Os contributos do ensino da multimédia através da aprendizagem baseada em projetos para a literacia mediática dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/58263 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_a65ad28b9d01111c75ac5f7f36b817e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/58263 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os contributos do ensino da multimédia através da aprendizagem baseada em projetos para a literacia mediática dos alunosMultimédiaAprendizagem baseada em projetosLiteracia mediáticaTecnologias digitaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEste relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino de Informática, do Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. A intervenção pedagógica decorreu na Escola Secundária Dom Dinis, do Agrupamento de Escolas Dom Dinis, entre 15 de fevereiro e 22 de março de 2022, numa turma do 12.º ano, de um Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades. As atividades pedagógicas focaram-se no domínio D2: Introdução à Multimédia, mais concretamente no subdomínio D2.2 Tipos de média estáticos: texto e imagem, da disciplina de Aplicações Informáticas B. Foram abordados os conceitos associados aos média estáticos texto e imagem, nomeadamente as características e utilização da tipografia, os tipos de imagem, conversão entre tipos, a edição vetorial e fotográfica. Recorrendo à Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), os alunos, em pequenos grupos e em articulação com a disciplina de Português, desenvolveram, usando a ferramenta Adobe Photoshop e ao longo de 10 de aulas, um produto multimédia comunicacional que combinou diferentes média estáticos de forma a representar, visualmente e sob a forma de uma história para a rede social Instagram, um dos poemas da obra Mensagem, de Fernando Pessoa. Como principais estratégias de ensino-aprendizagem, recorreu-se ao trabalho colaborativo e deu-se liberdade aos alunos na escolha do poema, das ferramentas do software e técnicas de edição e manipulação de imagem. O ensino das diferentes ferramentas foi precedido de uma introdução aos conceitos básicos sobre os significados, formas de leitura e valores semânticos dos média trabalhados. A demonstração da aplicação das diferentes ferramentas foi antecedida de uma apresentação do resultado a alcançar com a sua aplicação e de uma breve explicação dos conceitos técnicos relacionados, procurando-se que os alunos estabelecessem associações entre estes, as funcionalidades do software e os resultados proporcionados pelas primeiras. Os alunos foram incentivados, em grupo, a explorar formas alternativas de aplicação e combinação das ferramentas e técnicas, de maneira a observarem as diversas possibilidades de utilização, através da realização de pequenos exercícios apresentados sob a forma de desafios, organizados em níveis de complexidade crescente. A troca de ideias, debate e entreajuda entre pares foram constantes, tendo-se preconizado a avaliação para a aprendizagem. No final, os alunos procederam à apresentação dos projetos desenvolvidos e foram desafiados a comentar e avaliar os projetos dos colegas num processo de avaliação por pares. Como objetivo de investigação, procurou-se analisar os contributos do ensino da multimédia, através da ABP, para o desenvolvimento de competências de literacia mediática dos alunos. Os resultados sugerem que esta tipologia de atividades promove a criatividade, uma consciência mais reflexiva e crítica face aos média e facilita a aprendizagem de conceitos relacionados com aplicações de produção multimédia.This report is part of the Curricular Unit of Initiation to Professional Practice IV of the master’s degree in Informatics Teaching, Institute of Education, University of Lisbon. The pedagogical intervention took place in the secondary school district of Dom Dinis, between the 15th of February and the 22nd of March 2022, in a 12th year class of a Scientific-Humanistic Course of Languages and Humanities. The pedagogical activities were focused on the domain D2: Introduction to Multimedia, more specifically on the subdomain D2.2 Types of static media: text and image, of the subject Computer Applications B. The concepts associated with text and image static media were approached, namely the characteristics and use of typography, image types, conversion between types, vectorial and photographic edition. Using Project-Based Learning (PBL), the students, in small groups and in conjunction with the Portuguese subject, developed, using the Adobe Photoshop tool and over 10 lessons, a communicational multimedia product that combined different static media in order to represent, visually and in the form of a story for the social network Instagram, one of the poems from “The Message” by Fernando Pessoa. As main teaching-learning strategies, collaborative work was used and students were given freedom in choosing the poem, the software tools and image editing and manipulation techniques. The teaching of the different tools was preceded by an introduction to the basic concepts about the meanings, ways of reading and semantic values of the elaborated media. The demonstration of the application of the different tools was preceded by a presentation of the result to achieve with its application and a brief explanation of the related technical concepts, in order for students to connect these: the software functionalities and the results provided by the latter. The students were encouraged, in groups, to explore alternative ways of application and combination of the tools and techniques, in order to observe the various possibilities of use, through the realisation of small exercises presented as challenges, organised in increasing levels of complexity. The exchange of ideas, debate and mutual help among peers were constant, and the evaluation was based on learning. At the end, the students presented the developed projects and were challenged to comment and evaluate their classmates’ projects in a process of peer evaluation. The objective of the research was to analyse the contributions of multimedia teaching, through PBL, to the development of student’s media literacy skills. The results suggest that these types of activities promote creativity, a more reflective and critical awareness toward the media, and facilitates the learning of concepts related to multimedia production applications.Piedade, JoãoGomes, Luís Manuel dos SantosRepositório da Universidade de LisboaCunha, Rui Paulo Figueiredo da2023-06-16T14:31:44Z2022-07-222022-06-062022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:07:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:34.176678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os contributos do ensino da multimédia através da aprendizagem baseada em projetos para a literacia mediática dos alunos |
title |
Os contributos do ensino da multimédia através da aprendizagem baseada em projetos para a literacia mediática dos alunos |
spellingShingle |
Os contributos do ensino da multimédia através da aprendizagem baseada em projetos para a literacia mediática dos alunos Cunha, Rui Paulo Figueiredo da Multimédia Aprendizagem baseada em projetos Literacia mediática Tecnologias digitais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Os contributos do ensino da multimédia através da aprendizagem baseada em projetos para a literacia mediática dos alunos |
title_full |
Os contributos do ensino da multimédia através da aprendizagem baseada em projetos para a literacia mediática dos alunos |
title_fullStr |
Os contributos do ensino da multimédia através da aprendizagem baseada em projetos para a literacia mediática dos alunos |
title_full_unstemmed |
Os contributos do ensino da multimédia através da aprendizagem baseada em projetos para a literacia mediática dos alunos |
title_sort |
Os contributos do ensino da multimédia através da aprendizagem baseada em projetos para a literacia mediática dos alunos |
author |
Cunha, Rui Paulo Figueiredo da |
author_facet |
Cunha, Rui Paulo Figueiredo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piedade, João Gomes, Luís Manuel dos Santos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Rui Paulo Figueiredo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimédia Aprendizagem baseada em projetos Literacia mediática Tecnologias digitais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Multimédia Aprendizagem baseada em projetos Literacia mediática Tecnologias digitais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-22 2022-06-06 2022-07-22T00:00:00Z 2023-06-16T14:31:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/58263 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/58263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134640561192960 |