Para uma avaliação da leitura escolar do conto Havia Sol na Praça, de Vergílio Ferreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Graça Maria da Costa Matias
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/700
Resumo: Tendo presente a importância que a competência de leitura tem na formação do pensamento e do espírito crítico do indivíduo, e sem a qual se torna impossível a aquisição de outras competências, nomeadamente a da escrita, um problema se levanta já há algum tempo: os alunos manifestam enormes dificuldades na compreensão da leitura, que comprometem o sucesso escolar. De forma a identificar possíveis causas destas dificuldades, começamos por referenciar conceitos de leitura presentes na bibliografia visitada e respectivos enquadramentos teóricos, bem como possibilidades operatórias, tendo ainda em conta os seus reflexos no discurso dos programas de Português/Língua Portuguesa. Porque na disciplina de Português o texto literário assume especial relevância e constitui o objecto, por excelência, da aprendizagem da competência de leitura, debruçamo-nos sobre objectivos e metodologias da leitura literária nos Ensinos Básico e Secundário. Para sustentar a legitimidade do texto literário no âmbito das práticas escolares de leitura, faz-se uma caracterização genérica do mesmo, particularizando-se o texto narrativo, tipologia na qual se enquadra o conto contemplado em três situações pedagógicas diferentes (reportando-se à unidade didáctica “Conto de Autor”), com que contactámos, na realização da parte experiencial da nossa investigação, fortemente orientada para as questões no âmbito da supervisão pedagógica. Ao avaliarmos a compreensão da leitura de um conto a partir de uma determinada amostra, pretendemos: a) identificar os processos de operacionalização da competência de leitura utilizados pelos alunos ao longo das actividades de compreensão; b) conhecer as dificuldades manifestadas pelos alunos no referido processo; c) analisar a natureza dessas dificuldades; d) problematizar, dilucidando, o grau de coerência entre concepções e práticas de leitura; e) apontar alguns caminhos possíveis para a prática pedagógica do ensino de competências de leitura.
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