Relações entre a criatividade e o desempenho académico: estudo das diferenças de género num grupo de alunos do 6º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Lúcia C.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34391
Resumo: Este trabalho analisa as relações entre criatividade e o rendimento escolar tomando em atenção o género dos alunos. A amostra é constituída por de 240 alunos do 6º ano de escolaridade, 124 rapazes (52%) e 116 raparigas (48%) com média de idades de 11,6. Aplicaram-se seis subtestes do Teste de Pensamento Criativo de Torrance, repartidos por tarefas verbais e figurativas, orientando-nos pelos critérios de cotação da versão brasileira (Wechsler, 2002). O rendimento escolar foi obtido tomando as classificações dos alunos no final do 3º trimestre escolar. Este estudo sugere uma relação positiva e estatisticamente significativa entre a criatividade e o desempenho escolar dos alunos, explicando a criatividade cerca de 20% da variância no rendimento escolar. Não se verificaram diferenças de género nos critérios da criatividade, mas registaram-se resultados superiores nas alunas no rendimento escolar.
id RCAP_a6169abc2f31e91d46abf2e922fa102c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações entre a criatividade e o desempenho académico: estudo das diferenças de género num grupo de alunos do 6º ano de escolaridadeLas relaciones entre la creatividad y el rendimiento académico: estudio de las diferencias de género en un grupo de estudiantes de sexto gradoRelations between creativity and academic performance: study of gender differences in a group of students from 6th gradeCriatividadeRendimento escolarDiferenças de géneroTeste do Pensamento Criativo de TorranceCreatividadEl rendimiento escolarLas diferencias de géneroTest de Pensamiento Creativo de TorranceCreativitySchool performanceGender differencesTorrance tests of creative thinkingEste trabalho analisa as relações entre criatividade e o rendimento escolar tomando em atenção o género dos alunos. A amostra é constituída por de 240 alunos do 6º ano de escolaridade, 124 rapazes (52%) e 116 raparigas (48%) com média de idades de 11,6. Aplicaram-se seis subtestes do Teste de Pensamento Criativo de Torrance, repartidos por tarefas verbais e figurativas, orientando-nos pelos critérios de cotação da versão brasileira (Wechsler, 2002). O rendimento escolar foi obtido tomando as classificações dos alunos no final do 3º trimestre escolar. Este estudo sugere uma relação positiva e estatisticamente significativa entre a criatividade e o desempenho escolar dos alunos, explicando a criatividade cerca de 20% da variância no rendimento escolar. Não se verificaram diferenças de género nos critérios da criatividade, mas registaram-se resultados superiores nas alunas no rendimento escolar.Este trabajo analiza la relación entre la creatividad y el rendimiento escolar teniendo en cuenta el género de los estudiantes. La muestra se compone de 240 estudiantes de 6 to grado, 124 varones (52%) y 116 mujeres (48%) con una edad media de 11,6. Se aplicaron seis subtests del Test de Pensamiento Creativo de Torrance, dividido en tareas verbales y figurativos, nos guiamos por los criterios de inclusión de la versión brasileña (Wechsler, 2002). El rendimiento académico se obtuvo mediante la adopción de las calificaciones de los estudiantes al final del tercer trimestre escolar. Este estudio sugiere una relación positiva y estadísticamente significativa entre la creatividad y el rendimiento académico de los estudiantes. La creatividad explica alrededor del 20% de la varianza en el rendimiento escolar. No hubo diferencias de género en los criterios de creatividad, pero hubo mejores resultados en las niñas en el rendimiento escolar.This paper analyzes the relationship between creativity and school performance in to account the gender of the students. The sample consists of 240 students from the 6th grade, 124 boys (52%) and 116 girls (48%) with mean age of 11.6. Were applied six subtests of the Test of Creative Thinking of Torrance, divided into verbal and figurative tasks, guiding us by listing criteria of the Brazilian version (Wechsler, 2002). The academic achievement students was obtained by taking the ratings of the at the end of the 3rd school term. This study suggests a positive and statistically significant relationship between creativity and academic performance of the students, explaining creativity about 20% of the variance in school performance. There were no gender differences in the creativity criteria, but there were better results than in girls in school performance.Universidade Federal do AmazonasUniversidade do MinhoMiranda, Lúcia C.Almeida, Leandro S.2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34391por1983-3415info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:09.546296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre a criatividade e o desempenho académico: estudo das diferenças de género num grupo de alunos do 6º ano de escolaridade
Las relaciones entre la creatividad y el rendimiento académico: estudio de las diferencias de género en un grupo de estudiantes de sexto grado
Relations between creativity and academic performance: study of gender differences in a group of students from 6th grade
title Relações entre a criatividade e o desempenho académico: estudo das diferenças de género num grupo de alunos do 6º ano de escolaridade
spellingShingle Relações entre a criatividade e o desempenho académico: estudo das diferenças de género num grupo de alunos do 6º ano de escolaridade
Miranda, Lúcia C.
Criatividade
Rendimento escolar
Diferenças de género
Teste do Pensamento Criativo de Torrance
Creatividad
El rendimiento escolar
Las diferencias de género
Test de Pensamiento Creativo de Torrance
Creativity
School performance
Gender differences
Torrance tests of creative thinking
title_short Relações entre a criatividade e o desempenho académico: estudo das diferenças de género num grupo de alunos do 6º ano de escolaridade
title_full Relações entre a criatividade e o desempenho académico: estudo das diferenças de género num grupo de alunos do 6º ano de escolaridade
title_fullStr Relações entre a criatividade e o desempenho académico: estudo das diferenças de género num grupo de alunos do 6º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Relações entre a criatividade e o desempenho académico: estudo das diferenças de género num grupo de alunos do 6º ano de escolaridade
title_sort Relações entre a criatividade e o desempenho académico: estudo das diferenças de género num grupo de alunos do 6º ano de escolaridade
author Miranda, Lúcia C.
author_facet Miranda, Lúcia C.
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Lúcia C.
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Rendimento escolar
Diferenças de género
Teste do Pensamento Criativo de Torrance
Creatividad
El rendimiento escolar
Las diferencias de género
Test de Pensamiento Creativo de Torrance
Creativity
School performance
Gender differences
Torrance tests of creative thinking
topic Criatividade
Rendimento escolar
Diferenças de género
Teste do Pensamento Criativo de Torrance
Creatividad
El rendimiento escolar
Las diferencias de género
Test de Pensamiento Creativo de Torrance
Creativity
School performance
Gender differences
Torrance tests of creative thinking
description Este trabalho analisa as relações entre criatividade e o rendimento escolar tomando em atenção o género dos alunos. A amostra é constituída por de 240 alunos do 6º ano de escolaridade, 124 rapazes (52%) e 116 raparigas (48%) com média de idades de 11,6. Aplicaram-se seis subtestes do Teste de Pensamento Criativo de Torrance, repartidos por tarefas verbais e figurativas, orientando-nos pelos critérios de cotação da versão brasileira (Wechsler, 2002). O rendimento escolar foi obtido tomando as classificações dos alunos no final do 3º trimestre escolar. Este estudo sugere uma relação positiva e estatisticamente significativa entre a criatividade e o desempenho escolar dos alunos, explicando a criatividade cerca de 20% da variância no rendimento escolar. Não se verificaram diferenças de género nos critérios da criatividade, mas registaram-se resultados superiores nas alunas no rendimento escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34391
url http://hdl.handle.net/1822/34391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1983-3415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133071638790144