Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25102 |
Resumo: | A economia de partilha é um sistema socioeconómico que se baseia no consumo de bens e serviços com foco na partilha, sendo um fenómeno que registou um rápido crescimento e tem já uma posição claramente definida no setor do alojamento turístico. Ao mesmo tempo, Portugal tem registado um aumento indiscutível de Alojamentos Locais registados, impulsionado, entre outros, por este movimento socioeconómico. A presente investigação procura compreender quais as motivações do consumidor para participar nesta nova forma de mercado. É utilizado o caso Airbnb, uma plataforma para estadias de curta duração, pioneira na economia de partilha, no contexto português como exemplo. São abordados os fatores que determinam o comportamento do consumidor, nomeadamente os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos; e estudadas as várias motivações, entre elas, a localização, o preço, a sustentabilidade económica, o conforto e comodidades, a autenticidade, interação social, a novidade, o prazer, a sustentabilidade ambiental, a reputação e o Ethos do consumo colaborativo. Como principais motivações foram determinadas o preço, localização, comodidades, autenticidade, motivação social e interação, novidade e prazer e sustentabilidade económica. |
id |
RCAP_a62a488de9fd1f280c3aab6ba2e04d68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25102 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso AirbnbEconomia de partilhaAlojamento localAirbnbComportamento do consumidorMotivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA economia de partilha é um sistema socioeconómico que se baseia no consumo de bens e serviços com foco na partilha, sendo um fenómeno que registou um rápido crescimento e tem já uma posição claramente definida no setor do alojamento turístico. Ao mesmo tempo, Portugal tem registado um aumento indiscutível de Alojamentos Locais registados, impulsionado, entre outros, por este movimento socioeconómico. A presente investigação procura compreender quais as motivações do consumidor para participar nesta nova forma de mercado. É utilizado o caso Airbnb, uma plataforma para estadias de curta duração, pioneira na economia de partilha, no contexto português como exemplo. São abordados os fatores que determinam o comportamento do consumidor, nomeadamente os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos; e estudadas as várias motivações, entre elas, a localização, o preço, a sustentabilidade económica, o conforto e comodidades, a autenticidade, interação social, a novidade, o prazer, a sustentabilidade ambiental, a reputação e o Ethos do consumo colaborativo. Como principais motivações foram determinadas o preço, localização, comodidades, autenticidade, motivação social e interação, novidade e prazer e sustentabilidade económica.The sharing economy is a socio-economic system that is based on the consumption of goods and services focused on the sharing. It is a phenomenon that has experienced a rapid growth and has already a strong position in the tourist accommodation sector. At the same time, Portugal has registered an undeniable increase in registered local lodgings (Alojamento Local), driven, among others, by this socio-economic movement. This study leads to an understanding of the consumer’s motivations to participate in this new market model. Airbnb, a platform for short stays, a pioneer in the sharing economy, in the Portuguese context is used as an example. The factors that determine consumer behavior, namely cultural, social, personal and psychological factors, are discussed as well as motivations such as location, price, economic sustainability, comfort and amenities, authenticity, social interaction, novelty, pleasure, environmental sustainability, reputation and ethos of collaborative consumption. As the main motivations where determined the price, location, amenities, authenticity, social motivation and interaction, novelty and pleasure and economic sustainability.Leal, Maria do CarmoRepositório ComumTomé, Sara Fortuna2018-11-30T15:49:29Z2018-11-052018-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25102TID:202041778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:10.594673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb |
title |
Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb |
spellingShingle |
Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb Tomé, Sara Fortuna Economia de partilha Alojamento local Airbnb Comportamento do consumidor Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb |
title_full |
Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb |
title_fullStr |
Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb |
title_full_unstemmed |
Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb |
title_sort |
Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb |
author |
Tomé, Sara Fortuna |
author_facet |
Tomé, Sara Fortuna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leal, Maria do Carmo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomé, Sara Fortuna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia de partilha Alojamento local Airbnb Comportamento do consumidor Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Economia de partilha Alojamento local Airbnb Comportamento do consumidor Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A economia de partilha é um sistema socioeconómico que se baseia no consumo de bens e serviços com foco na partilha, sendo um fenómeno que registou um rápido crescimento e tem já uma posição claramente definida no setor do alojamento turístico. Ao mesmo tempo, Portugal tem registado um aumento indiscutível de Alojamentos Locais registados, impulsionado, entre outros, por este movimento socioeconómico. A presente investigação procura compreender quais as motivações do consumidor para participar nesta nova forma de mercado. É utilizado o caso Airbnb, uma plataforma para estadias de curta duração, pioneira na economia de partilha, no contexto português como exemplo. São abordados os fatores que determinam o comportamento do consumidor, nomeadamente os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos; e estudadas as várias motivações, entre elas, a localização, o preço, a sustentabilidade económica, o conforto e comodidades, a autenticidade, interação social, a novidade, o prazer, a sustentabilidade ambiental, a reputação e o Ethos do consumo colaborativo. Como principais motivações foram determinadas o preço, localização, comodidades, autenticidade, motivação social e interação, novidade e prazer e sustentabilidade económica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30T15:49:29Z 2018-11-05 2018-11-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/25102 TID:202041778 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/25102 |
identifier_str_mv |
TID:202041778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135489526071296 |