Construir e reconstruir para intervir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Helder Ricardo Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8710
Resumo: A realização deste relatório insere-se no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do ano lectivo 2009/2011 do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, sendo a principal finalidade dar visibilidade às competências desenvolvidas. As experiências descritas reportam-se aos estágios realizados na Unidade de Cuidados Intensivos e Comissão de Controlo de Infecção da Unidade Local de Saúde de Matosinhos e ao estágio realizado no Serviço de Urgência do Hospital de São João, pelo período de tempo compreendido entre 19 de Abril de 2009 e 29 de Janeiro de 2011, num total de 750 horas. No sentido de cumprir a sua finalidade este relatório está estruturado de forma sequencial, utilizando uma metodologia descritiva e analítica baseada na reflexão das experiências vividas, procurando capturar as experiências que melhor caracterizam as competências desenvolvidas. Para tal, é privilegiada a descrição das estratégias desenvolvidas para a promoção de um ambiente seguro, não só para segurança do doente, como também de todos os profissionais, assim como, o relato das experiências que demonstram uma enfermagem autónoma com ênfase no desenvolvimento da capacidade para o diagnóstico e intervenções de enfermagem. De igual modo, é dada visibilidade ao desenvolvimento de habilidades técnicas que o cuidado ao doente crítico exige. Ao longo das diferentes descrições são privilegiadas as reflexões informais desenvolvidas junto dos diferentes profissionais nos locais de estágio, nestas são enfatizados aspectos do domínio profissional como a comunicação com os doentes e familiares, a prática baseada na evidência e o controlo e prevenção da infecção. As competências desenvolvidas permitiram um ajuste de comportamentos e no futuro uma maior abertura para novas iniciativas, promovendo deste modo a evolução para a prestação de cuidados mais seguros e de maior qualidade.
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