Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Flávia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Coelho da Silva, José Luís
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/25326
Resumo: A questão que dá origem a esta comunicação é a seguinte: qual o potencial da investigação educacional na transformação da pedagogia escolar? Em particular, interessa-nos a investigação realizada por professores no contexto de cursos de mestrado, pressupondo que este contexto poderá ser propício a que os estudos realizados se articulem com os interesses e necessidades das escolas, fomentando a mudança. Apresentamos uma proposta de grelha de análise de dissertações de mestrado que pode ajudar-nos a encontrar respostas para a questão colocada. A grelha integra um estudo em curso que abrange dissertações realizadas na Universidade do Minho, nas áreas da educação em línguas estrangeiras e da educação em ciências, tendo sido inicialmente concebida no âmbito de um estudo mais vasto também em curso, centrado na literatura de circulação nacional na área da educação em línguas estrangeiras. Espera-se que a sua apresentação fomente a reflexão sobre os propósitos e a natureza da investigação educacional, nomeadamente sobre a sua relação com a experiência educativa.
id RCAP_a6452e5f803421722eb2d6ec08d18b83
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25326
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação educacional e transformação da pedagogia escolarInvestigação educacionalTransformaçãoPedagogiaA questão que dá origem a esta comunicação é a seguinte: qual o potencial da investigação educacional na transformação da pedagogia escolar? Em particular, interessa-nos a investigação realizada por professores no contexto de cursos de mestrado, pressupondo que este contexto poderá ser propício a que os estudos realizados se articulem com os interesses e necessidades das escolas, fomentando a mudança. Apresentamos uma proposta de grelha de análise de dissertações de mestrado que pode ajudar-nos a encontrar respostas para a questão colocada. A grelha integra um estudo em curso que abrange dissertações realizadas na Universidade do Minho, nas áreas da educação em línguas estrangeiras e da educação em ciências, tendo sido inicialmente concebida no âmbito de um estudo mais vasto também em curso, centrado na literatura de circulação nacional na área da educação em línguas estrangeiras. Espera-se que a sua apresentação fomente a reflexão sobre os propósitos e a natureza da investigação educacional, nomeadamente sobre a sua relação com a experiência educativa.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoVieira, FláviaCoelho da Silva, José Luís2011-072011-07-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/25326por978-989-8525-02-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:01:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:01:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar
title Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar
spellingShingle Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar
Vieira, Flávia
Investigação educacional
Transformação
Pedagogia
title_short Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar
title_full Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar
title_fullStr Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar
title_full_unstemmed Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar
title_sort Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar
author Vieira, Flávia
author_facet Vieira, Flávia
Coelho da Silva, José Luís
author_role author
author2 Coelho da Silva, José Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Flávia
Coelho da Silva, José Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação educacional
Transformação
Pedagogia
topic Investigação educacional
Transformação
Pedagogia
description A questão que dá origem a esta comunicação é a seguinte: qual o potencial da investigação educacional na transformação da pedagogia escolar? Em particular, interessa-nos a investigação realizada por professores no contexto de cursos de mestrado, pressupondo que este contexto poderá ser propício a que os estudos realizados se articulem com os interesses e necessidades das escolas, fomentando a mudança. Apresentamos uma proposta de grelha de análise de dissertações de mestrado que pode ajudar-nos a encontrar respostas para a questão colocada. A grelha integra um estudo em curso que abrange dissertações realizadas na Universidade do Minho, nas áreas da educação em línguas estrangeiras e da educação em ciências, tendo sido inicialmente concebida no âmbito de um estudo mais vasto também em curso, centrado na literatura de circulação nacional na área da educação em línguas estrangeiras. Espera-se que a sua apresentação fomente a reflexão sobre os propósitos e a natureza da investigação educacional, nomeadamente sobre a sua relação com a experiência educativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07
2011-07-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/25326
url https://hdl.handle.net/1822/25326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8525-02-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544824525422592