Matosinhos: O novo CIIMAR de Matosinhos na zona da Boa Nova
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26738 |
Resumo: | Matosinhos é, fisicamente e socioeconomicamente, fortemente caracterizada pela presença de grandes complexos industriais, tais como o Porto de Leixões ou a Refinaria da Galp, que deixaram marcas permanentes no tecido urbano da cidade. Pelo que, na constante evolução e transformação que a cidade vai sofrendo ao longo dos tempos, é impossível ignorar a indústria, havendo a necessidade de se trabalhar com ela de forma a mitigar o seu impacto negativo no restante território. Este trabalho, aborda, assim, não só o impacto que a indústria tem na cidade de Matosinhos, bem como o caso da Marginal de Leça da Palmeira, da autoria de Álvaro Siza Vieira, no seu papel enquanto elemento estruturador e agregador de uma malha urbana da cidade profundamente influenciada pela mesma. Desta forma, os capítulos I, II e III, foram elaborados em grupo, culminando numa estratégia geral de intervenção à escala da cidade de Matosinhos, assente numa análise critica do passado, mas com foco no futuro. Já o capítulo IV, traduz-se no projeto de arquitetura com incidência no território de Leça da Palmeira na zona da Boa Nova, junto da antiga Refinaria da Galp. Procurando não só resolver alguns problemas presentes no território nesta zona, como preparar a expansão do núcleo urbano de Leça da Palmeira para os terrenos da Refinaria da Galp, agora desativada. A proposta do projeto de arquitetura resulta assim na implantação do novo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), integrado no futuro Polo Tecnológico de Matosinhos da Universidade do Porto. |
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Matosinhos: O novo CIIMAR de Matosinhos na zona da Boa NovaMatosinhosÁlvaro SizaMarginalCIIMARRefinariaInfraestruturaRefineryInfrastructureMatosinhos é, fisicamente e socioeconomicamente, fortemente caracterizada pela presença de grandes complexos industriais, tais como o Porto de Leixões ou a Refinaria da Galp, que deixaram marcas permanentes no tecido urbano da cidade. Pelo que, na constante evolução e transformação que a cidade vai sofrendo ao longo dos tempos, é impossível ignorar a indústria, havendo a necessidade de se trabalhar com ela de forma a mitigar o seu impacto negativo no restante território. Este trabalho, aborda, assim, não só o impacto que a indústria tem na cidade de Matosinhos, bem como o caso da Marginal de Leça da Palmeira, da autoria de Álvaro Siza Vieira, no seu papel enquanto elemento estruturador e agregador de uma malha urbana da cidade profundamente influenciada pela mesma. Desta forma, os capítulos I, II e III, foram elaborados em grupo, culminando numa estratégia geral de intervenção à escala da cidade de Matosinhos, assente numa análise critica do passado, mas com foco no futuro. Já o capítulo IV, traduz-se no projeto de arquitetura com incidência no território de Leça da Palmeira na zona da Boa Nova, junto da antiga Refinaria da Galp. Procurando não só resolver alguns problemas presentes no território nesta zona, como preparar a expansão do núcleo urbano de Leça da Palmeira para os terrenos da Refinaria da Galp, agora desativada. A proposta do projeto de arquitetura resulta assim na implantação do novo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), integrado no futuro Polo Tecnológico de Matosinhos da Universidade do Porto.Matosinhos is physically and socioeconomically strongly characterized by the presence of large industrial complexes, such as the Port of Leixões or the Galp Refinery, which have left permanent marks on the city’s urban fabric. Therefore, with the constant development and transformation the city has experienced over time, it is impossible to ignore the industry, making it necessary to work with it to mitigate its negative impact on the remaining territory. Therefore, this project addresses not only the impact of the industry on the city of Matosinhos, but also the case of the Marginal de Leça da Palmeira by Álvaro Siza Vieira in its role as a structuring and aggregating element of the urban fabric, deeply influenced by it. The chapters I, II and III, was developed in a group culminating in a strategy of intervention at the scale of the city of Matosinhos, based on a critical analysis of the past but with an eye to the future. The chapter IV, translates into the architectural project with a focus on the territory of Leça da Palmeira in the area of Boa Nova, next to Galp’s old refinery. It is not only about solving territorial problems in this area, but also about preparing the expansion of the urban core of Leça da Palmeira to the area of the now deactivated refinery. The proposal results in the implementation of the new Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), integrated in the future Polo Tecnológico de Matosinhos of the Universidade do Porto.2022-12-21T14:56:00Z2022-12-12T00:00:00Z2022-12-122022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26738TID:203126327porVicente, Bernardo João Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:04.576135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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