Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL - Coopberço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chio, Inês Isabel Borralho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12074
Resumo: Este relatório centra-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES), que ocorreu durante o Mestrado em Educação Pré – Escolar. Encontra-se dividido em seis capítulos. O primeiro capítulo é referente à caracterização do espaço onde ocorreu o estágio. O segundo capítulo aprofunda os itens relacionados com a ação educativa, sendo eles a organização do tempo, grupo e espaço. Os restantes capítulos, três, quatro, cinco e seis, tratam a avaliação/projeto de intervenção em creche e jardim – de – infância, metodologia de projeto, importância do caderno de formação e aprendizagens/dificuldades, respetivamente. É de salientar que a intervenção em creche, durante a PES I, foi de uma manhã tal como em jardim – de – infância. Na PES II, a intervenção em creche teve a durabilidade de seis semanas e a de jardim – de – infância dez semanas; ### Abstract: This paper is about my Supervised Teaching Practice undergone during the period of time I was taking my Masters in Pre-Shool Education. It is divided into six chapters. The first is focused on the characterization of the setting and the environment where the training was hold. The second further develops and deepens the items related to the educational activity, i.e. the organization of space, of time and of the target group itself. All the other chapters, namely chapters III, IV, V and VI, concern respectively the educational plan and the assessment of the project developed at the daycare/nursery school and at the preschool - the methodology used in the project, the relevance of the training booklets, the significant learning and the difficulties faced. It should be noted that the intervention at the Teaching Practice in Creche and Teaching Practice in Pre-School during the Supervised Teaching Practice in Pre Elementary Education 1 lasted just for the period of one morning each. The Supervised Teaching Practice in Pre- Elementary 2 at the day care/teaching practice crèche lasted for six weeks, while the one held at the teaching practice pre-school lasted for ten weeks.
id RCAP_a698d7ada7e69831375f79c37e6b1618
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12074
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL - CoopberçoEste relatório centra-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES), que ocorreu durante o Mestrado em Educação Pré – Escolar. Encontra-se dividido em seis capítulos. O primeiro capítulo é referente à caracterização do espaço onde ocorreu o estágio. O segundo capítulo aprofunda os itens relacionados com a ação educativa, sendo eles a organização do tempo, grupo e espaço. Os restantes capítulos, três, quatro, cinco e seis, tratam a avaliação/projeto de intervenção em creche e jardim – de – infância, metodologia de projeto, importância do caderno de formação e aprendizagens/dificuldades, respetivamente. É de salientar que a intervenção em creche, durante a PES I, foi de uma manhã tal como em jardim – de – infância. Na PES II, a intervenção em creche teve a durabilidade de seis semanas e a de jardim – de – infância dez semanas; ### Abstract: This paper is about my Supervised Teaching Practice undergone during the period of time I was taking my Masters in Pre-Shool Education. It is divided into six chapters. The first is focused on the characterization of the setting and the environment where the training was hold. The second further develops and deepens the items related to the educational activity, i.e. the organization of space, of time and of the target group itself. All the other chapters, namely chapters III, IV, V and VI, concern respectively the educational plan and the assessment of the project developed at the daycare/nursery school and at the preschool - the methodology used in the project, the relevance of the training booklets, the significant learning and the difficulties faced. It should be noted that the intervention at the Teaching Practice in Creche and Teaching Practice in Pre-School during the Supervised Teaching Practice in Pre Elementary Education 1 lasted just for the period of one morning each. The Supervised Teaching Practice in Pre- Elementary 2 at the day care/teaching practice crèche lasted for six weeks, while the one held at the teaching practice pre-school lasted for ten weeks.Universidade de Évora2014-12-29T16:52:11Z2014-12-292012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12074http://hdl.handle.net/10174/12074porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Chio, Inês Isabel Borralhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.210955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL - Coopberço
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL - Coopberço
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL - Coopberço
Chio, Inês Isabel Borralho
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL - Coopberço
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL - Coopberço
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL - Coopberço
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL - Coopberço
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar realizada na Cooperativa de Prestação de Serviços à Infância CRL - Coopberço
author Chio, Inês Isabel Borralho
author_facet Chio, Inês Isabel Borralho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chio, Inês Isabel Borralho
description Este relatório centra-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES), que ocorreu durante o Mestrado em Educação Pré – Escolar. Encontra-se dividido em seis capítulos. O primeiro capítulo é referente à caracterização do espaço onde ocorreu o estágio. O segundo capítulo aprofunda os itens relacionados com a ação educativa, sendo eles a organização do tempo, grupo e espaço. Os restantes capítulos, três, quatro, cinco e seis, tratam a avaliação/projeto de intervenção em creche e jardim – de – infância, metodologia de projeto, importância do caderno de formação e aprendizagens/dificuldades, respetivamente. É de salientar que a intervenção em creche, durante a PES I, foi de uma manhã tal como em jardim – de – infância. Na PES II, a intervenção em creche teve a durabilidade de seis semanas e a de jardim – de – infância dez semanas; ### Abstract: This paper is about my Supervised Teaching Practice undergone during the period of time I was taking my Masters in Pre-Shool Education. It is divided into six chapters. The first is focused on the characterization of the setting and the environment where the training was hold. The second further develops and deepens the items related to the educational activity, i.e. the organization of space, of time and of the target group itself. All the other chapters, namely chapters III, IV, V and VI, concern respectively the educational plan and the assessment of the project developed at the daycare/nursery school and at the preschool - the methodology used in the project, the relevance of the training booklets, the significant learning and the difficulties faced. It should be noted that the intervention at the Teaching Practice in Creche and Teaching Practice in Pre-School during the Supervised Teaching Practice in Pre Elementary Education 1 lasted just for the period of one morning each. The Supervised Teaching Practice in Pre- Elementary 2 at the day care/teaching practice crèche lasted for six weeks, while the one held at the teaching practice pre-school lasted for ten weeks.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-12-29T16:52:11Z
2014-12-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12074
http://hdl.handle.net/10174/12074
url http://hdl.handle.net/10174/12074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540133163008