Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/5999 |
Resumo: | O presente trabalho traduz resultados e reflexões da análise efectuada a uma amostra de 525 imagens extraídas de 7 manuais escolares da disciplina de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade do Ensino Básico, utilizando uma metodologia de análise de imagens segundo a perspectiva de Kress & Leeuwen (1996), gramática do “design” visual, inserida no contexto da semiótica social, devotada esta a extrair significados que procuram expandir a mera consideração formal e morfológica das imagens e que podem ser pertinentes equacionar sob o ponto de vista da didáctica e tecnologia educativa. Procura-se estabelecer bases para compreender se existe correlação entre o maior ou menor sucesso de vendas das editoras de manuais escolares consideradas e determinadas características que essas mesmas imagens possuam. Os resultados da análise esclarecem que as editoras que mais vendem obtém, de um modo geral, melhores pontuações nas variáveis das imagens consideradas, face aos manuais menos vendidos. This study reflects results and reflections from the analysis of a sample of 525 images taken from seven textbooks in the discipline of Natural Sciences in the 6th year of basic school, using a method of image analysis from the perspective of Kress & Leeuwen (1996) , Grammar of " visual design " into the context of social semiótica, devoted to this extract meanings that seek to expand the mere consideration of formal and morphological images that may be relevant to equate the point of view of teaching and educational technology. An attempt to establish the basis to understand the correlation between the more or less successful sales of publishers of textbooks and considered certain characteristics that have these same images. The analysis results clarify that publishers who sell more get, in general, high scores on the variables of the images considered, compared with less manual sold. |
id |
RCAP_a61a1fee05b859e72951cedb622f8d48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5999 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica socialTextbooks, image analysis from the perspective of social semioticsManuais escolaresAnálise de imagens didácticasSemiótica socialGramática da comunicação visualTextbooksTeaching image analysisSocial semioticsGrammar of visual communicationO presente trabalho traduz resultados e reflexões da análise efectuada a uma amostra de 525 imagens extraídas de 7 manuais escolares da disciplina de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade do Ensino Básico, utilizando uma metodologia de análise de imagens segundo a perspectiva de Kress & Leeuwen (1996), gramática do “design” visual, inserida no contexto da semiótica social, devotada esta a extrair significados que procuram expandir a mera consideração formal e morfológica das imagens e que podem ser pertinentes equacionar sob o ponto de vista da didáctica e tecnologia educativa. Procura-se estabelecer bases para compreender se existe correlação entre o maior ou menor sucesso de vendas das editoras de manuais escolares consideradas e determinadas características que essas mesmas imagens possuam. Os resultados da análise esclarecem que as editoras que mais vendem obtém, de um modo geral, melhores pontuações nas variáveis das imagens consideradas, face aos manuais menos vendidos. This study reflects results and reflections from the analysis of a sample of 525 images taken from seven textbooks in the discipline of Natural Sciences in the 6th year of basic school, using a method of image analysis from the perspective of Kress & Leeuwen (1996) , Grammar of " visual design " into the context of social semiótica, devoted to this extract meanings that seek to expand the mere consideration of formal and morphological images that may be relevant to equate the point of view of teaching and educational technology. An attempt to establish the basis to understand the correlation between the more or less successful sales of publishers of textbooks and considered certain characteristics that have these same images. The analysis results clarify that publishers who sell more get, in general, high scores on the variables of the images considered, compared with less manual sold.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMorais, Jorge2011-08-18T10:13:39Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5999porMorais, Jorge Manuel (2011). Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social =Textbooks, image analysis from the perspective of social semiotics. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 3:1, p. 59-781645-477410.34620/eduser.v3i1.31info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:32Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:13.941289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social Textbooks, image analysis from the perspective of social semiotics |
title |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
spellingShingle |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social Morais, Jorge Manuais escolares Análise de imagens didácticas Semiótica social Gramática da comunicação visual Textbooks Teaching image analysis Social semiotics Grammar of visual communication |
title_short |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
title_full |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
title_fullStr |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
title_full_unstemmed |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
title_sort |
Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social |
author |
Morais, Jorge |
author_facet |
Morais, Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manuais escolares Análise de imagens didácticas Semiótica social Gramática da comunicação visual Textbooks Teaching image analysis Social semiotics Grammar of visual communication |
topic |
Manuais escolares Análise de imagens didácticas Semiótica social Gramática da comunicação visual Textbooks Teaching image analysis Social semiotics Grammar of visual communication |
description |
O presente trabalho traduz resultados e reflexões da análise efectuada a uma amostra de 525 imagens extraídas de 7 manuais escolares da disciplina de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade do Ensino Básico, utilizando uma metodologia de análise de imagens segundo a perspectiva de Kress & Leeuwen (1996), gramática do “design” visual, inserida no contexto da semiótica social, devotada esta a extrair significados que procuram expandir a mera consideração formal e morfológica das imagens e que podem ser pertinentes equacionar sob o ponto de vista da didáctica e tecnologia educativa. Procura-se estabelecer bases para compreender se existe correlação entre o maior ou menor sucesso de vendas das editoras de manuais escolares consideradas e determinadas características que essas mesmas imagens possuam. Os resultados da análise esclarecem que as editoras que mais vendem obtém, de um modo geral, melhores pontuações nas variáveis das imagens consideradas, face aos manuais menos vendidos. This study reflects results and reflections from the analysis of a sample of 525 images taken from seven textbooks in the discipline of Natural Sciences in the 6th year of basic school, using a method of image analysis from the perspective of Kress & Leeuwen (1996) , Grammar of " visual design " into the context of social semiótica, devoted to this extract meanings that seek to expand the mere consideration of formal and morphological images that may be relevant to equate the point of view of teaching and educational technology. An attempt to establish the basis to understand the correlation between the more or less successful sales of publishers of textbooks and considered certain characteristics that have these same images. The analysis results clarify that publishers who sell more get, in general, high scores on the variables of the images considered, compared with less manual sold. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-18T10:13:39Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/5999 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/5999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Morais, Jorge Manuel (2011). Manuais escolares, análise de imagens na perspectiva da semiótica social =Textbooks, image analysis from the perspective of social semiotics. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 3:1, p. 59-78 1645-4774 10.34620/eduser.v3i1.31 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135200812204032 |