"A técnica violinística na interpretação de obras da Segunda Escola Vienense"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9079 |
Resumo: | A designação “Segunda Escola Vienense” foi atribuída a um grupo de compositores que, seguindo a linha da expressão dos novos ideais estéticos surgidos no início do século XX, criaram uma linguagem específica, para a transmissão de imagens fortes e sentimentos inesperados, através da exploração de novas sonoridades, timbres e cores. Esta dissertação, procura investigar os meios técnicos específicos e necessários para transmitir o conteúdo expressivo na execução das partituras dos três principais compositores da Segunda Escola Vienense. Para uma análise aprofundada, foram escolhidas três partituras consideradas relevantes neste contexto. Dada a importância do período do Expressionismo, como um marco na História da Música e das Artes em geral, foi feito um enquadramento histórico, analisando as características de cada compositor em particular e também a relação entre os mesmos, de modo a investigar e entender as inovações componísticas implementadas. Através do estudo das partituras das “Quatro Peças” Op. 7, para violino e piano de Anton Webern, “Quarteto para cordas”, Op.3 de Alban Berg e o “Concerto para Violino e Orquestra”, Op. 26 de Arnold Schönberg, expõem-se as evoluções técnicas utilizadas para o violino como um meio de expressão de novos caracteres e impressões. |
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"A técnica violinística na interpretação de obras da Segunda Escola Vienense"ViolinoMúsica modernaDodecafonismo VienenseSegunda Escola VienenseSéculo XXArnold SchoenbergAnton WebernAlban BergViolinModern musicDodecaphonism VienneseSecond Viennese SchoolTwentieth CenturyArnold SchönbergA designação “Segunda Escola Vienense” foi atribuída a um grupo de compositores que, seguindo a linha da expressão dos novos ideais estéticos surgidos no início do século XX, criaram uma linguagem específica, para a transmissão de imagens fortes e sentimentos inesperados, através da exploração de novas sonoridades, timbres e cores. Esta dissertação, procura investigar os meios técnicos específicos e necessários para transmitir o conteúdo expressivo na execução das partituras dos três principais compositores da Segunda Escola Vienense. Para uma análise aprofundada, foram escolhidas três partituras consideradas relevantes neste contexto. Dada a importância do período do Expressionismo, como um marco na História da Música e das Artes em geral, foi feito um enquadramento histórico, analisando as características de cada compositor em particular e também a relação entre os mesmos, de modo a investigar e entender as inovações componísticas implementadas. Através do estudo das partituras das “Quatro Peças” Op. 7, para violino e piano de Anton Webern, “Quarteto para cordas”, Op.3 de Alban Berg e o “Concerto para Violino e Orquestra”, Op. 26 de Arnold Schönberg, expõem-se as evoluções técnicas utilizadas para o violino como um meio de expressão de novos caracteres e impressões.The term "Second Viennese School" was awarded to a group of composers who, following the line of the expression of the new arising aesthetic ideals in the early twentieth century, created a specific language for the transmission of strong images and unexpected feelings by exploring new sounds, timbres and colors. This dissertation investigates the specific and necessary technique to convey the expressive content for the execution of scores of the three main composers of the Second Viennese School. For an in-depth analysis, we selected three scores considered relevant in this context. Because of the importance of the Expressionism period, as a milestone in the history of Music and the Arts in general, a historical framework was made by analyzing the characteristics of each composer in particular and also the relationship between them in order to investigate and understand the innovations implemented. By studying the scores of "Four Pieces" Op. 7, for violin and piano by Anton Webern, "String Quartet", Op.3 of Alban Berg and the "Concerto for Violin and Orchestra," Op. 26 by Arnold Schönberg, are exposed technical developments used for the violin as a mean of expression of new characters and impressions.Ungureanu, Radu BenoneRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGandra, Graça Maria Campos2017-01-03T10:32:58Z2016-11-112016-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9079TID:201516110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:32.197566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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