Leitura, literacia e escola : construções (im)perfeitas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardinha, M.G.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Machado, J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5236
Resumo: Neste trabalho, propomo-nos abordar o tema da leitura, conceito constantemente recontextualizado, fruto de dinâmicas modernas, consideradas mais integradoras. Com efeito, neste mundo da globalização e da informação, parece nunca terem existido tantos livros e tantos leitores, reiterando-se, continuamente, o lugar imprescindível da prática da leitura. Haverá, certamente, razões justificativas do tipo de leitor e das diversas situações de leitura, mas será que as leituras e o modo como elas são feitas configuram o estilo de leitor que esta sociedade em mudança exige? Nesta perspetiva, à escola, enquanto cenário de aprendizagens mais formais, impõe-se um grande desafio, esperando-se que saiba adequar os currículos às exigências da complexidade crescente do mundo contemporâneo, operando transferências de vida, para ela própria se transformar em escola-vida.
id RCAP_a637530b71c31e37d164223d2a09393a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura, literacia e escola : construções (im)perfeitasLeituraLiteraciaEscolaNeste trabalho, propomo-nos abordar o tema da leitura, conceito constantemente recontextualizado, fruto de dinâmicas modernas, consideradas mais integradoras. Com efeito, neste mundo da globalização e da informação, parece nunca terem existido tantos livros e tantos leitores, reiterando-se, continuamente, o lugar imprescindível da prática da leitura. Haverá, certamente, razões justificativas do tipo de leitor e das diversas situações de leitura, mas será que as leituras e o modo como elas são feitas configuram o estilo de leitor que esta sociedade em mudança exige? Nesta perspetiva, à escola, enquanto cenário de aprendizagens mais formais, impõe-se um grande desafio, esperando-se que saiba adequar os currículos às exigências da complexidade crescente do mundo contemporâneo, operando transferências de vida, para ela própria se transformar em escola-vida.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSardinha, M.G.Machado, J.2016-05-18T11:35:26Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5236porSARDINHA, M.G. ; MACHADO, J. (2012) - Leitura, literacia e escola : construções (im)perfeitas. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. N.º 10.1646-9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:10Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:01.740015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura, literacia e escola : construções (im)perfeitas
title Leitura, literacia e escola : construções (im)perfeitas
spellingShingle Leitura, literacia e escola : construções (im)perfeitas
Sardinha, M.G.
Leitura
Literacia
Escola
title_short Leitura, literacia e escola : construções (im)perfeitas
title_full Leitura, literacia e escola : construções (im)perfeitas
title_fullStr Leitura, literacia e escola : construções (im)perfeitas
title_full_unstemmed Leitura, literacia e escola : construções (im)perfeitas
title_sort Leitura, literacia e escola : construções (im)perfeitas
author Sardinha, M.G.
author_facet Sardinha, M.G.
Machado, J.
author_role author
author2 Machado, J.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardinha, M.G.
Machado, J.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literacia
Escola
topic Leitura
Literacia
Escola
description Neste trabalho, propomo-nos abordar o tema da leitura, conceito constantemente recontextualizado, fruto de dinâmicas modernas, consideradas mais integradoras. Com efeito, neste mundo da globalização e da informação, parece nunca terem existido tantos livros e tantos leitores, reiterando-se, continuamente, o lugar imprescindível da prática da leitura. Haverá, certamente, razões justificativas do tipo de leitor e das diversas situações de leitura, mas será que as leituras e o modo como elas são feitas configuram o estilo de leitor que esta sociedade em mudança exige? Nesta perspetiva, à escola, enquanto cenário de aprendizagens mais formais, impõe-se um grande desafio, esperando-se que saiba adequar os currículos às exigências da complexidade crescente do mundo contemporâneo, operando transferências de vida, para ela própria se transformar em escola-vida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2016-05-18T11:35:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5236
url http://hdl.handle.net/10400.11/5236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SARDINHA, M.G. ; MACHADO, J. (2012) - Leitura, literacia e escola : construções (im)perfeitas. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. N.º 10.
1646-9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130819931930624