Para uma avaliação da leitura escolar do conto Havia Sol na Praça, de Vergílio Ferreira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/700 |
Resumo: | Tendo presente a importância que a competência de leitura tem na formação do pensamento e do espírito crítico do indivíduo, e sem a qual se torna impossível a aquisição de outras competências, nomeadamente a da escrita, um problema se levanta já há algum tempo: os alunos manifestam enormes dificuldades na compreensão da leitura, que comprometem o sucesso escolar. De forma a identificar possíveis causas destas dificuldades, começamos por referenciar conceitos de leitura presentes na bibliografia visitada e respectivos enquadramentos teóricos, bem como possibilidades operatórias, tendo ainda em conta os seus reflexos no discurso dos programas de Português/Língua Portuguesa. Porque na disciplina de Português o texto literário assume especial relevância e constitui o objecto, por excelência, da aprendizagem da competência de leitura, debruçamo-nos sobre objectivos e metodologias da leitura literária nos Ensinos Básico e Secundário. Para sustentar a legitimidade do texto literário no âmbito das práticas escolares de leitura, faz-se uma caracterização genérica do mesmo, particularizando-se o texto narrativo, tipologia na qual se enquadra o conto contemplado em três situações pedagógicas diferentes (reportando-se à unidade didáctica “Conto de Autor”), com que contactámos, na realização da parte experiencial da nossa investigação, fortemente orientada para as questões no âmbito da supervisão pedagógica. Ao avaliarmos a compreensão da leitura de um conto a partir de uma determinada amostra, pretendemos: a) identificar os processos de operacionalização da competência de leitura utilizados pelos alunos ao longo das actividades de compreensão; b) conhecer as dificuldades manifestadas pelos alunos no referido processo; c) analisar a natureza dessas dificuldades; d) problematizar, dilucidando, o grau de coerência entre concepções e práticas de leitura; e) apontar alguns caminhos possíveis para a prática pedagógica do ensino de competências de leitura. |
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Para uma avaliação da leitura escolar do conto Havia Sol na Praça, de Vergílio FerreiraTendo presente a importância que a competência de leitura tem na formação do pensamento e do espírito crítico do indivíduo, e sem a qual se torna impossível a aquisição de outras competências, nomeadamente a da escrita, um problema se levanta já há algum tempo: os alunos manifestam enormes dificuldades na compreensão da leitura, que comprometem o sucesso escolar. De forma a identificar possíveis causas destas dificuldades, começamos por referenciar conceitos de leitura presentes na bibliografia visitada e respectivos enquadramentos teóricos, bem como possibilidades operatórias, tendo ainda em conta os seus reflexos no discurso dos programas de Português/Língua Portuguesa. Porque na disciplina de Português o texto literário assume especial relevância e constitui o objecto, por excelência, da aprendizagem da competência de leitura, debruçamo-nos sobre objectivos e metodologias da leitura literária nos Ensinos Básico e Secundário. Para sustentar a legitimidade do texto literário no âmbito das práticas escolares de leitura, faz-se uma caracterização genérica do mesmo, particularizando-se o texto narrativo, tipologia na qual se enquadra o conto contemplado em três situações pedagógicas diferentes (reportando-se à unidade didáctica “Conto de Autor”), com que contactámos, na realização da parte experiencial da nossa investigação, fortemente orientada para as questões no âmbito da supervisão pedagógica. Ao avaliarmos a compreensão da leitura de um conto a partir de uma determinada amostra, pretendemos: a) identificar os processos de operacionalização da competência de leitura utilizados pelos alunos ao longo das actividades de compreensão; b) conhecer as dificuldades manifestadas pelos alunos no referido processo; c) analisar a natureza dessas dificuldades; d) problematizar, dilucidando, o grau de coerência entre concepções e práticas de leitura; e) apontar alguns caminhos possíveis para a prática pedagógica do ensino de competências de leitura.Bearing in mind the importance that reading skills has in the structure of thought and in the critical spirit of each individual and without which is impossible to acquire other skills, such as the development of writing, an old problem emerges: students face huge difficulties in reading comprehension, which unable their school results. In order to identify the possible causes for such difficulties, we begin by pointing out reading concepts mentioned in the bibliography consulted as well as strategies taking into account its effects in the content of the Portuguese Mother Tongue programme. We focus on the goals and methodologies of literary reading in Basic and Secondary levels, since the literary text assumes a major role in Portuguese Mother Tongue classes. It is important to mention that the literary text is the most chosen object to learn/teach reading comprehension skills. In order to obtain the legitimacy of the literary text in teaching practices, we decide to characterize it generically, highlighting the narrative text. The short story is in this typology in three different pedagogical situations (back to the unit “Conto de Autor” Writer’s short story), which we dealt with in the experimental part of our research work, strongly planned to the field of pedagogical supervision. Assessing the reading comprehension of a short story from a particular group of people is our aim to: a) identify the strategies of reading comprehension used by students; b) understand pupils’ difficulties in this process; c) analyse the nature of those difficulties; d) question, in order to make clear, the coherence between conceptions and reading practices; e) show other ways to improve teacher practices as far as reading comprehension is concerned.Universidade do MinhoTrindade, Graça Maria da Costa Matias20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:33.590616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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