CUMPRIMENTO DA NORMA DE PROCEDIMENTO DE ENFERMAGEM DA PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Leonor Gonçalves de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=nhYVsX
Resumo: A Punção Venosa Periférica é um procedimento invasivo de alta ocorrência no quotidiano da profissão de enfermagem principalmente no âmbito hospitalar. Destina-se à administração de medicamentos, soros, antibióticos, sangue e derivados. A segurança na execução desta técnica apoia-se em sólidos princípios científicos, sendo fundamental a manipulação asséptica do cateter. Este estudo do tipo quantitativo, descriti-vo e correlacional tem como objectivo verificar o cumprimento da Norma de Procedimento de Enfermagem da Punção Venosa Periférica pelos enfermeiros do serviço de urgência e se o cumprimento observado corresponde ao cumprimento percepcionado e referido pelos enfermeiros, e ainda se existe relação entre o cumprimento da norma e alguns factores como: tempo de exercício profissional; categoria profissional; prioridade atribuída ao doente; conhecimento da norma referida pelos enfermeiros. Os dados foram obtidos através da observação estruturada baseada numa lista de verificação tipo check-list e de um questionário ambos elaborados para o efeito com base na Norma de Procedimento de Enfermagem da Punção Venosa Periférica ou Norma de Procedimento de Enfermagem Nº2. A amostra em estudo foi constituída por 63 enfermeiros do serviço de urgências que foram observados uma única vez na execução do procedimento da Punção Venosa Periférica, nas várias áreas de atendimento e com os mais diversos graus de prioridade. Os resultados evidenciaram que existem itens do procedimento que não foram executados correctamente podendo constituir factores de risco, salientando-se: fazer a higiene do local a puncionar (76,19%), fazer tricotomia se necessário (53,97%), posicionar correctamente o doente (19,04%), colocar o garrote para observação e palpação e retirá-lo posteriormente (76,19%). As hipóteses de investigação foram rejeitadas, visto não se verificar relações estatisticamente significativas entre as variáveis em estudo.
id RCAP_a65b8bc4d2fbd2afa9385b8892459762
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:4340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CUMPRIMENTO DA NORMA DE PROCEDIMENTO DE ENFERMAGEM DA PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICAPunção venosa periféricaNorma de punção venosa periféricafactores de riscoenfermagem.A Punção Venosa Periférica é um procedimento invasivo de alta ocorrência no quotidiano da profissão de enfermagem principalmente no âmbito hospitalar. Destina-se à administração de medicamentos, soros, antibióticos, sangue e derivados. A segurança na execução desta técnica apoia-se em sólidos princípios científicos, sendo fundamental a manipulação asséptica do cateter. Este estudo do tipo quantitativo, descriti-vo e correlacional tem como objectivo verificar o cumprimento da Norma de Procedimento de Enfermagem da Punção Venosa Periférica pelos enfermeiros do serviço de urgência e se o cumprimento observado corresponde ao cumprimento percepcionado e referido pelos enfermeiros, e ainda se existe relação entre o cumprimento da norma e alguns factores como: tempo de exercício profissional; categoria profissional; prioridade atribuída ao doente; conhecimento da norma referida pelos enfermeiros. Os dados foram obtidos através da observação estruturada baseada numa lista de verificação tipo check-list e de um questionário ambos elaborados para o efeito com base na Norma de Procedimento de Enfermagem da Punção Venosa Periférica ou Norma de Procedimento de Enfermagem Nº2. A amostra em estudo foi constituída por 63 enfermeiros do serviço de urgências que foram observados uma única vez na execução do procedimento da Punção Venosa Periférica, nas várias áreas de atendimento e com os mais diversos graus de prioridade. Os resultados evidenciaram que existem itens do procedimento que não foram executados correctamente podendo constituir factores de risco, salientando-se: fazer a higiene do local a puncionar (76,19%), fazer tricotomia se necessário (53,97%), posicionar correctamente o doente (19,04%), colocar o garrote para observação e palpação e retirá-lo posteriormente (76,19%). As hipóteses de investigação foram rejeitadas, visto não se verificar relações estatisticamente significativas entre as variáveis em estudo.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2013-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=nhYVsXTID:201098938porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=nhYVsXCarvalho, Maria Leonor Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2013-11-15T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:4340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:08.123466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CUMPRIMENTO DA NORMA DE PROCEDIMENTO DE ENFERMAGEM DA PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA
title CUMPRIMENTO DA NORMA DE PROCEDIMENTO DE ENFERMAGEM DA PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA
spellingShingle CUMPRIMENTO DA NORMA DE PROCEDIMENTO DE ENFERMAGEM DA PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA
Carvalho, Maria Leonor Gonçalves de
Punção venosa periférica
Norma de punção venosa periférica
factores de risco
enfermagem.
title_short CUMPRIMENTO DA NORMA DE PROCEDIMENTO DE ENFERMAGEM DA PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA
title_full CUMPRIMENTO DA NORMA DE PROCEDIMENTO DE ENFERMAGEM DA PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA
title_fullStr CUMPRIMENTO DA NORMA DE PROCEDIMENTO DE ENFERMAGEM DA PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA
title_full_unstemmed CUMPRIMENTO DA NORMA DE PROCEDIMENTO DE ENFERMAGEM DA PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA
title_sort CUMPRIMENTO DA NORMA DE PROCEDIMENTO DE ENFERMAGEM DA PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA
author Carvalho, Maria Leonor Gonçalves de
author_facet Carvalho, Maria Leonor Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Leonor Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Punção venosa periférica
Norma de punção venosa periférica
factores de risco
enfermagem.
topic Punção venosa periférica
Norma de punção venosa periférica
factores de risco
enfermagem.
description A Punção Venosa Periférica é um procedimento invasivo de alta ocorrência no quotidiano da profissão de enfermagem principalmente no âmbito hospitalar. Destina-se à administração de medicamentos, soros, antibióticos, sangue e derivados. A segurança na execução desta técnica apoia-se em sólidos princípios científicos, sendo fundamental a manipulação asséptica do cateter. Este estudo do tipo quantitativo, descriti-vo e correlacional tem como objectivo verificar o cumprimento da Norma de Procedimento de Enfermagem da Punção Venosa Periférica pelos enfermeiros do serviço de urgência e se o cumprimento observado corresponde ao cumprimento percepcionado e referido pelos enfermeiros, e ainda se existe relação entre o cumprimento da norma e alguns factores como: tempo de exercício profissional; categoria profissional; prioridade atribuída ao doente; conhecimento da norma referida pelos enfermeiros. Os dados foram obtidos através da observação estruturada baseada numa lista de verificação tipo check-list e de um questionário ambos elaborados para o efeito com base na Norma de Procedimento de Enfermagem da Punção Venosa Periférica ou Norma de Procedimento de Enfermagem Nº2. A amostra em estudo foi constituída por 63 enfermeiros do serviço de urgências que foram observados uma única vez na execução do procedimento da Punção Venosa Periférica, nas várias áreas de atendimento e com os mais diversos graus de prioridade. Os resultados evidenciaram que existem itens do procedimento que não foram executados correctamente podendo constituir factores de risco, salientando-se: fazer a higiene do local a puncionar (76,19%), fazer tricotomia se necessário (53,97%), posicionar correctamente o doente (19,04%), colocar o garrote para observação e palpação e retirá-lo posteriormente (76,19%). As hipóteses de investigação foram rejeitadas, visto não se verificar relações estatisticamente significativas entre as variáveis em estudo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=nhYVsX
TID:201098938
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=nhYVsX
identifier_str_mv TID:201098938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=nhYVsX
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137210458439680