Crónicas de Corpos Doridos, Mente Lisa e Amor Ferido
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/83 |
Resumo: | O autor aborda a complexidade semiológica que caracteriza a clínica das perturbações do comportamento das crianças e adolescentes em risco de um devir adictivo. Com a ajuda de dois exemplos clínicos, chama a atenção para o polimorfismo dos modos de exteriorização do sofrimento infantil, centrados, desde o início, no corpo e no comportamento. Realça a importância da avaliação cuidada das condições de equilíbrio narcísico e objectal das figuras significativas do meio de suporte afectivo e material da criança, os pais em primeiro lugar, mas também outros elementos da sua rede relacional, próxima e alargada. Conclui pela importância do reforço do papel atribuído às equipas de saúde mental infantil, em parceria compreensiva com outros técnicos de saúde e com os actores escolares e sociais da comunidade de pertença das famílias das crianças e adolescentes em dificuldade, para o diagnóstico e intervenção terapêutica precoce das situações objecto deste texto. Summary The author approaches the complex nature of the clinical features of the troubled behaviour of children and adolescents at risk of developing substance abuse disorders. Using two clinical examples, the author pays attention to the polymorphism of exteriorising modes of childhood suffering, centred on body and behaviour since their beginnings. He stresses the importance of a correct evaluation of the narcissistic and objectal balance of each one of the most significant figures of child’s family: parents in first place but also other members of his or her social environment. By stressing the importance of the role played by child and adolescent mental health teams, the text stresses the importance of a comprehensive partnership with other health professionals, the school and social actors of the community in the process of early diagnosis and treatment of these troubled behaviours. |
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