Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São Roque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1675 |
Resumo: | Incide-se na última etapa da formação inicial de professores, nomeadamente, o estágio pedagógico, realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclo de São Roque, no ano lectivo de 2009/2010. O presente relatório relata alguns dos aspectos mais significativos do repertório experiencial das actividades desenvolvidas. Assim, abarca as primeiras vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, relativamente a prática lectiva de duas turmas do 9º ano de escolaridade. Procurou-se conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades associadas a este primeiro contacto com a prática pedagógica. A acção desenvolvida na escola, pretende ir ao encontro das linhas orientadoras do Projecto Curricular de Escola. Neste sentido, a preocupação foi na adequação do processo de ensino-aprendizagem, na rentabilização dos recursos existentes e no desenvolvimento diversificado de actividades com o objectivo de formar um cidadão ajustado à realidade existente e perspectivar o futuro. Procedendo-se, numa primeira parte à contextualização da escola e no conhecimento dos currículos de ensino, parte-se para a sistematização e reflexão de alguns conceitos que foram linhas programáticas deste estágio, nomeadamente, a planificação do ensino, que repercutiu a selecção e estruturação dos objectivos e, no controlo e processo de avaliação. Esta, conteve alguns dos actos pedagógicos vivenciados, designadamente, os estilos e estratégias de ensino, bem como, os processos de ensino-aprendizagem nas matérias de ensino de Voleibol e na Ginástica Acrobática. A assistência as aulas, surge como forma de supervisão pedagógica das colegas de estágio, de forma a ajudar na sua formação, bem como a nossa, principalmente, como observadoras críticas. Outras actividades foram desenvolvidas com o intuito de conhecermos e controlarmos um conjunto de variáveis no processo de gestão e estruturação de projectos/estudos. As acções de natureza científico-pedagógicas individual e colectiva, teve como finalidade sugerir alguns conhecimentos/percepções em algumas temáticas da nossa área aos colegas de profissão. Na última parte deste relatório, expõe-se algumas conclusões e recomendações deste estágio na nossa formação. |
id |
RCAP_a61b639e82dbd629a459d1173d93b90d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1675 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São RoqueActos pedagógicosEscolaProfessorPrática pedagógicaEnsinoActividadesEnsino-aprendizagemProcessosAvaliaçãoEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisIncide-se na última etapa da formação inicial de professores, nomeadamente, o estágio pedagógico, realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclo de São Roque, no ano lectivo de 2009/2010. O presente relatório relata alguns dos aspectos mais significativos do repertório experiencial das actividades desenvolvidas. Assim, abarca as primeiras vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, relativamente a prática lectiva de duas turmas do 9º ano de escolaridade. Procurou-se conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades associadas a este primeiro contacto com a prática pedagógica. A acção desenvolvida na escola, pretende ir ao encontro das linhas orientadoras do Projecto Curricular de Escola. Neste sentido, a preocupação foi na adequação do processo de ensino-aprendizagem, na rentabilização dos recursos existentes e no desenvolvimento diversificado de actividades com o objectivo de formar um cidadão ajustado à realidade existente e perspectivar o futuro. Procedendo-se, numa primeira parte à contextualização da escola e no conhecimento dos currículos de ensino, parte-se para a sistematização e reflexão de alguns conceitos que foram linhas programáticas deste estágio, nomeadamente, a planificação do ensino, que repercutiu a selecção e estruturação dos objectivos e, no controlo e processo de avaliação. Esta, conteve alguns dos actos pedagógicos vivenciados, designadamente, os estilos e estratégias de ensino, bem como, os processos de ensino-aprendizagem nas matérias de ensino de Voleibol e na Ginástica Acrobática. A assistência as aulas, surge como forma de supervisão pedagógica das colegas de estágio, de forma a ajudar na sua formação, bem como a nossa, principalmente, como observadoras críticas. Outras actividades foram desenvolvidas com o intuito de conhecermos e controlarmos um conjunto de variáveis no processo de gestão e estruturação de projectos/estudos. As acções de natureza científico-pedagógicas individual e colectiva, teve como finalidade sugerir alguns conhecimentos/percepções em algumas temáticas da nossa área aos colegas de profissão. Na última parte deste relatório, expõe-se algumas conclusões e recomendações deste estágio na nossa formação.Freitas, Duarte LuísGouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaGonçalves, Sílvia Andreia Ornelas2017-11-03T12:14:55Z2010-11-08T00:00:00Z2010-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:23Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:23.847157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São Roque |
title |
Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São Roque |
spellingShingle |
Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São Roque Gonçalves, Sílvia Andreia Ornelas Actos pedagógicos Escola Professor Prática pedagógica Ensino Actividades Ensino-aprendizagem Processos Avaliação Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São Roque |
title_full |
Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São Roque |
title_fullStr |
Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São Roque |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São Roque |
title_sort |
Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São Roque |
author |
Gonçalves, Sílvia Andreia Ornelas |
author_facet |
Gonçalves, Sílvia Andreia Ornelas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Duarte Luís Gouveia, Élvio Rúbio Quintal DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Sílvia Andreia Ornelas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Actos pedagógicos Escola Professor Prática pedagógica Ensino Actividades Ensino-aprendizagem Processos Avaliação Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Actos pedagógicos Escola Professor Prática pedagógica Ensino Actividades Ensino-aprendizagem Processos Avaliação Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Incide-se na última etapa da formação inicial de professores, nomeadamente, o estágio pedagógico, realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclo de São Roque, no ano lectivo de 2009/2010. O presente relatório relata alguns dos aspectos mais significativos do repertório experiencial das actividades desenvolvidas. Assim, abarca as primeiras vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, relativamente a prática lectiva de duas turmas do 9º ano de escolaridade. Procurou-se conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades associadas a este primeiro contacto com a prática pedagógica. A acção desenvolvida na escola, pretende ir ao encontro das linhas orientadoras do Projecto Curricular de Escola. Neste sentido, a preocupação foi na adequação do processo de ensino-aprendizagem, na rentabilização dos recursos existentes e no desenvolvimento diversificado de actividades com o objectivo de formar um cidadão ajustado à realidade existente e perspectivar o futuro. Procedendo-se, numa primeira parte à contextualização da escola e no conhecimento dos currículos de ensino, parte-se para a sistematização e reflexão de alguns conceitos que foram linhas programáticas deste estágio, nomeadamente, a planificação do ensino, que repercutiu a selecção e estruturação dos objectivos e, no controlo e processo de avaliação. Esta, conteve alguns dos actos pedagógicos vivenciados, designadamente, os estilos e estratégias de ensino, bem como, os processos de ensino-aprendizagem nas matérias de ensino de Voleibol e na Ginástica Acrobática. A assistência as aulas, surge como forma de supervisão pedagógica das colegas de estágio, de forma a ajudar na sua formação, bem como a nossa, principalmente, como observadoras críticas. Outras actividades foram desenvolvidas com o intuito de conhecermos e controlarmos um conjunto de variáveis no processo de gestão e estruturação de projectos/estudos. As acções de natureza científico-pedagógicas individual e colectiva, teve como finalidade sugerir alguns conhecimentos/percepções em algumas temáticas da nossa área aos colegas de profissão. Na última parte deste relatório, expõe-se algumas conclusões e recomendações deste estágio na nossa formação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-08T00:00:00Z 2010-11-08T00:00:00Z 2017-11-03T12:14:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1675 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129914204487680 |