a UE
title_full Investimento em educação como fator de crescimento económico: evidência para Portugal e análise comparativa com a UE
title_fullStr Investimento em educação como fator de crescimento económico: evidência para Portugal e análise comparativa com a UE
title_full_unstemmed Investimento em educação como fator de crescimento económico: evidência para Portugal e análise comparativa com a UE
title_sort Investimento em educação como fator de crescimento económico: evidência para Portugal e análise comparativa com a UE
author Dias, Hugo Miguel Rodrigues
author_facet Dias, Hugo Miguel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Sandra Cristina Antunes
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Hugo Miguel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Produtividade
Crescimento económico
União Europeia
Education
Productivity
Economic growth
European Union
topic Educação
Produtividade
Crescimento económico
União Europeia
Education
Productivity
Economic growth
European Union
description Mestrado em Análise Financeira
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-24T10:25:31Z
2023-01
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16127
url http://hdl.handle.net/10400.21/16127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133509538807808