Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Sara Fortuna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25102
Resumo: A economia de partilha é um sistema socioeconómico que se baseia no consumo de bens e serviços com foco na partilha, sendo um fenómeno que registou um rápido crescimento e tem já uma posição claramente definida no setor do alojamento turístico. Ao mesmo tempo, Portugal tem registado um aumento indiscutível de Alojamentos Locais registados, impulsionado, entre outros, por este movimento socioeconómico. A presente investigação procura compreender quais as motivações do consumidor para participar nesta nova forma de mercado. É utilizado o caso Airbnb, uma plataforma para estadias de curta duração, pioneira na economia de partilha, no contexto português como exemplo. São abordados os fatores que determinam o comportamento do consumidor, nomeadamente os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos; e estudadas as várias motivações, entre elas, a localização, o preço, a sustentabilidade económica, o conforto e comodidades, a autenticidade, interação social, a novidade, o prazer, a sustentabilidade ambiental, a reputação e o Ethos do consumo colaborativo. Como principais motivações foram determinadas o preço, localização, comodidades, autenticidade, motivação social e interação, novidade e prazer e sustentabilidade económica.
id RCAP_a62a488de9fd1f280c3aab6ba2e04d68
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso AirbnbEconomia de partilhaAlojamento localAirbnbComportamento do consumidorMotivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA economia de partilha é um sistema socioeconómico que se baseia no consumo de bens e serviços com foco na partilha, sendo um fenómeno que registou um rápido crescimento e tem já uma posição claramente definida no setor do alojamento turístico. Ao mesmo tempo, Portugal tem registado um aumento indiscutível de Alojamentos Locais registados, impulsionado, entre outros, por este movimento socioeconómico. A presente investigação procura compreender quais as motivações do consumidor para participar nesta nova forma de mercado. É utilizado o caso Airbnb, uma plataforma para estadias de curta duração, pioneira na economia de partilha, no contexto português como exemplo. São abordados os fatores que determinam o comportamento do consumidor, nomeadamente os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos; e estudadas as várias motivações, entre elas, a localização, o preço, a sustentabilidade económica, o conforto e comodidades, a autenticidade, interação social, a novidade, o prazer, a sustentabilidade ambiental, a reputação e o Ethos do consumo colaborativo. Como principais motivações foram determinadas o preço, localização, comodidades, autenticidade, motivação social e interação, novidade e prazer e sustentabilidade económica.The sharing economy is a socio-economic system that is based on the consumption of goods and services focused on the sharing. It is a phenomenon that has experienced a rapid growth and has already a strong position in the tourist accommodation sector. At the same time, Portugal has registered an undeniable increase in registered local lodgings (Alojamento Local), driven, among others, by this socio-economic movement. This study leads to an understanding of the consumer’s motivations to participate in this new market model. Airbnb, a platform for short stays, a pioneer in the sharing economy, in the Portuguese context is used as an example. The factors that determine consumer behavior, namely cultural, social, personal and psychological factors, are discussed as well as motivations such as location, price, economic sustainability, comfort and amenities, authenticity, social interaction, novelty, pleasure, environmental sustainability, reputation and ethos of collaborative consumption. As the main motivations where determined the price, location, amenities, authenticity, social motivation and interaction, novelty and pleasure and economic sustainability.Leal, Maria do CarmoRepositório ComumTomé, Sara Fortuna2018-11-30T15:49:29Z2018-11-052018-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25102TID:202041778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:10.594673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb
title Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb
spellingShingle Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb
Tomé, Sara Fortuna
Economia de partilha
Alojamento local
Airbnb
Comportamento do consumidor
Motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb
title_full Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb
title_fullStr Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb
title_full_unstemmed Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb
title_sort Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb
author Tomé, Sara Fortuna
author_facet Tomé, Sara Fortuna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Maria do Carmo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Sara Fortuna
dc.subject.por.fl_str_mv Economia de partilha
Alojamento local
Airbnb
Comportamento do consumidor
Motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Economia de partilha
Alojamento local
Airbnb
Comportamento do consumidor
Motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A economia de partilha é um sistema socioeconómico que se baseia no consumo de bens e serviços com foco na partilha, sendo um fenómeno que registou um rápido crescimento e tem já uma posição claramente definida no setor do alojamento turístico. Ao mesmo tempo, Portugal tem registado um aumento indiscutível de Alojamentos Locais registados, impulsionado, entre outros, por este movimento socioeconómico. A presente investigação procura compreender quais as motivações do consumidor para participar nesta nova forma de mercado. É utilizado o caso Airbnb, uma plataforma para estadias de curta duração, pioneira na economia de partilha, no contexto português como exemplo. São abordados os fatores que determinam o comportamento do consumidor, nomeadamente os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos; e estudadas as várias motivações, entre elas, a localização, o preço, a sustentabilidade económica, o conforto e comodidades, a autenticidade, interação social, a novidade, o prazer, a sustentabilidade ambiental, a reputação e o Ethos do consumo colaborativo. Como principais motivações foram determinadas o preço, localização, comodidades, autenticidade, motivação social e interação, novidade e prazer e sustentabilidade económica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30T15:49:29Z
2018-11-05
2018-11-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/25102
TID:202041778
url http://hdl.handle.net/10400.26/25102
identifier_str_mv TID:202041778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135489526071296