Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Jorge
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5999
Resumo: O presente trabalho traduz resultados e reflexões da análise efectuada a uma amostra de 525 imagens extraídas de 7 manuais escolares da disciplina de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade do Ensino Básico, utilizando uma metodologia de análise de imagens segundo a perspectiva de Kress & Leeuwen (1996), gramática do “design” visual, inserida no contexto da semiótica social, devotada esta a extrair significados que procuram expandir a mera consideração formal e morfológica das imagens e que podem ser pertinentes equacionar sob o ponto de vista da didáctica e tecnologia educativa. Procura-se estabelecer bases para compreender se existe correlação entre o maior ou menor sucesso de vendas das editoras de manuais escolares consideradas e determinadas características que essas mesmas imagens possuam. Os resultados da análise esclarecem que as editoras que mais vendem obtém, de um modo geral, melhores pontuações nas variáveis das imagens consideradas, face aos manuais menos vendidos. This study reflects results and reflections from the analysis of a sample of 525 images taken from seven textbooks in the discipline of Natural Sciences in the 6th year of basic school, using a method of image analysis from the perspective of Kress & Leeuwen (1996) , Grammar of " visual design " into the context of social semiótica, devoted to this extract meanings that seek to expand the mere consideration of formal and morphological images that may be relevant to equate the point of view of teaching and educational technology. An attempt to establish the basis to understand the correlation between the more or less successful sales of publishers of textbooks and considered certain characteristics that have these same images. The analysis results clarify that publishers who sell more get, in general, high scores on the variables of the images considered, compared with less manual sold.
id RCAP_a61a1fee05b859e72951cedb622f8d48
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica socialTextbooks, image analysis from the perspective of social semioticsManuais escolaresAnálise de imagens didácticasSemiótica socialGramática da comunicação visualTextbooksTeaching image analysisSocial semioticsGrammar of visual communicationO presente trabalho traduz resultados e reflexões da análise efectuada a uma amostra de 525 imagens extraídas de 7 manuais escolares da disciplina de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade do Ensino Básico, utilizando uma metodologia de análise de imagens segundo a perspectiva de Kress & Leeuwen (1996), gramática do “design” visual, inserida no contexto da semiótica social, devotada esta a extrair significados que procuram expandir a mera consideração formal e morfológica das imagens e que podem ser pertinentes equacionar sob o ponto de vista da didáctica e tecnologia educativa. Procura-se estabelecer bases para compreender se existe correlação entre o maior ou menor sucesso de vendas das editoras de manuais escolares consideradas e determinadas características que essas mesmas imagens possuam. Os resultados da análise esclarecem que as editoras que mais vendem obtém, de um modo geral, melhores pontuações nas variáveis das imagens consideradas, face aos manuais menos vendidos. This study reflects results and reflections from the analysis of a sample of 525 images taken from seven textbooks in the discipline of Natural Sciences in the 6th year of basic school, using a method of image analysis from the perspective of Kress & Leeuwen (1996) , Grammar of " visual design " into the context of social semiótica, devoted to this extract meanings that seek to expand the mere consideration of formal and morphological images that may be relevant to equate the point of view of teaching and educational technology. An attempt to establish the basis to understand the correlation between the more or less successful sales of publishers of textbooks and considered certain characteristics that have these same images. The analysis results clarify that publishers who sell more get, in general, high scores on the variables of the images considered, compared with less manual sold.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMorais, Jorge2011-08-18T10:13:39Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5999porMorais, Jorge Manuel (2011). Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social =Textbooks, image analysis from the perspective of social semiotics. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 3:1, p. 59-781645-477410.34620/eduser.v3i1.31info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:32Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:13.941289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social
Textbooks, image analysis from the perspective of social semiotics
title Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social
spellingShingle Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social
Morais, Jorge
Manuais escolares
Análise de imagens didácticas
Semiótica social
Gramática da comunicação visual
Textbooks
Teaching image analysis
Social semiotics
Grammar of visual communication
title_short Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social
title_full Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social
title_fullStr Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social
title_full_unstemmed Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social
title_sort Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social
author Morais, Jorge
author_facet Morais, Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Manuais escolares
Análise de imagens didácticas
Semiótica social
Gramática da comunicação visual
Textbooks
Teaching image analysis
Social semiotics
Grammar of visual communication
topic Manuais escolares
Análise de imagens didácticas
Semiótica social
Gramática da comunicação visual
Textbooks
Teaching image analysis
Social semiotics
Grammar of visual communication
description O presente trabalho traduz resultados e reflexões da análise efectuada a uma amostra de 525 imagens extraídas de 7 manuais escolares da disciplina de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade do Ensino Básico, utilizando uma metodologia de análise de imagens segundo a perspectiva de Kress & Leeuwen (1996), gramática do “design” visual, inserida no contexto da semiótica social, devotada esta a extrair significados que procuram expandir a mera consideração formal e morfológica das imagens e que podem ser pertinentes equacionar sob o ponto de vista da didáctica e tecnologia educativa. Procura-se estabelecer bases para compreender se existe correlação entre o maior ou menor sucesso de vendas das editoras de manuais escolares consideradas e determinadas características que essas mesmas imagens possuam. Os resultados da análise esclarecem que as editoras que mais vendem obtém, de um modo geral, melhores pontuações nas variáveis das imagens consideradas, face aos manuais menos vendidos. This study reflects results and reflections from the analysis of a sample of 525 images taken from seven textbooks in the discipline of Natural Sciences in the 6th year of basic school, using a method of image analysis from the perspective of Kress & Leeuwen (1996) , Grammar of " visual design " into the context of social semiótica, devoted to this extract meanings that seek to expand the mere consideration of formal and morphological images that may be relevant to equate the point of view of teaching and educational technology. An attempt to establish the basis to understand the correlation between the more or less successful sales of publishers of textbooks and considered certain characteristics that have these same images. The analysis results clarify that publishers who sell more get, in general, high scores on the variables of the images considered, compared with less manual sold.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-18T10:13:39Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5999
url http://hdl.handle.net/10198/5999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, Jorge Manuel (2011). Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social =Textbooks, image analysis from the perspective of social semiotics. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 3:1, p. 59-78
1645-4774
10.34620/eduser.v3i1.31
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135200812204032