A comunicação no futebol de massas : reflexão sobre a importância estratégica da relação com os media para um clube de massas : estudo de caso : o Futebol Clube do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, João Pedro Campos Moreira de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9204
Resumo: Dissertação mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
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spelling A comunicação no futebol de massas : reflexão sobre a importância estratégica da relação com os media para um clube de massas : estudo de caso : o Futebol Clube do Porto659.3Dissertação mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)Este é um estudo sobre comunicação no futebol. Não sobre comunicação em todo o futebol, mas sim sobre aquele que tem elevada repercussão nos media: o futebol de massas. Esta é uma reflexão sobre a importância estratégica da relação com os media para um clube de massas. Os clubes de massas são aqueles que têm milhares de adeptos e por isso são geradores de enormes audiências para os media. Os media, sempre à procura de audiências para gerarem maiores lucros, dedicam-lhes muita atenção. Estes clubes, devido ao fenómeno da “mediação”, só comunicam com o exterior através dos media. O futebol de massas assiste a uma profissionalização crescente. Os clubes de massas fazem tudo para alcançar o sucesso desportivo, porque este é o motor do sucesso global destas grandes empresas. Devido à relação de interdependência existente entre os clubes de massas e os media, a gestão da comunicação é uma das áreas que também se tornou profissional. A partir de um caso de estudo, o Futebol Clube do Porto, vou tentar perceber que importância estratégica pode ter a relação com os media para um clube de massas. Além disso, descrever e analisar algumas das particularidades da gestão da comunicação neste contexto e uma possível forma de as abordar para aproveitar a relação com os media de uma forma estratégica. No final ficará demonstrado que a gestão da comunicação e a restante gestão da organização não podem ser vistas de forma separada, porque as fronteiras entre estas áreas são híbridas. Se estas duas áreas da gestão forem vistas como separadas, não será possível para um clube destes usar a relação com os media de forma estratégica no campo desportivo.This is a study about communication in football. Not about communication in all the football, but about communication in the football that has wide media coverage: the mass football. This is a reflection about the strategic importance of the relationship with the media for mass football clubs. The mass clubs are the ones that have thousands of supporters and that are generators of huge audience levels for the media. The media, always trying to raise their audience levels to increase their profits, give to these clubs lots of attention. These clubs, due to the “mediation”, only communicate with the public using the media. Mass football is increasing its professional levels. Mass clubs make everything to achieve titles, because football is the core business of these huge organizations. Due to the interdependency relationship between mass clubs and media, communication management has become professional in mass clubs. Starting from a case study, Futebol Clube do Porto, I will try to understand what can be the strategic importance of the relationship with the media for a mass club. I will also try to describe and analyze the singularities of communication in this context and a possible approach to these singularities in order to use the media relationship in a strategic way. In the end it will be proved that in these clubs the communication management and the organization management can’t be seen as separated, because the borders between these two management areas are hybrid. If these two areas are not seen in common, it’s not possible for a mass club to use the media relationship in a strategic way in the sport field.Cabecinhas, RosaUniversidade do MinhoAlmeida, João Pedro Campos Moreira de2008-10-242008-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:55.791288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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